sexta-feira, 12 de junho de 2009

Sabe-tudo

José Cruz/ABr
Nelson Jobim é aquele que se pode chamar de dr. sabe-tudo. Como deputado federal, do PMDB do Rio Grande do Sul, foi um dos principais articuladores durante a elaboração da Constituição de 1988, quando foi relator.
No governo FHC foi ministro da Justiça e logo depois indicado para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do qual chegou à presidência. Depois da aposentadoria voluntária do STF, Jobim foi convidado pelo presidente Lula e, desde julho de 2007 é o ministro da Defesa e, portanto, chefe do Exército, Aeronáutica e Marinha.
É um currículo e tanto.

E Zumbi....

Pelo andar da carruagem a CPI da Fundação Zumbi dos Palmares segue o mesmo caminho da que "investiga" a Campos Luz.

E agora?

A Lei da fidelidade partidária vai criar várias situações inusitadas em Campos.
1 - A prefeita Rosinha Garotinho não pode sair do PMDB sob pena de perder o mandato. Então ela vai continuar correligionária do governador Sérgio Cabral que, candidato à reeleição, enfrenta Garotinho, que para ter assento na disputa mudou-se para o Partido da República (PR).
2 - Os aliados de Garotinho que não têm mandato estão livres para se transferir para novo ninho do chefe. Mas aí a porca começa a torcer o rabo: os ocupantes de cargos de confiança no governo Rosinha que descontam (todos descontam independente de seres filiados ou não) 10% dos seus vencimentos a título de contribuição partidária vão ajudar a engordar os cofres do PMDB (como fazem agora) ou do PR?
3 - A vereadora Clarissa, filha de Garotinho, também está amarrada ao PMDB e deverá ter dificuldades para exercer o mandato porque vai ficar a pão e água no partido sob o comando de Cabral.
4 - Em 2010 tem eleições também para o Congresso Nacional e Geraldo Pudim terá dificuldades para conseguir vaga no PMDB para disputar a reeleição e não pode mudar de partido, como o chefe.

Todos apostam na tal "janela de infidelidade" que está sendo urdida no Congresso para permitir transferências de partido sem perda de mandato.

No Rio, dia 22

Uma caravana de quase-ex-peemedebistas e peemedebistas forçados, segue na próxima segunda-feira, 22, em ônibus fretados para o Rio de Janeiro, para assistir ao ato de filiação do ex-governador Anthony Garotinho ao Partido da República (PR). Vai ser às 14h no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Atualizado às 12h37 de 15/06 para retificar a data e acrescentá-la no título. É na próxima segunda, dia 22 e não hoje conforme publiquei de forma errada. Valeu Gustavo!)

Hein?

Todos sabiam que a CPI da Campos Luz já nasceu com cheiro de pizza no berço, mas é muita bandeira deixar para a reta final dos trabalhos o pedido de quebra de sigilo bancário da empresa para saber quem sacou ou em que contas foram depositados os cheques suspeitos.
O presidente da CPI é o vereador novato Papinha (PP) e o relator é o ex-secretário de Limpeza Pública do (des)governo Mocaiber, Jorge Rangel. Os outros três integrantes são: Marcos Bacellar (PTdoB e correligionário do principal investigado, Sivaldo Abílio), Dante Lucas (PDT e concunhado do dono de uma das empresas investigadas) e Jorge Magal (PMDB).

quarta-feira, 10 de junho de 2009

No 22 e com Dilma

Garotinho, que hoje anunciou oficialmente seu desligamento do PMDB, é só elogios à pré-candidata do PT à sucessão do presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff. Dia 22, ele assina ficha no PR, um dos partidos da base aliada do governo.
Deve ser por isso que, de umas semanas para cá, Garotinho tem poupado críticas ao governo Lula e direcionado toda sua artilharia em Sérgio Cabral, seu eventual adversário na disputa pelo governo do Estado ano que vem.
O número do PR é 22.

Crescei e... 1

Aliás, a Editoria de Política/Economia do Monitor Campista está sendo considerada o terreno fértil da imprensa campista.
A própria Flávia Ribeiro trabalhava lá quando engravidou de Pedro, seu primeiro filho, assim como Liliane Barreto, que já festejou o primeiro aniversário da sua Maria Clara; além de Márcio Fernandes com Adrielle.
Agora, mais duas repórteres estão grávidas na Editoria: Nagyla Correa e Fernanda Moraes.

Crescei e...

Nasceu hoje, com 51 cm e 3,8 km, Joaquim, filho da jornalista Flávia Ribeiro e do advogado Salatiel Pizelli.

De novo!

Como ontem, a Câmara Municipal de Campos não deverá ter sessão novamente hoje por falta de quorum.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Mudança

Finalmente, nos próximos dias (depois de quase seis meses), o governo Rosinha vai chegar às ruas para tentar debelar um desencanto crescente que já foi captado pelas ágeis e potentes antenas do prefeito de honra, Anthony Garotinho.
O discurso da "arrumação da casa" já não inibe as cobranças e ações como passagem a R$ 1,00 e vale-alimentação de R$ 100 não são mais suficientes para atender a demanda reprimida nos últimos meses do desgoverno Mocaiber e que continuam a crescer na administração Rosinha.
As ruas continuam mal cuidadas, sujas, as faixas de pedestres apagadas; vans e lotadas fazem do trânsito um inferno. ONG´s que tiveram convênios renovados em sessões públicas e repercussão na mídia não veem a cor do dinheiro e continuam na iminência de fechar as portas. Não vale nem o escrito, assinado, fotografado...
Enquanto isso um governo de gabinete põe em risco a decantada "experiência administrativa" da ex-governadora e não sai do lugar patinando em processos questinados judicialmente. Na dócil mídia aliada e no portal oficial é um sucesso constante com os sucessivos lançamentos de programas, encontros em Brasília, reuniões e seminários. Mas isso só não basta. Comunicação funciona muito bem, mas sem ações efetivas é tão vã como a fé sem obras.
Com base nisso, o comandante Garotinho exige ação imediada e alguns integrantes do primeiro escalão foram chamados às falas, e não será surpresa se houver mudança no secretariado nos próximos dias. Em algumas áreas que considera mais sensíveis, quer profissionais mas experimentados.
Vamos aguardar.

Feriado no Sana

Dica para o feriado: Se eu pudesse iria, ao menos para abraçar o gente-boa Hugo Amorim, que tem o privilégio de viver naquele paraíso.


Réu tenta agredir juiz no Fórum de Campos

O Juiz da 1ª Vara Criminal de Campos, Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, presidia, hoje de manhã, o julgamento do réu preso, Fábio Roberto Martiniano, denunciado por homicídio. Durante o julgamento o réu, que estava sem algemas, tentou agredir o juiz com o microfone e foi contido por cinco policiais. O conselho de Setença foi desfeito, o julgamento adiado e o preso recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado à 134ª DP.
O Juiz, diante dos fatos, se declarou impedido.
Abaixo, o relato enviado por e-mail pelo próprio juiz:
"Venho tornar público que na data de hoje iniciei pela manhã os trabalhos para a realização de uma Sessão Plenária de réu preso. Assim que o réu foi apresentado na carceragem do Fórum, os Policiais da custódia me informaram que o réu estava alterado e que seria melhor que ele fosse mantido algemado para evitar incidentes no julgamento. Diante da informação, conversei com a Defensoria Pública relatando os fatos e disse que se o réu causasse problemas iria mantê-lo algemado, lavrando-se a informação em ata. As Defensoras Públicas me disseram que ele já estava mais calmo após a entrevista e que na verdade ele só estava nervoso pelo julgamento. Em razão disso, procurei o réu e disse que iria deixá-lo solto, ressaltando que eventual problema que causasse poderia ensejar o uso das algemas e que isso só iria prejudicar a ele próprio, ocasião em que o réu me assegurou que permaneceria quieto em Plenário e que não causaria problemas.
Pois bem, o julgamento começou e os policiais foram ouvidos. Logo no início o réu já causou um embaraço, pois não queria assinar o termo de depoimento dos policiais por não concordar com a versão deles. As Oficialas de Justiça explicaram que a assinatura traduzia apenas a presença dele e que não significava aquiescência com o conteúdo e este primeiro problema foi solucionado.
Finda a colheita da prova, iniciou-se o interrogatório. O réu começou a narrar o fato e percebi que ele estava afoito, razão pela qual intercedi junto a ele e disse para ele ter calma e que não precisava ficar nervoso. Durante minha intervenção o acusado me interpelou de forma ríspida e perguntou se ele poderia prosseguir no depoimento de forma bastante acintosa, momento em que o adverti que se dirigisse com respeito, pois eu estava sendo respeitoso com ele e que não iria admitir que ele falasse comigo de forma acintosa. Neste momento o réu disse que não responderia a nenhuma outra pergunta. Diante disso comecei a transcrever os fatos que ele já tinha narrado, momento em que percebi que ele estava se revoltando. Considerando as informações pretéritas da custódia, entendi conveniente determinar que o réu fosse algemado, pois de fato notei que ele mudou seu comportamento. Desta forma, no momento em que dei a ordem para que o réu fosse algemado, ele se levantou com o microfone na mão e partiu em minha direção como um louco, desferindo um golpe contra a minha pessoa, vindo a atingir a mesa por mim ocupada, quebrando o copo d’água e derrubando tudo, momento em que foi contido com muita dificuldade por nada menos do que 5 cinco policiais, sendo certo que após contido, dei voz de prisão em flagrante a ele por tentativa de lesão corporal, dissolvi o Conselho de Sentença e me declarei suspeito a partir de então.

Dados do Processo: 2008.014.004335-9
Réu: Fábio Roberto Martiniano
Vítima: Cristiano Pacheco de Oliveira
Crime imputado na denúncia: art. 121, § 2º, I, e 129, na forma do art. 69, todos do Código Penal."

Suspense

É grande o suspense em torno da sessão de hoje da Câmara Municipal. Não tanto pela pauta (confira aqui), mas por ser a primeira depois da Operação "Alta Tensão", que prendeu, por pouco mais de 24 horas, o ex-presidente da Casa, Sivaldo Abílio e levantou suspeitas sobre atuais vereadores.
A expectativa maior é quanto ao pronunciamento do líder da oposição, Marcos Bacellar (PTdoB), que, inclusive foi alvo de boato de teria sido preso.
Nos bastidores da Câmara, neste momento, a articulação é para que não tenha quorum para abertura da sessão.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Diálogos

O Projeto Diálogos, do Instituto Federal Fluminense, será lançado neste próximo dia 10, às 18h, no auditório Miguel Ramalho, do campus Centro do IF Fluminense. Organizado pelo Diretório Acadêmico e Pró-reitoria de extensão, o projeto tem como objetivo realizar, pelo menos em uma quarta-feira do mês, palestras abordando assuntos pertinentes à realidade regional. Na abertura do evento acontece a palestra “Reforma urbana e impacto dos grandes empreendimentos” com a professora Teresa Peixoto (Uenf), professor Luis Pinedo (IF Fluminense) e o pró-reitor de extensão da Instituição, Roberto Moraes.
(Ímpar Comunicação)

domingo, 7 de junho de 2009

Tragédia no mar

Divulgação/ Aeronáutica
Já são cinco os corpos resgatados no local onde caiu o avião da Air France que ia do Rio para Paris no domingo passado. Além dos corpos, foram recolhidos, também, destroços da aeronave e a expectativa é de que serão recolhidos outros corpos de vítimas ainda hoje.

Roda Viva

E, depois de ter sido o entrevistado de domingo passado no Canal Livre, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, estará amanhã no centro do Roda Viva, a partir das 22h10 na TV Brasil.

Mangabeira Unger no Canal Livre


O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, é o convidado de hoje do Canal Livre.
às 23h na Band.

José Pelúcio, de novo.

Segundo o Blog das meninas superpoderosas, a Fundação José Pelúcio já é uma velha conhecida do pessoal de Garotinho. Confira aqui.

Liberados

Depois da operação "Alta Tensão" da Polícia Civil, na qual foram presos o ex-presidente da Campos Luz, Sivaldo Abílio de Oliveira e outros diretores, todos foram liberados por ordem da Justiça e vão responder em liberdade a processos por crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade de documentos públicos e particulares e falsidade ideológica.