sábado, 6 de outubro de 2007

"USINA É USURA"


Dois poemas de Kapi, um dos maiores poetas da Planície, para refletir neste sábado de fim de safra, fim de queimadas... As dores é que não cessam nunca...

USINAAntônio Roberto Kapi de Góis Cavalcanti

Usina:
Usina são uns olhos
despertos antes do sol,
a boca mal-lavada
num gole de café...
e um esfregar de mãos
para aquecer o dia.
Usina é uma longa
E curta caminhada,
Inventada em carrocerias,
carroças e bicicletas.
Ou um usar de pés
pra se fazer o dia.
Usina é um balé!
de lenços-de-cabeça,
camisas de xadrez,
foice e facão...
entre gole e outro
de café,
Usina é um apito
de sol a pino,
feito de marmitas,
quando os olhos nada dizem
e as bocas são limpas
por mãos em costas.
Usina é um gosto
(doce-amargo)
de uns caldos escorrendo,
ora nas moendas
ora nos moídos...
É um fazer de conta,
Pós-apito,
Na birosca ao lado
Com uns parceiros:
Um remedar da vida.
Depois
Um mal dormir
De pais e filhos
(de fome, de frio, de medo)
Para que antes que o sol
Se tenha despertado,
— USINA É USURA!
São uns olhos
Que se estendem
Quando em vez
À casa-grande...
São umas vidas
Escapando pela chaminé





FULIGEM

Chove fuligem
No planeta Terra.
Não! Não é bem assim.
Chove fuligem
No coração do Brasil;
digo,
numa cidade do interior;
ou melhor,
chove fuligem
no meu coração.
E são tantas canas, meu Deus,
Que eu me revolto...
Mas só dá pra tomar um porre
E acordar numa cela
Por desacato à autoridade

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Violência no Canal Livre

"A violência nas grandes cidades brasileiras. O debate sobre "Tropa de Elite". O medo na população, o papel da polícia e do poder público, os custos para o país.
O Canal Livre deste domingo recebe o secretário Nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, o comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Ubiratan Ângelo, e o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo Pinho, para discutir a segurança pública no Brasil.O Canal Livre vai ao ar domingo, às 23h30."

Vaticínio



Daqui a exatamente um ano – 5 de outubro de 2008 – Campos estará escolhendo quem vai administrar a cidade até 2012.
Permanecendo o quadro atual, desenhado para uma disputa entre a falange de Arnaldo/Mocaiber contra a falange de Garotinho, não é de todo desprovida de juízo a tese do voto em branco ou nulo.

Henriques no PMDB


Depois de cortejar o Partido Verde e o PSOL o vice-prefeito Roberto Henriques se filiou ontem ao PMDB e, assim, volta oficialmente ao rebanho do ex-governador Anthony Garotinho.

Aliás, ele retorna ao PMDB aonde já esteve quando deixou o PDT pela primeira vez, lá por meados dos anos 90.

Roberto garante, no entanto, que não tem pretensão de disputar nenhum cargo, mas inqueito como é, só Deus sabe.

Fim das queimadas

Foi divulgado hoje à tarde pela Agência Radiobrás que, a partir da próxima segunda-feira estão proibidas as queimadas de canaviais em todo o Estado do Rio de Janeiro. Uma lei de autoria do deputado estadual Fernando Leite já proibia as queimadas desde os anos 90, mas nunca foi respeitada.
leia a matéria da Radiobrás:
"Rio de Janeiro - O governo do Rio de Janeiro determinou a proibição das queimadas para a colheita da cana-de-açúcar no Norte Fluminense. A decisão passa a valer a partir de segunda-feira (8) e atende a uma solicitação do Ministério de Minas e Energia (MME).
O anúncio foi feito hoje (5) pelo secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc. Segundo ele, a determinação se baseia em leis dos governos federal e estadual que tratam do tema e prevêem pena de até cinco anos de prisão para os infratores. A partir da decisão, o corte da cana-de-açúcar continuará a ser feito manualmente, mas sem a utilização do fogo como forma de facilitar o trabalho dos cortadores.
Os municípios de Campos (o principal produtor da cana no estado), Quissamã, São João da Barra, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana serão os principais afetados com a nova medida.
A solicitação da suspensão das queimadas no processo de colheita da cana, feita pelo Ministério de Minas e Energia, foi motivada pelo
apagão elétrico que atingiu todo o Espírito Santo e mais de 20 municípios do estado do Rio de Janeiro, em setembro deste ano. Relatório encaminhado pelo ministério ao governo fluminense comprova que o blecaute que levou a um desligamento em cascata de várias linhas de transmissão foi causado pelas queimadas na região canavieira, associado à poluição constatada nas cadeias de isoladores próximas à subestação de Campos, no norte do estado".

BOA NOTÍCIA!

A Secretaria Estadual de Agricultura descartou, agora há pouco, a existência de um caso de febre aftosa num bezerro que apresentava sintomas desde o início da semana.
Os exames de sangue feitos no aninal deram negativo.
No entanto, a área em torno do sítio onde vive, em Beira do Taí, na Baixada Campista, continua interditada até terça-feira por precaução.

Série duas caras 1


Foto: José Cruz (Radiobrás)

Patifaria 1

O mesmo Valdir Raupp indicou Paulo Duque (RJ) e Almeida Lima (SE), sim aquele mesmo que chefia a tropa de choque de Renan para as vagas de Jarbas e Pedro Simon.

Patifaria


O líder do PMDB, Valdir Raupp (RO) destituiu os senadores Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS) da Comissão de Comissão e Justiça (CCJ). Argumentou que ambos estavam muito independentes, atrapalhando os interesses do governo e que estariam claramente contra o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Jarbas e Simon são os últimos representantes do PMDB histórico que, sob o comando de Ulysses Guimarães, combateram a didatura militar e ajudaram a construir a democracia que possibilitou a eleição de Lula, o mesmo Lula que agora, através de seus aliados fiéis, cassa os senadores da mais importante Comissão do Senado.

foto: Simon na tribuna do Senado (Agência Radiobrás)

Série Duas Caras


Lula em Santa Catarina - Foto: Ricardo Stuckert/PR

MANCHETES DO DIA

Monitor Campista

RESULTADO DE
EXAME SOBRE
A AFTOSA DEVE
SAIR EM 5 DIAS

O Diário

OFICIAL DA PM E FEDERAL APOSENTADO
PRESOS EM OPERAÇÃO JOGO LIMPO II

Folha da Manhã

POLICIAL FEDERAL E TENENTE PM
PRESOS PELO INTELIGÊNCIA DA PF

RODRIGO QUITETE
FILIADO AO PT

COM FEIJÓ, PSDB CONQUISTA
A MAIOR BANCADA DA CÂMARA

AGENDA DO PODER

Presidente Lula

09:30 - Deslocamento do Hotel Sofitel para o Centro Integrado de Cultura
(CIC) Professor Henrique da Silva Fontes

10:00 - Cerimônia de celebração de contrato para incorporação do Banco
do Estado de Santa Catarina (Besc) pelo Banco do Brasil
Centro Integrado de Cultura Professor Henrique da Silva Fontes

12:00 - Almoço oferecido pelo governador de Santa Catarina, Luiz Henrique
da Silveira
Casa da Agronômica - Rua Rui Barbosa s/n

13:05 - Deslocamento para o Aeroporto Hercílio Luz
Florianópolis/SC

14:25 - Chegada ao Aeroporto Municipal de Chapecó
Chapecó/SC

14:30 - Deslocamento para a Usina Hidrelétrica Foz de Chapecó

15:15 - Cerimônia alusiva à visita às obras da Usina Hidrelétrica
Foz do Chapecó

17:00 - Partida para Brasília/DF
Aeroporto Municipal de Chapecó

Governador Sérgio Cabral

9h30 - Cerimônia de inauguração do Projeto Estação Digital Unidade Central do Brasil
Local: Central do Brasil



15h - Cerimônia de posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos do Negro
Local: Salão Nobre do Palácio Guanabara



19h30 - Sessão solene de posse da nova diretoria do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União
Local: Hotel Windsor Barra - Salão Segóvia IV

Prefeito Alexandre Mocaiber

Sem atualização desde 11/09/2007
http://www.campos.rj.gov.br/agenda.php

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

ADESÃO INCONDICIONAL



Numa reunião que está acontecendo agora à noite, o PT de Campos está jogando na lata de lixo uma bela história de quase duas décadas de oposição no cenário político local.
Com uma maioria esmirrada, os atuais “donos” do partido devem aceitar a filiação do secretário de Saúde, Rodrigo Quitete e já na condição de pré-candidato à Câmara Municipal pela legenda.
Um grupo liderado pelo secretário-geral do partido, professor Fábio Siqueira, não foi à reunião em protesto (ver nota abaixo).
A entrada de Quitete no partido é a execução pura e simples da vontade do prefeito Mocaiber para atender a sua estratégia eleitoral para 2008, quando pretende disputar a reeleição com o maior número de legendas e, por conseguinte, tempo no rádio e televisão e, se possível, sem oposição.
Deve ser mesmo irresistível o charme e a solidez ideológica do prefeito para dobrar tão fácil e com tão poucos cargos a valentia, independência e coerência que o PT ostentava nos tempos de Ivete Marins, Antônio Carlos Rangel e outros.

Abaixo, na íntegra a nota de Fábio Siqueira distribuída há pouco por e-mail:



"NOTA À IMPRENSA

Após manter entendimentos com diversos membros do Diretório Municipal do PT que votaram contra a participação do partido no governo em reunião realizada em 15 de junho do corrente, como Roberto Moraes, Renato Gonçalves, Norma Dias, Félix Manhães e Vitor Carvalho, decidimos nos ausentar da reunião de hoje do Diretório Municipal, que deve acolher a filiação do Secrtário Municipal de Saúde, Rodrigo Quitete, afilhado político do prefeito Alexandre Mocaiber.

Frente a iminente aprovação de tal filiação por maioria do Diretório, resolvemos nos abster de tal decisão em coerência com nossa postura crítica no que se refere à participação do PT no governo Mocaiber, por entendermos que a filiação de Rodrigo Quitete reflete uma ingerência indevida do Prefeito na tática eleitoral do PT para 2008, na medida em que declarações do próprio Secretário, pré-candidato à vereador, atribuem ao prefeito sua opção partidária. Assim, preservamos nossa independência com relação à "entrega" do partido à Mocaiber e aos caminhos ou descaminhos da participação do PT no governo, atos de responsabilidade da maioria do Diretório Municipal, liderada por Helio Anomal, Makhoul Moussalem e Odisséia Carvalho.

Atenciosamente,
FABIO SIQUEIRA - Secretário-geral do Diretório do Municipal do PT ."

Che no Senado


No próximo dia 23, terça-feira, o Senado prestará uma homenagem, em sessão especial, à memória do líder revolucionário Ernesto Che Guevara, o médico argentino que ajudou Fidel Castro a construir a Cuba Socialista.

O requerimento, aprovado ontem, é de autoria do senador José Nery (PSOL-PA).

No dia 8 deste mês, o assassinato de "El Che" pelo exército boliviano completa 40 anos. É em homenagem à data da morte de Che o nome da facção política MR-8 (Movimento Revoluciário 8 de outubro).

VERDES


O PV está distribuindo nota oficial informando a recondução do jornalista Joca Muylaert à presidência do partido em Campos. Esclarece também que o partido não procurou e sim foi procurado pelo vice-prefeito Roberto Henriques.
Só não explica os motivos que levaram Luciana Portinho a “solicitar” o afastamento da presidência do partido.
Luciana, por enquanto, continua na presidência da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

A seguir, a íntegra a nota oficial:


NOTA OFICIAL


A Comissão Executiva Estadual do Partido Verde informa que Luciana Portinho solicitou afastamento da presidência da Executiva Municipal de Campos dos Goytacazes a fim de dedicar-se à administração pública.

Foi reconduzido à presidência municipal o jornalista e coordenador do PV na região norte, Joca Muylaert.

Esta mudança não significa ruptura com o governo de Alexandre Mocaiber. Ao contrário. O Partido Verde busca estabelecer condições programáticas para o diálogo, visando a construção de possíveis alternativas para o aperfeiçoamento das políticas públicas na cidade de Campos dos Goytacazes.

Esclarecemos ainda que fomos procurados pelo vice-prefeito de Campos, que solicitou filiação ao Partido pretendendo candidatar-se a prefeito por nossa legenda. Fomos unânimes ao entender que não haveria possibilidade de viabilizar tal filiação no atual contexto político da cidade.

O Partido Verde reafirma sua independência política com vistas às eleições de 2008, resguardada a ética basilar de nossos princípios programáticos.


Rio de Janeiro/RJ, 2 de outubro de 2007


Comissão Executiva Estadual do Partido Verde - RJ
Monitor Campista

SUSPEITA DE AFTOSA NA
BAIXADA CAMPISTA

Folha da Manhã

ROSINHA DEU 48 MILHÕES EM
TERRENO COMPRADO POR 50 MIL

O Diário

POLÍCIA “ESTOURA” CENTRAL
CLANDESTINA DE TV A CABO

MOCAIBER “LEILOA” FOLHA DE PAGAMENTO

AGENDA DO PODER

Presidente Lula

09:30 - Franklin Martins Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social
09:45 - Gilberto Carvalho - Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República
11:00 - José Antonio Dias Toffoli - Advogado-Geral da União
11:30 - Cerimônia de lançamento do Programa Mais Cultura
Teatro Nacional Cláudio Santoro - Sala Villa Lobos
15:00 - Visita à IV Feira Nacional de Agricultura e Reforma Agrária
Parque da Cidade, Pavilhão ExpoBrasília
18:00 - Partida para Florianópolis/SC
Base Aérea de Brasília
20:00 - Chegada ao aeroporto de Florianópolis/SC

Governador Sérgio Cabral

10h - Sanção das Leis de criação do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e do ICMS Verde
Local: Salão Inverno do Palácio Guanabara
11h30 - Assinatura do convênio para a implantação pela Cedae do Sistema Informatizado de Licenciamento de Água e Esgoto para Novas Construções
Local: Salão Nobre do Palácio Guanabara
15h - Reunião com senadores californianos
Local: Palácio Guanabara
18h - Cerimônia de entrega e batismo do Rebocador Saturno - madrinha Adriana Ancelmo
Local: Espaço Cultural da Marinha
Endereço: Av. Alfredo Agache, s/nº (Praça XV de Novembro) - Centro
Descrição:
19h - Inauguração do Complexo Esportivo e Educacional "Romário de Souza Faria"
Local: Praça da Mantiquira (no antigo Tamoio)

Prefeito Alexandre Mocaiber

Sem atualização desde 11/09/2007
http://www.campos.rj.gov.br/agenda.php

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Orçamento 3

A proposta de orçamento chega à Câmara Municipal de Campos quase um mês depois de o Partido dos Trabalhadores (PT), aderir ao governo municipal. Como uma das principais bandeiras do PT é o “orçamento participativo” é de se esperar uma decisiva participação dos petistas na discussão do orçamento durante a tramitação na Câmara, já que não houve tempo para essa colaboração durante a formulação da proposta.

Orçamento 2

Comparando as três últimas propostas orçamentárias, vejam algumas curiosidades ou estranhezas, como a redução gradual das verbas do “Gabinete do Prefeito” e uma diferença brutal na Secretaria de Administração.

Secretaria/órgão ..............2006 ................2007 .............2008
Sec. Agricultura ...............R$ 5 *............. R$ 14,5............ R$ 9,3
Sec. Administração .........R$ 57,3 ...........R$ 26,3 ............R$ 362,0
Gabinete do prefeito .......R$ 41,3 ..........R$ 32,7 .............R$ 18,2
Comunicação Social .........R$ 14,6 ..........R$ 16,8 .............R$ 13,7
Câmara Municipal ...........R$ 11,5 ..........R$ 11,5 ..............R$ 12,4
TOTAL ..............................R$919 R$ ......R$ 1,1 BI ...........R$ 1,5 BI
(*) em milhões de reais

Orçamento 1


Orçamento no Brasil é peça de ficção. É uma mera acomodação contábil que o Poder Executivo manipula como, quando e o quanto quiser. Em Campos, a situação ganha contornos mais graves porque a execução do orçamento é uma caixa preta acessível a poucos.
Discutir o orçamento é importante, mas acompanhar sua execução é fundamental para evitar eventuais desvios de prioridades ou outros de motivos menos nobres.
Instrumentos não faltam. A Prefeitura de Campos dispõe de um bem estruturado sítio na Internet mas mantém os gastos públicos sob o mais nebuloso sigilo. Falta então, opção política pela transparência.
O cidadão-eleitor-pagador de impostos quer saber QUEM recebe QUANTO pela execução de QUE serviços.
É o mínimo que se pode exigir de um governo eleito pelo voto direto.
A propósito, está tramitando na Câmara Municipal a proposta orçamentária para 2008, que prevê arrecadação de R$ 1.452.184.172,00.

DÚVIDAS DIRIMIDAS

Como se trata de Brasil e neste país político não perde nunca, as dúvidas ai de baixo perdem o sentido.

DÚVIDAS DO DIA

1 - Se o STF decidir que os mandatos pertencem aos partidos e não aos candidatos eleitos, os deputados que trocaram de legenda serão obrigados a retornar às agremiações de origem ou perderão o mandato?
2 - Em caso positivo, a decisão será extensiva aos demais cargos eletivos?
3 - Se for extensiva a decisão, o prefeito Alexandre Mocaiber (eleito pelo PDT) perderá o mandato por ter se filiado posteriormente ao PSB? O vice-presidente da República, José Alencar, também trocou o PL pelo PRB. Ele também corre risco?

Fidelidade 1

O procurador Geral da República, Antônio Fernando de Souza, em seu parecer nos três mandados, sugeriu que o STF arquive as ações ou que indefira os pedidos. Mas, se os ministros decidirem o contrário, Antonio Fernando sugere que a decisão só passe a valer a partir da próxima legislatura.

Fidelidade

Teve início, há instantes, o julgamento pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) dos Mandados de Segurança (MS) que tratam da fidelidade partidária – MS 26602, 26603 e 26604 – impetrados, respectivamente, pelo Partido Popular Socialista (PPS), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e Democratas (DEM).
Os partidos pedem que o STF determine ao presidente da Câmara dos Deputados que declare a vacância dos mandatos de 23 deputados federais que deixaram essas legendas para ingressar em outros partidos, empossando os suplentes.
No momento, o ministro Celso de Mello lê o relatório do MS 26603. Na seqüência, apresentam seus relatórios os ministros Eros Grau e Cármen Lúcia, relatores dos outros dois processos sobre o tema.

(Texto - Assessoria STF)

Mangabeira


Mesmo com o cargo evaporado pelos chantagistas do PMDB que derrubaram a MP da Secretaria Especial de Planejamento de Longo Prazo e que, por galhofa da oposição, ganhou a sigla SEALOPRA, o filósofo Roberto Mangabeira Unger não vai ficar fora da Esplanada.

Lula está criando, por decreto, o Ministério Extraordinário de Assuntos Estratégicos.
Foto Roosewelt Pinheiro/ABr

MANCHETES DO DIA

Folha da Manhã

FILHO DE TAXISTA ASSASSINADO
DIZ QUE SÓ QUIS ASSALTAR O PAI

ARI PESSANHA
MAIS PERTO
DE CARLA EM
S.J. BARRA

O Diário

FILHO DE EMPTESÁRIO ASSASSINADO
EM ASSALTO PARTICIPOU DA TRAMA

Monitor Campista

FILHO DE TAXISTA É PRESO
ACUSADO DA MORTE DO PAI

Aluga ou não aluga?

O pessoal do Partido dos Trabalhadores decide hoje à noite se cede ou não ao "pedido" do prefeito Alexandre Mocaiber uma vaga para o secretário de Saúde, Rodrigo Quitete, na nominata que vai disputar a Câmara Municipal em 2008.
Uma ala do partido não concorda e acha o expediente uma excessiva submissão ao prefeito e defende que o partido não se transforme numa "legenda de aluguel".
Outra ala, no entanto...

AGENDA DO PODER

Presidente Lula

09:00 - Despacho Interno

09:15 - Guido Mantega - Ministro da Fazenda

10:00 - Abertura da Reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia: discussão do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação

11:30 - Dilma Rousseff - Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República

12:30 - Audiência e almoço com a candidata à Presidência na Argentina, Cristina Kirschner
Palácio da Alvorada

17:30 - Reunião com membros brasileiros do Fórum de CEOs Brasil-EUA

19:00 - Blairo Maggi- Governador do estado do Mato Grosso


Governador Sérgio Cabral


9h30 - Inauguração da Nova Emergência do Hospital Getúlio Vargas

14h30 - Inauguração da Fábrica de Bolas - Local: Volta Redonda

15h30 - Inauguração do Posto de Vistoria de Barra Mansa


16h30 - Inauguração do Posto de Vistoria Veicular de Resende

Prefeito Alexandre Mocaiber

Sem atualização desde 11/09/2007
http://www.campos.rj.gov.br/agenda.php

terça-feira, 2 de outubro de 2007

No ar

A empresa aérea TEAM, que já opera na rota Rio-Macaé-Vitória, vai inaugurar, no próximo dia 15 uma linha regular entre Campos e o Rio de Janeiro.
Mas não deve durar muito tempo. Veja a comparação do movimento de passageiros nos aeroportos de Campos e Macaé entre janeiro e agosto deste ano:
Macaé - 277.781 passageiros
Campos - 4.749 passageiros *

Atualmente quatro empresas operam no Aeroporto de Macaé contra apenas uma no de Campos.

* fonte - site da infraero (www.infraero.gov.br)

Quebra de decoro assumida


O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintaninha, aliado de Renan, indicou para relatar os dois processos movidos contra o presidente do Senado ninguém menos que o senador Almeida Lima (PMD-SE).
Almeida Lima é o chefe da tropa de choque de Renan.
Ou seja, não quer apurar nada!
(foto Agência Senado)

TRANSPARÊNCIA ZERO !!!!!!!!!!!!

A Prefeitura de Campos deve arrecadar R$ 1.4 bilhão em 2008.
Boa notícia, mas como a Prefeitura de Campos está gastando seu orçamento de R$ 1.2 bilhão neste ano de 2007?
No site da prefeitura campos.rj.gov.br, tem até um link para "contas" mas não informa nada.

AGENDA DO PODER

Presidente Lula

09:00 - Franklin Martins
Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência
da República

09:30 - Gilberto Carvalho
Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República

10:30 - Walfrido dos Mares Guia
Ministro-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência
da República

11:00 - Abertura da reunião do Conselho Político

15:00 - Reunião - Coordenação

17:00 - Sérgio Rezende
Ministro da Ciência e Tecnologia

17:30 - Dilma Rousseff
Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República

19:00 - Entrega do projeto de restauro e reforma do Museu de Geologia
do Rio de Janeiro

20:30 - Jantar com Líderes Partidários
Palácio da Alvorada

Governador Sérgio Cabral

Não divulgada

Prefeito Alexandre Mocaiber

Sem atualização desde 11/09/2007

http://www.campos.rj.gov.br/agenda.php

MANCHETES DO DIA

Monitor Campista

CAMPANHA PELA VIDA
COMEÇA COM MORTE

Folha da Manhã

ORÇAMENTO DE 2008 NO VALOR DE
R$ 1,4 BILHÃO CHEGA À CÂMARA

O Diário

CARRO CAPOTA E ELETRECISTA É
MORTO NA CAMPOS/ITAPERUNA

TCE DENUNCIA MOCAIBER E ASSESSORES

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

MANCHETES DO DIA

Monitor Campista

MENOR ASSASSINADA NA BAIXADA


O Diário

TIROS, PANCADAS E FACADAS NAS
MORTES DE MULHER E 2 HOMENS

ARNALDO VIANNA PODE SER CASSADO

AGENDA DO PODER

Presidente Lula

08:40 - Partida para o Rio de Janeiro / RJ
Aeroporto de Congonhas

09:40 - Chegada ao Aeroporto Santos Dumont

10:15 - Visita ao Centro de Produção de Antígenos Virais

10:50 - Cerimônia de inauguração do Centro de Produção de Antígenos Virais
Manguinhos - Fiocruz

12:45 - Almoço de trabalho com a diretoria do BNDES
Sede do BNDES - 20º andar

15:00 - Cerimônia de liberação de recursos do BNDES para cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis
19:30 - Cerimônia de comemoração dos 180 anos do Jornal do Commercio
Copacabana Palace - Golden Room

Governador Sérgio Cabral


10h - Inauguração do Centro de Antígenos Virais (CPAV)

15h - Liberação de recursos do BNDES para cooperativas de catadores de materiais recicláveis
19h30 - Comemoração dos 180 anos do Jornal de Commércio
Local: Hotel Copacabana Palace

Prefeito Alexandre Mocaiber

Sem atualização desde 11/09/2007
http://www.campos.rj.gov.br/agenda.php

domingo, 30 de setembro de 2007

Candidatíssimo

Do presidente estadual do PSB, secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, hoje na página 3 do Monitor Campista em resposta à repórter Liliane Barreto sobre a possível inelegibilidade do Prefeito Mocaiber para as eleições de 2008:

"Quem fala isso não conhece a lei"

Belo trabalho! 1




A abertura do livro “Campos dos Goytacazes - Aspectos culturais Literatura:contos e poesias” não poderia ter texto melhor escolhido. É de José Cândido de Carvalho e que, segundo o escritor Yvan Senra Pessanha em seu livro “Campista, nem fiado, nem à vista – A saga de um povo que não se vende”, páginas 261 e 262, faz parte do discurso que José Cândido fez como paraninfo da turma de formandos da Faculdade de Filosofia de Campos de 1974.

Eis o texto:

Em verdade vos digo que, só por engano, é que Campos dos Goitacazes não está na Bíblia.
Porque esta terra foi fabricada pessoalmente por Deus em dia de obra prima.... Deus fez tudo isso de mão própria, com açúcar e com afeto, desde o massapê da cana roxa à asa da cambaxirra mais desimportante.
Com um mágico toque fez nascer o rio Paraíba. Com o que restou de água fabricou um punhado de lagoas e lagoinhas.
Só depois, com engenho e arte, é que inventou o campista, que é uma inventoria toda especial sua”.

Belo trabalho!



É de primeira, primeiríssima qualidade, o livro “Campos dos Goytacazes - Aspectos Culturais Literatura:Contos e Poesias"” editado pela Fundação Cultural jornalista Oswaldo Lima, com os trabalhos premiados em seus últimos concursos.

A edição é primorosamente ilustrada com belas fotos do fotógrafo Ricardo Avelino.
Ponto para a equipe da presidente da Fundação, Luciana Portinho.
(foto; reprodução da capa do livro - Ricardo Avelino)

Subiu o tom 2


Quem também não mede mais as palavras é o deputado federal Geraldo Pudim que, no mesmo programa, disse que uma nova lista com políticos e empresários de Campos com dinheiro em contas no exterior deve ser divulgada por ele nos próximos dias. Só que da tribuna na Câmara, onde tem imunidade.
A lista é esperada com ansiedade, muita ansiedade.

Subiu o tom 1




O ex-governador Anthony Garotinho, em seu programa semanal na Diário FM, no último sábado, subiu o tom das críticas ao ex-aliado, Arnaldo Vianna. Não mediu palavras nem acusações. Denunciou, com nomes de bancos, valores e até senhas (???) contas bancárias que o ex-prefeito teria nos Estados Unidos, num total, segundo Garotinho, e US$ 35 milhões.
Garotinho desafiou Vianna a processá-lo e chamou-o de “ladrão!” pelo menos umas 10 vezes.
Espera-se, pelo bem do restabelecimento da verdade — qualquer que seja — alguma reação.

(Foto do AIAP - Arquivo Implacável das Amizades Perdidas)

Itamar


O ex-presidente Itamar Franco recebeu alta na manhã de ontem do Hospital Felício Rocho, Belo Horizonte, ondre estava internado desde sábado para exames de rotina. Com 77 anos, Itamar deve ficar mais unsfdias na caital mineira para exames complementares e só depois retorna a Juiz de Fora, onde mora.

Alrênio Nascimento


O jornalista Alrênio Nascimento, de quem tenho a honra de ser amigo há quase três décadas, está fazendo aniversário hoje. Comemora a data com a mulher Ana Cláudia e a filha Júlia, seus grandes amores.

Desde amigo vai um forte abraço e orações para que esteja sempre em paz.

Canal Livre com Renan

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) estará hoje, às 23h no Canal Livre, na TV Bandeirantes. Na banca de entrevistadores, Fernando Mitre, Joalmir Betting, Antônio Teles e Marcelo Parada.

TV Pública

O presidente Lula adora os comentaristas políticos.
Depois de tirar Franklin Martins dos estúdios da Band e levá-lo para o Palácio, onde é o secretário de Imprensa, agora chamou as duas das melhores colunistas de O Globo para a equipe de governo.
Tereza Cruvinel vai ser a presidente da nova Tv Pública que o Governo Federal está criando e a diretora de jornalismo convidada é Helena Chagas.

Jobim no Roda Viva

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, é o convidado de amanhã no programa Roda Viva, da TV Cultural. O programa, apresentado pelo jornalista Paulo Markun, começa às 22h40.

Revistas da semana

As duas principais revistas semanais brasileiras estão nas bancas dispostas a derrubar mitos:

Veja

CHE
A FARSA DO HERÓI

Época

O AMIGO-PROBLEMA DE CIRO

PV em crise

A direção estadual do Partido Verde (PV) bateu o martelo numa reunião na última sexta-feira e determinou que a aliança com o prefeito Mocaiber continua firme, inclusive para a sucessão municipal de 2008. Afastaram também qualquer possibilidade de filiação do vice-prefeito Roberto Henriques à legenda.
No entanto, há uma crise na direção local do PV e, ninguem menos que o próprio prefeito está empenhado botar panos quentes.

Manchetes do domingo

Folha da Manhã

APÓS TEMPO PERDIDO, PROJETO
PARA O TRÂNSITO DE CAMPOS

O Diário
CERCA DE R$ 1 MILHÃO
EM MAIS DE 500 GOLPES

Monitor Campista

HFM CONVOCA APROVADOS