sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Diplomação definida, posse não

O Cartório da 100ª Zona Eleitoral confirmou agora há pouco que o juiz Leonardo Grandmasson indeferiu, ontem, o recurso impetrado por Ederval Venâncio contra a diplomação de Ilsan Viana. Como foi o único recurso, a Justiça já marcou a diplomação da nova vereadora pelo PDT para às 13h do próximo dia 11, no próprio Cartório.
Como já disse e reiterou o presidente da Câmara, Nelson Nahim, basta Ilsan comparecer com o diploma para assumir a vaga que, ainda é, de Ederval Venâncio. No entanto, Ilsan prepara uma grande festa e vai anunciar a data da posse (fala-se no dia 17) durante uma entrevista coletiva na próxima segunda-feira.

Atualização para correção após "puxão de orelhas" de um comentarista, a quem agradeço.

Joel Melo fala segunda-feira na ACL

Do mestre Vilmar Rangel:


Em sua reta final, o curso "Repensando Campos - relendo e reescrevendo sua história", desenvolvido pela Academia Campista de Letras, focalizará nesta segunda-feira, dia 9, episódios marcantes da literatura campista, com foco em movimentos que ecolidram a partir da segunda metade do século XX. O escritor, poeta, professor universitário, doutor em letras e ensaista Joel Mello, abordará quatro grandes momentos literários do município: a criação do Clube de Poesia, o Sintetismo Espacio-Temporal, o Centro Popular de Cultura e a nova linguagem explorada pelos jovens do Grupo Universo.
A aula tem por título "A vocação para a poesia escreve um novo modernismo em perfil singular". Sobre o conteúdo da aula, que considera como uma das mais importantes de todo o curso, o acadêmico Vilmar Rangel aponta Joel como o principal protagonista de todos esses movimentos. "O professor Joel Mello tem analisado todos os prismas e todas as nuances de cada uma dessas manifestações, inserindo-as (com sutileza e, simultaneamente, com rigorosa precisão) em seus verdadeiros contextos políticos e sociais.
É, portanto, a maior autoridade local e regional para evocar e consolidar a importância de todos esses fatos, que, aliás, são objeto de um amplo estudo seu, ora em fase de finalização, a ser publicado em 2010", destaca Vilmar.
A reunião desta segunda-feira na ACL, marcada para as 19h, com entrada franca, terá início com pronunciamento do acadêmico Renato Aquino sobre uma personalidade impar do ensino universitário campista, o mestre e também acadêmico Aldano Séllos de Barros. Sua fala dá prosseguimento à série "Perfís acadêmicos".
Outra atração da noite será o lançamento de mais um número da revista da Academia, que leva o registro de Ano VII, n° 1. A publicação tem 315 páginas e integra a programação comemorativa dos 70 anos de fundação da ACL. Considerada pela própria Academia Brasileira de Letras como uma das mais sérias e e bem produzidas publicações do gênero, a revista da ACL tem conteúdo diversificado e abriga produções não apenas dos acadêmicos, mas igualmente de outros valores da intelligenzia campista e regional.

Rodrigo Serra fala sobre royalties amanhã no IFF

A dica é do Cleber Tinoco:

Para fiscalizar é preciso entender, por isso não perca a oportunidade de aprender mais sobre os royalties do petróleo. Amanhã, dia 07.11.09, no IFF - Instituto Federal Fluminense, auditório Reginaldo Rangel, às 9:00 h, Rodrigo Valente Serra, Professor/Pesquisador do Mestrado em Engenharia Ambiental do IFF, ministrará aula sobre: Royalties do Petróleo: diferentes formas de distribuir e aplicar as rendas do petróleo. Pretende-se apresentar as formas alternativas de distribuir e aplicar os royalties do petróleo à luz dos projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado; Assim como, proporcionar o debate sobre experiências de controle social sobre distribuição e aplicação das rendas do petróleo no Brasil e no mundo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

InterTV de casa nova

A InterTv Planície inaugurou hoje sua nova sede em Campos, na Estrada do Contorno. O governador Sérgio Cabral, o presidente da Aler, Jorge Picciani e a prefeita Rosinha Garotinho participaram da solenidade. Aos colegas,bom trabalho na casa nova.

Dois ministros adiam visita a Campos

Na semana passada foi o ministro da Secretaria Extraordinária para Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, adiar visita a Campos por causa do mau tempo. Ele estava em Belo Horizonte, onde não havia teto para decolagem. E, ontem, foi a vez do ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi, transferir sua viagem à cidade por causa de problemas técnicos no avião da FAB que o transportaria.
Vannuchi viria tratar do sério problema de denúncias de trabalho escravo na região.

Choro na Cantina

Mais uma opção na noite campista. A dica veio por e-mail do Daniel Bellieny:


Sarau na Medicina

Amanhã, a partir das 21h, a Faculdade de Medicina de Campos promove seu 3º Sarau, com a participação de alunos, professores, funcionários e convidados. O sarau, que acontece no pátio interno da FMC, integra a Semana Cultural Renato Moretto, que conta ainda com a 5ª Mostra de Cinema, com exibição de filmes sempre a partir das 18h, no anfiteatro da FMC e com a 2ª Exposição de Artes Plásticas.
Na Mostra de Cinema, o filme desta quinta-feira é Vick Cristina Barcelona, com direção de Wood Allen e na sexta, encerrando a programação, Muito Além do Jardim, de Hal Ashby.
Entrada franca.

Novo senador toma posse


O presidente do Senado, José Sarney, deu posse, agora há pouco, a Acir Gurgacz (PDT-RO), que assume o mandato de senador por Rondônia até fevereiro de 2015. O mandato vinha sendo exercido por Expedito Júnior (PSDB), candidato mais votado nas eleições de 2006, que foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral sob a acusação de compra de votos. Gurgacz toma posse na condição de segundo candidato mais votado no estado

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ministro debate escravidão,amanhã, em Campos

A notícia é da turma gente-boa do site Ururau:
O Ministro da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi, estará em Campos amanhã para uma reunião itinerante do Conselho Nacional de Erradicação do Trabalho escravo.

Agenda Cultural 6

E ainda hoje tem a Noite do Vinil, no Tutibone (Rua das Palmeiras).O tema de hoje é Soul Music.

Agenda Cultural 5


Amanhã também tem o talento de Lene Moraes na quadra dos Psicodélicos, a partir das 22h. O samba é da melhor qualidade.


Atualização às 20h21 - Lene Moraes não vai participar do evento desta quinta nos Psicodélicos, mas o samba está mantido.

Agenda Cultural 4

O ator Eri Johnson tem temporada sexta,sábado e domingo no Trianon com seu espetáculo "Eri pinta e Johnson borda", às 20h30 no Trianon.
Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).

Agenda Cultural 3

Arte com poesia no Trianon.
Clique na imagem para ampliar.

Agenda Cultural 2

Amanhã, às 19h no Museu Olavo Cardoso, tem café literário em homenagem ao poeta Antônio Roberto Fernandes.
O museu fica na Rua Sete de Setembro esquina com Rua do Gás.

Agenda Cultural 1

Começa daqui a pouco,às 19h, no Sesc, a Mostra de Cinema Francês.
Clique na imagem para conferir a programação que vai até o dia 30.

Agenda Cultural

A programação cultural do Sesi continua em alto nível.
Nesta sexta-feira, dia 6, às tem apresentação do Quinteto Villa Lobos.
20h - Entrada Franca

Nota social

O deputado federal Arnaldo Vianna (PDT) completa 62 anos hoje.

Atualização às 20h22 - Arnaldo está em Brasilia e foi mostrado agora há pouco pela TV Câmara, que cobre, ao vivo, a sessão da Câmara Federal.

Alencar hoje no 3 a 1

O presidente da República em exercício, José Alencar, é o convidado de hoje do programa "3 a 1",que vai ao ar às 23h na TV Brasil. Alencar vai ser entrevistado pelos jornalistas Luiz Carlos Azevedo, Tereza Cruvinel e Helena Chagas.
No programa foi gravado pela manhã, Alencar voltou a defender a queda na taxa de juros ("tenho ojeriza a juros" e falou sobre sua luta de 12 anos contra o câncer.

(Foto:Wilson Dias/Abr)

Sessão da Câmara

Hoje tem sessão ordinária na Câmara Municipal. Veja aqui o expediente e a pauta. A sessão será transmitida,ao vivo, pelo canal 15 da ViaCabo (UniTV) a partir das 17h.