quarta-feira, 14 de maio de 2008

No ar, de novo

O presidente Lula embarca amanhã para Lima, no Peru, para participar da 5ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da América Latina, Caribe e União Européia.
Os tema em discussão são a pobreza, a desigualdade social, o desenvolvimento sustentável, o meio ambiente, a mudança do clima e energia. Lula fica no Peru até sábado, quando terá encontros com empresários. Está prevista a assinatura de dez acordos complementares com o Peru nas áreas de reflorestamento, desenvolvimento urbano, administração e apoio a pequena e média empresas.
(Com informações da Radiobrás)

Minc ministro

De Paris, para onde embarcou ontem, o deputado estadual licenciado e secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, aceitou hoje o convite do presidente Lula para susbstituir a Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente. Ele foi eleito pelo PV mas está no PT que se aliou ao PMDB do governador Sérgio Cabral e do presidente da Alerj, Jorge Picciani.
A posse será na semana que vem. Marina perdeu a queda-de-braço que vinha travando dentro do governo, especialmente com os ministros da Agricultura, Reynolds Stefhanes e da Casa Civil, Dilma Roussef. A ministra Marina, historicamente ligada à defesa da Amazônia, era constantemente acusada de entravar projetos do governo ao retardar o processo de licenciamento ambiental.

Ameaça

O ex-governador Garotinho, presidente estadual do PMDB, registrou na Polícia Civil e na Polícia Federal que ele e sua família estão sendo ameaçados.
A denúncia foi feita hoje no Blog do Garotinho. (blogdogarotinho.com.br).

Agenda positiva



O (ainda) prefeito Alexandre Mocaiber (PSB), segundo informações do portal da Secom/PMCG, atendeu a um “convite” da Câmara Municipal de Campos e, ontem compareceu ao Plenário do Legislativo e apresentou, em 15 minutos, um balanço do seu governo.
O lead acima seria perfeitamente normal se o (ainda) prefeito em questão não fosse alvo de duas comissões de investigação no âmbito da própria Câmara, além de ações de improbidade administrativa no Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual.
Esperava-se de Mocaiber explicações e não aquela cantilena ensaiada de sempre.
Quem ouve as “entrevistas” do (ainda) prefeito na mídia aliada (dele), já sabe até a ordem em que vai citar as tais obras, muitas delas suspeitas e em investigação nas instâncias citadas acima.
E tem mais: essa história de criar “agenda positiva” é eufemismo da turma do deixa-disso para acobertar eventuais crimes, não apurar nada e jogar tudo para debaixo do tapete. É uma espécie de biombo da impunidade disfarçado de descarada “boa intenção” de restabelecer o bom ambiente político. Balela!
O ambiente político não é bom porque dois grupos disputam com unhas, dentes e métodos quase sempre reprováveis, o poder de uma cidade que tem mais de R$ 1,5 bilhão de orçamento. Com esse tipo de gente na disputa e com esses objetivos já conhecidos não se espera um ambiente semelhante a uma partida de futebol entre compadres.
E Campos merece muito mais que isso. Merece que se apure tudo para que dessa crise saia uma cidade com seu auto-respeito recuperado e não um povo envergonhado porque se acovardou, se amasiou com a mentira e a desfaçatez para que tudo continue exatamente como está.
Há quem argumente que defender apuração das denúncias contra a dupla Mocaiber/Arnaldo significa alinhamento automático com o Garotismo falso-moralista em decadência. Isso é hipocrisia, é simplismo, é desrespeito com o cidadão-eleitor que, bem informado, vai escolher em quem votar.
Certo ou errado é o eleitor quem vai decidir.

Crise no IMNE


A Folha da Manhã de hoje traz a matéria sobre a crise no IMNE.
É um assunto que interessa a toda a cidade porque trata-se do maior hospital privado do município, que inclui um serviço de oncologia que atende a mais de 4 mil pessoas.
Os outros jornais ignoraram o assunto.
Clique no link abaixo para ver a matéria da Folha:


http://www.fmanha.com.br/index.php?cod=57&id=186833&cm=1&lk=1&buscaEdicao=&arquivo=&pag=geral

No Telegiz do Irajá


Ainda em gozo de férias, recebi, por e-mail, entre surpreso e orgulhoso, a foto do Telegiz do Irajá de ontem.

Obrigado Irajá Carneiro por sua generosidade que me alivia algumas dores e incentiva a caminhada. Muito obrigado.
(A foto é do colega do Monitor Campista, Juarez Fernandes)

terça-feira, 13 de maio de 2008

Última petista


Marina Silva (a brava senadora eleita pelo Acre) é a última petista a deixar o governo Lula. No cargo desde 1 de janeiro de 2003, ela perdeu a parada para os interesses econômicos bem representados nos ministérios da Agricultura e Minas e Energia.

Marina vai voltar ao Senado, onde ainda tem mandato até 2010. O suplente dela é Sibá Machado.

Crise no IMNE

Se, pelo aspecto familiar, é lamentável a intervenção judicial no Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia (Hospital Dr. Beda), para o público, pode ser uma boa chance de se passar a limpo essa tumultuada relação entre a instituição de saúde privida e a Prefeitura de Campos.
Há décadas, o IMNE se especializou em medicina de ponta e tem os serviços contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas vira-e-mexe, ameaça suspender os serviços e "devolver" os pacientes até receber o que lhe devem. Alega valores baixos e atrasos no pagamento.
Esta semana mesmo, li, de novo, a mesma notícia, de que cerca de 4 mil pacientes em tratamento de câncer deixariam de ser atendidos no IMNE. A cantilena costumeira.
A Prefeitura de Campos, por sua vez, culpa a Secretaria de Saúde do Estado, que não estaria fazendo os repasses. O lenga-lenga se sempre.
A família Neves investiu na saúde privada da mesma forma como outras investem em construção civil, mídia ou qualquer outro ramo de negócio. Aproveitou a oportunidade da falta de investimentos do Estado nos "Procedimentos de Alta Complexidade", investiu recursos privados e deve ser remunerada por isso. O que o interventor nomeado pela 3a. Vara Civil de Campos, o experiente advogado Marcos Bruno, pode fazer, além de restabelecer a questão familiar (que parece ser o objeto da intervenção judicial), é aproveitar a chance e dirimir, pelo interesse público, o que é choro de empresário e o que é convênio desrespeitado nessa relação IMME X PMCG.

Com Lula?

O (ainda) prefeito Alexandre Mocaiber, segundo informa nota da Secretaria de Comunicação Social, vai a Brasília no próximo dia 19 com objetivo de levar reivindicações do Município. Não há nenhum encontro agendado com o presidente Lula.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Super Murilo

Hugo Prates/Secom-PMCG Mocaiber, Conrado Aguiar, Fadul e José Henriques


Tem o dedo de Murilo Dieguez os três novos secretários anunciados hoje pelo (ainda) prefeito Alexandre Mocaiber.
Foi de Murilo a tarefa se ouvir os setores afins e que resultaram na escolha de José Henriques Vanderlei Marins para a presidente da Emut e do empresário Conrado Aguiar para a secretária de Indústria, Comércio e Turismo. O subsecretário de Turismo é Marcus Vinicius Fadul.

Sobe, pois, a influência de Dieguez...

Emut

Foto: Hugo Prates/Secom-PMCG

O novo presidente da Emut foi apresentado hoje, e segundo matéria publicada no portal da PMCG, o homem pelo menos admite que a frota dos ônibus está 'sucateada", as ruas são "mal sinalizadas" e falta um depósito para abrigar veículos apreendidos em circulação irregular, e promete até criar uma companhia de engenharia do tráfego (CET) como no Rio e São Paulo.
Isso significa, em tese, que as empresas vão ter que cumprir a lei e circular com ônibus com até 10 anos de uso, as ruas serão melhor sinalizadas, as vans irregulares fiscalizadas e até apreendidas. Será?

O nome dele é José Henriques Vanderlei Marins (foto) e a matéria, que está no link abaixo, não informa qual a formação profissional e experiência do novo presidente da Emut, e este blogueiro também não sabe.

Roda Viva


Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

O presidente Lula tem tantos ministros que de vez em quando a gente se depara com um que que nunca viu. É o caso do ministro do Desenvovimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Pois bem, ele (foto), vai estar hoje à noite no programa Roda Viva, da TV Cultura. Em Campos, os assinantes da Via Cabo podem assistir ao programa, a partir das 22h40), no canal 16.