sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Para não esquecer do Irajá Carneiro

Abaixo, mais algumas mensagens do Telegiz do Irajá, publicadas neste Blog nas últimas semanas:































































































































































































Democracia pela metade

O debate que a afiliada regional da Rede Globo - InterTv Planície - vai realizar em Campos na reta final da campanha, só vai ter a participação de candidatos que tenham mais de 5% de intenções de votos, segundo aferir uma pesquisa que o Ibope vai fazer dias antes.
Isso é o que se chama democracia pela metade, na medida em que o debate vai impedir que os telespectadores conheçam as idéias e propostas de todos os candidatos, mas apenas dos que "teoricamente" têm chances de vitória.
Ainda há tempo para rever o critério visivelmente discriminatório que, inclusive, pode ser objeto de questionamento judicial por parte dos preteridos.

Telegiz em silêncio

No final do ano passado, encontrei-me com Irajá Carneiro almoçando no Natura, do nosso amigo comum, Silvio Muniz. Pedi-lhe autorização para fotografar e publicar neste Blog as suas mensagens do Telegiz. A resposta dele foi rápida e me comoveu:
_ Não só autorizo como me sinto honrado.
A partir de daí, passei a fotografar todos os dias e publicar as mensagens. Muitas vezes fui socorrido pelos fotográfos amigos Antônio Leudo,Juarez Fernandes e Silvana Rust. Abaixo estão as últimas publicadas na semana passada, a dos royalties, inclusive, também foi publicada no Globo do último domingo.
Mais tarde vou reprisar outras pérolas do Irajá.
















Telegiz em silêncio 1

Juarez Fernandes 07/08/08 Quem acompanha o Telegiz conhecia a letra do Irajá. Quando ele não podir ir à sua Loja (Casa do Ciclista), ele ditava a frase. A de ontem, quando já estava no hospital, foi de agradecimento. A marca de um homem que foi generoso até o fim.

Telegiz em silêncio

Foto: Antônio Leudo

Calou-se na madrugada de hoje o dono da voz do Telegiz, Irajá Carneiro. O comerciante faleceu no Hospital Prontocárdio, onde estava internado.
Durante 25 anos o comerciante Irajá Carneiro foi porta-voz dos mais diversos segmentos setores da sociedade com suas mensagens suscintas, às vezes irônicas, ácidas, mas sempre em defesa da cidade que amou a vida toda. Os políticos foram suas principais "vítimas".
O telegiz, assim como seu criador e autor, é um patrimônio de Campos. O telegiz de hoje está em silêncio por decisão da família, que ainda não sabe se vai manter a iniciativa de Irajá.
O corpo do estimado comerciante está sendo velado na Capela do Caju e o sepultamento está marcado para às 16h de hoje no Cemitério do Caju.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Carta na manga


Clique na imagem para ampliar:



A situação da candidatura do deputado federal Arnaldo Vianna (PDT) é realmente delicada porque tem contas julgadas irregulares em última instância (trânsito em julgado) pelo Tribunal de Contas do Estado em 18/08/2007.


No entanto, Arnaldo conseguiu protocolar no último dia 21 de julho (veja documento acima) um recurso de revisão que foi "admitido" pela Corte. Pode ser a brecha que precisava para tentar garantir o registro de sua candidatura no TSE.


O registro foi indeferido pela juíza Márcia Alves Succi e deve ser mantido o indeferimento pelo TRE.






















































O candidato do PDT, Arnaldo Vianna conseguiu protocolar junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) no último dia 21 de julho (ver documento acima) um recurso de revisão que foi admitido pelo Corte. Com isso, achou uma brecha para tentar garantir o registro de sua candidaturam junto ao Tribunal Superior Eleitoral.


Arnaldo tem

É amanhã, a partir das 20h, no Trianon, o show beneficente com renda para custear as despesas do tratamento do filho da atriz Adriana Medeiros. Entre as atrações, Anamosca, Kamikase 80, Lene Moraes e Banda, Som de Sukata, Lolô e Banda, Coral da FDC, Gilsinho e Ronaldo e MPB Bossa. Além de Toninho Ferreira, Arthur Gomes, Grupo Chamart e da própria Adriana Medeiros.

Ingresso à venda na Banca do Coliseu por R$ 20,00.

MPT e MPE PEDEM A PRISÃO DE MOCAIBER

O Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual pediram a prisão do prefeito (ainda) Alexandre Mocaiber por não cumprimento do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que determinou a demissão de parte dos terceirizados contratados irregularmente.
A notícia e cópia do documento estão no blog do professor Roberto Moraes (link ao lado).

Lacônico

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Roberto Wider, divulgou a seguinte nota em relação ao julgamento realizado ontem pelo Supremo Tribunal Federal:

"A discussão está encerrada. Decisão do Supremo se respeita e se cumpre."


Wider foi quem provocou a discussão, ao orientar aos juízes eleitorais o indeferimento dos registros de candidatos com pendências judiciais.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Efeito vinculante

O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, está, neste momento concedendo entrevista coletiva (ao vivo pela TV Justiça).Ele explica que, por 9 a 2 o STF decidiu garantir registros aos candidatos que estão processados pela Justiça sem condenação em última instância.
O STF julgou uma ação de Descumprimento de Preceito Constitucional (ADPF) proposta pela Associação dos Magistrados Brasileiros.
O ministro Mendes explicou que a decisão tem efeito vinculante, ou seja, devem ser seguidas pelos juízes de primeira e segunda instâncias. Ou seja, com isso estão garantidas as candidaturas de Rosinha Garotinho, Paulo Feijó e Arnaldo Vianna, cujos registros foram indeferidos hoje pela juiza eleitoral de Campos, Marcia Alves Succi.

STF GARANTE CANDIDATO COM "FICHA SUJA"

O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda está em sessão, mas a maioria já se manifestou pela manutenção das candidaturas de pessoas processadas na Justiça mas que ainda não foram condenadas em última instância.

Votam contra os "fichas sujas" apenas os ministros Carlos Ayres Britto e Joaquim Barbosa.
A favor de negar o registro aos candidatos processados votaram: Celso de Mello, Eros Grau. Cesar Pelluso, Menezes Direito, Ellen Grace, Marco Aurélio de Melo, Carmem Lucia, Ricardo Lewandoswky e Gilmar Mendes.

REGISTROS INDEFERIDOS

A juiza eleitoral Márcia Alves Succi acatou, hoje à tarde, o pedido do Ministério Público, e INDEFERIU o registro das candidaturas de Rosinha Garotinho (PMDB), Paulo Feijó (PSDB) e Arnaldo Vianna (PDT).
Os três têm dias para recorrer e, como é praxe, o TRE (ou o TSE, dependendo do caso) deve liberar o registro das candidaturas, porque nenhum deles teria condenação em última instância.
É um pequeno tremor numa campanha morna, sem propostas, sem debates...
Mas também, com esses candidatos, não poderíamos esperar nada diferente.

Nota pessoal

A partir de hoje não sou mais o responsável pela Editoria de Política/Economia do jornal Monitor Campista, depois de cinco anos e dez meses de um trabalho que, acredito tenha acrescentado muito à minha carreira de jornalista.

Estava difícil conciliar o horário com a minha outra atividade profissional (sou, há cinco anos, servidor do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS). Por isso, acertei de forma consensual o meu desligamento da empresa. Nos últimos anos vinha me equilibrando entre as duas funções, mas chega um momento que, apesar de sobrar vontade, falta vigor. Então, vou "dar um tempo" no jornalismo diário. Uma pausa depois de 25 anos. Quem sabe em 2009...

Agradeço à direção e aos meus colegas do Monitor pelo companheirismo, profissionalismo e a garra que aquela turma tem para enfrentar os mais diversos obstáculos para colocar um jornal decente nas bancas todos os dias.

Este Blog, mesmo desfalcado do ambiente mágico e farto de notícias como a Redação, vai seguir seu caminho.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Sem atualização

Desde ontem, por falta de tempo do blogueiro, o Blog não está sendo atualizado.
Peço desculpas aos leitores e, espero, regularizar as postagens, até amanhã.

Homenagem merecida

A educadora Bete Araújo recebe amanhã o prêmio Municipal de Cultural, Alberto Ribeiro Lamego.
Vai ser a partir das16h no Trianon.
Atualizado para correação de informações às 14h31.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CÂMARA ABSOLVE MOCAIBER

A Comissão Processante (CP) que investigou superfaturamento de shows e contratação irregular no governo Mocaiber decidiu ARQUIVAR AS DENÚNCIAS POR FALTA DE PROVAS.
O relator, Otávio Cabral, concluiu pelo arquivamento. Dos 17 vereadores, 13 concordaram pelo arquivamento. Nelson Nahim votou contra. Dois (Kellinho e Edson Batista não compareceram) e Geraldo Venâncio, que presidiu a CP e a sessão, não votou porque só teria voto em caso de empate.

domingo, 3 de agosto de 2008

Outra pesquisa...

Trata-se de uma pesquisa informal, é verdade.
Não está registrada na Justiça Eleitoral, não tem critérios científicos e nem números tabulados, mas crescem as intenções de voto em duas outras opções para a eleição em Campos, além das seis registradas na Justiça Eleitoral.
São elas (as opções):
- Branco da Silva
- Nulinho de Almeida.
O blogueiro confessa que está em dúvida. Entre o Branco ou o Nulo.

Roda Viva




O convidado de amanhã do programa Roda Viva, da TV Cultura, é o economista americano Paul Krugman. Segundo informações da produção do programa, Krugman é conhecido por prever crises financeiras no mundo. Nos anos noventa, Paul Krugman ganhou projeção internacional por ter previsto, com três anos de antecedência, a crise financeira dos países do sudeste da Ásia.

É Professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos e colunista do jornal “The New York Times”.

Entrevistadores: Luiz Gonzaga Belluzzo, economista e professor da Universidade de Campinas e da Faculdade de Campinas; Eliane Cantanhêde, colunista do jornal Folha se S. Paulo; Humberto Saccomandi, e ditor de internacional do jornal Valor Econômico; Eduardo Salgado, editor de finanças da revista Exame.

O programa é apresentado pela jornalista: Lillian Witte Fibe

Debates

Divulgação/Band

O Canal Livre de hoje recebe especialistas e dá um balanço desses 26 anos de debates entre candidatos na Band.
O programa vai ao ar domingo, às 23h45.

Pesquisa 1

O pessoal do PMDB está de posse de uma pesquisa de intenção de voto mas mantém os números a sete chaves.
E a turma do PDT deve receber até quarta-feira o resultado de pesquisa encomendada ao Instituto Mapear, do craque Erick Ulrich, ex-diretor do Ibope.

Pesquisa

A Rede Globo de Televisão incluiu Campos entre os municípios a serem pesquisados pelo Ibope quanto à preferência do eleitorado.
A pesquisa será feita entre o final deste mês e início de setembro.

São Francisco

O Juiz Leonardo Cajueiro indeferiu o registro das candidaturas dos candidatos Beto Azevedo (PMDB) e Fauzi Cherene (PDT) à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.
Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Telegiz do Irajá no Globo

(Foto da edição impressa)

O telegiz do Irajá Carneiro (salve ele!!!) ilustra matéria da página 3 da edição de hoje de O Globo sobre os milhões que jorram nos cofres das prefeituras por conta dos royalties do petróleo. A foto é de Silésio Corrêa, da Folha da Manhã.


Clique na foto para ampliar.