sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Frequência dos deputados da região no Plenário

Os dados estão disponíveis no Portal da Câmara Federal. Desde o início do mandato, em 2007, os quatro parlamentares eleitos pela região estiveram presentes no plenário, na maioria das 304 sessões realizadas.

Total de sessões realizadas: 304
Geraldo Pudim (PMDB)
presente - 285 sessões (93,8)
ausência justificada - 19 sessões (6,3%)
ausência não justificada - 0

Silvio Lopes (PSDB)

presente - 280 sessões (92%)
ausência justificada - 20 (6,6%)
ausência não justificada - 4 (1,3)

Chico D´Ângelo (PT)

presente - 275 sessões (90,5)
ausência justificada - 24 (7,9%)
ausência não justificada - 5 (1,6%)

Arnaldo Vianna (PDT)

presente - 256 sessões ( 84,2%)
ausência justificada - 42 (13,8%)
ausência nãojustificada - (2,0%)

Trilha sonora de Brasil, o filme


Alegria de suplente dura pouco

Da Folha on line
O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, disse nesta quinta-feira que a ampliação do número de vereadores do país, aprovada na noite de ontem na Câmara em primeiro turno-- só deve entrar em vigor nas eleições de 2012, sem efeitos retroativos. Britto disse acreditar que uma decisão do Congresso não pode substituir a escolha dos eleitores — que elegeram os vereadores que atualmente exercem mandato.
"A jurisprudência do TSE entende que se pode aumentar o número de vereadores, mas só vale para a legislatura subsequente. Uma emenda não pode substituir a voz das urnas", afirmou. A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira, em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Vereadores. A proposta pretende criar 7.709 novas vagas de vereadores no Brasil, elevando o atual tamanho das Câmaras Municipais em 14,8%.
O cálculo do novo número de vagas foi feito pela Folha com base nas regras da PEC e em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a população brasileira --referentes ao dia 01 de julho de 2009.
O texto foi aprovado por 370 votos a 32, com 2 abstenções, e ainda precisa passar por votação em segundo turno para ir à promulgação. Os suplentes de vereadores, que pressionaram o Congresso pela votação do texto, acreditam que as Câmaras Municipais poderão dar posse imediata aos novos vereadores depois que a PEC for promulgada --uma vez que o texto prevê eficácia imediata da medida, mas sem retroatividade.
No entendimento de Britto, porém, o número de vereadores deve crescer somente nas próximas eleições municipais.
A emenda aprovada na Câmara é uma resposta do Congresso à decisão do TSE, tomada em 2004, que cortou cerca de 8.000 vagas de vereadores ao interpretar o artigo da Constituição sobre as Câmaras Municipais.
da Folha Online, em Brasília Uol

Casa nova


Ex-chefe de reportagem do Monitor Campista, a jornalista gente-fina Jô Siqueira assume na segunda-feira a assessoria de imprensa da Associação Comercial e Industrial de Campos.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Chico D`Ângelo e Silvio Lopes

Outro deputado federal que teve votos na região, o petista Chico D´Ângelo, esteve presente em 210 das 261 sessões realizadas pelas comissões das quais participa (Minas e Energia e Seguridade Social. Faltou a outras 9 (com justificativa) e 42 não justificadas.
Silvio Lopes, ex-prefeito de Macaé, também integrante da Comissão de Minas e Energia, foi bem presente nas sessões. Desde 2007, das 226 sessões realizadas, ele esteve em 207 (91,6%). Teve 11 ausências justificadas e 8 justificadas.

Pudim quase sem falta

O deputado Geraldo Pudim (ainda no PMDB), titular da Comissão de Constituição e Justiça só teve uma falta não justificada este ano. Das 98 sessões realizadas pela Comissão, Pudim esteve presente em 87 (88,8%). Teve 10 ausências justificadas.
Confira aqui.

Desde 2007, quando assumiu uma cadeira na Câmara, Pudim participou de 320 das 344 sessões realizadas pela Comissão de Constituição e Justiça, ou seja, 93%. Faltou sem justificativa a 8 sessões e em 16 outras justificou-se.
Confira aqui.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Arnaldo Vianna. Ausente!

O deputado Arnaldo Vianna (PDT), anda meio negligente com suas obrigações na Câmara Federal.
Na importantíssima Comissão de Minas e Energia, por exemplo, onde é titular, só compareceu a 73 das 149 sessões realizadas desde o ínicio do mandato, em 2007, cerca de 48%. Das 76 sessões que faltou, apresentou justificativa apenas para 16 delas (10.1%). Nas 61 sessões restantes (41,2%) não foi e nem justificou.


Total de Reuniões 149 - 100,0%
Presença -73- 49,0%
Ausências justificadas - 15 -10, 1%
Ausências não justificadas- 61 -40,9%

Os dados acima estão no Portal da Câmara (aqui) e são referentes aos anos de 2007, 2008 e até setembro de 2009.


Só neste ano, das 46 sessões da Comissão de Minas e Energia, Arnaldo foi a 26, justificou ausência em outras seis e em 14 não foi e nem justificou.

Atualização às 17h21 para complementação de informações.
Nova atualização para correção, do percentual de ausências justificadas (é 10,1% e não 1% como foi publicado originalmente).

Pé de pato, mangalô três vezes

Pode ser só coincidência, mas o novo cargo, de secretária de Educação da Prefeitura de Campos, parece que não fez bem à professora Joilza Rangel.
No início da semana, baixou hospital por conta de uma infecção intestinal e ainda está em recuperação.

Na mira de Cabral

Quem está sob a mira da polícia do governador Sérgio Cabral são professores da rede pública. Não são traficantes, não assassinos, não são estupradores, não são políticos corruptos.
São trabalhadores e trabalhadoras concursados (a) e contratados (a) para educar nossos filhos, nossos netos, nossos irmãos, nossos vizinhos, nosso futuro.
Que polícia é essa?
Que governador é esse?
Que educação é essa?

Querem aumentar a quantidade, mas a qualidade...

Com a decisão do presidente Lula de retirar a "urgência constitucional" para tramitação dos projetos de regulamentação do Pré-sal, a pauta da Câmara dos Deputados está livre para votar, possivelmente, ainda hoje, o aumento do número de vereadores.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) está pronta para ser votada e precisa de 308 votos (3/5 do total de deputados) para aprovação.
Se aprovada, a emenda ainda de votação em mais um turno na Câmara e vai ser promulgada pelo Congresso. Campos, por exemplo, passa dos atuais 17 para 23 vereadores.
Atualização às 16h54 para correação do texto após observação atenta do colega blogueiro Marcelo Bessa, que me alerta que PEC não vai à sanção presidencial e sim é promulgada pelo Congresso.
Valeu, Marcelo, obrigado.