sábado, 15 de maio de 2010

Ativistas brasileiros protestam contra presença de Lula no Irã

Manifestantes de um grupo de defesa dos direitos gays protestaram na última segunda-feira (10), em Brasília, contra a visita do presidente Lula ao Irã. Durante inauguração de um centro de capacitação da Embrapa, dois manifestantes do grupo Estruturação, enrolados numa bandeira do movimento gay, simularam um enforcamento.
O grupo chegou a criar um site, o www.LulaLaNao.com para protestar contra a visita de Estado do brasileiro ao seu colega, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.
De acordo com os manifestantes, o protesto pede que o presidente não vá ao Irã onde, segundo eles, os homossexuais são enforcados. O site denuncia outras violações de direitos humanos.
O site diz que "no Irã, diariamente direitos humanos básicos são violados. Mulheres, judeus e homossexuais são caçados, torturados e mortos simplesmente pelo fato de existirem".
Com informações do R7.com.

Lula já está em Teerã

O presidente Lula chegou na noite deste sábado ao Irã para fazer a mediação sobre o programa nuclear iraniano, apresentada pelas grandes potências como "a última chance" antes das novas sanções da ONU contra o país.
Lula chegou com uma delegação de 30 membros para uma visita de dois dias e foi recebido no aeroporto de Teerã pelo chefe da diplomacia iraniana, Manuchehr Mottaki.
Ele se reunirá no domingo pela manhã com o presidente Mahmoud Ahmadinejad e com o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.
Do R7.com

Dilma passa Serra e tem 38% contra 35% de Serra, diz Vox Populi







A pré-candidata do PT à sucessão do presidente Lula, Dilma Roussef, pela primeira vez passou o pré-candidato do PSDB, José Serra, de acordo com pesquisa do Vox Populi encomendada pela Rede Bandeirantes e divulgada agora há pouco.
Dilma tem 38% das intenções de voto contra 35% de Serra, o que configura um empate técnico, porque a margem de erro da pesquisa é de 2.2% para mais ou para menos.
Marina Silva, do PV, teve 8% das intenções de voto, os que não sabem/não responderam foram 11% e 8% disseram votar branco ou nulo.
A pesquisa estimulada apresentou a 2 mil eleitores de 117 municípios os nomes de Dilma, Serra e Marina Silva (PV) e foi registrada junto ao TSE no dia 7 de maio, com o protocolo de número 11.266/2010.
Veja a matéria da Band aqui.



Caminhão quebrado deixa tráfego lento na Ponte da Lapa

Um caminhão carregado com areia quebrou na subida da Ponte da Lapa e o trânsito, no sentido Guarus-Centro está lento.
A Guarda Municipal e PM já estão no local.

O bom exemplo

Do Blog Protesto solitário (aqui)


E quando agente acha que eles deveriam dar o bom exemplo...O caminhão da coleta seletiva de lixo, no mesmo lugar anteriormente fotografado, estaciona seu caminhão e ocupa todo o pátio do transeunte (pelo menos, ainda insisto em acreditar que esta é a melhor denominação para calçada)... Tsc tsc tsc... Registrado!
[Nota: ao lado tem espaço mais que suficiente para estacionar um caminhão sem a necessidade de ocupar toda a calçada.]

Sou mais...

Foto: RA 12/05/1o

Se adesivo em carro significa intenção de voto, o ex-desprefeito Alexandre Mocaiber (PSB), parece estar bem na parada. Nos últimos dias eu vi pelo menos cinco carros com adesivos como o da foto acima.

Mocaiber é pré-candidato à Assembléia Legislativa.

Viva os pedestres!!!

Fotos: RA 15/05/20101

O pessoal da Emut continua o trabalho de pintura de faixas de pedestres ao longo da Avenida Francisco Lamego, no Jardim Carioca. Agora pela manhã uma equipe trabalha na esquina com Rua Maria Santana.
Além de deixar as ruas mais bonitas, as faixas de pedestres pintadas garantem mais segurança aos pedestres.
Muito bem!.





Garotinho acusa Cabral por perder programa na Rádio Melodia

Arquivo

O ex-governador e pré-candidato ao governo do Estado, Anthony Garotinho, está, neste momento, falando na rádio Diário FM (100,7).

Garotinho, que perdeu esta semana o seu programa "A Palavra de Paz" na Rádio Melodia FM (do Rio e com retransmissão por todo o interior do Estado), disse que a culpa é do governador Sérgio Cabral, que pressionou o dono da rádio, Francisco Silva.

Para quem se esqueceu, na eleição passada, foi a própria Diário FM quem demitiu o ex-governador que tinha um programa na emissora. Em pleno programa, Garotinho recebeu uma carta da direção da emissora avisando da decisão.


Atualização às 10:08 - Garotinho disse que o dono da Melodia FM foi recebido por duas horas pelo governador Sérgio Cabral na véspera da retirada do programa do ar.
Atualização às 10:18 - Garotinho demostrou evidente desânimo na entrevista ao programa "Entrevista Coletiva" na Rádio Diário FM. A conversa não durou 15 minutos e não falou e nem foi perguntado sobre a possibilidade de desistir de disputar ao Governo do Estado e sair candidato à Câmara Federal, como informa a edição de hoje da Folha da Manhã (aqui) e o Blog Opiniões, do Aluysio Abreu Barbosa (aqui).

Dornelles cotado para vice de Serra

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), é o preferido do tucano José Serra (PSDB-SP), para compor sua chapa à sucessão de Lula.
Dornelles tem mais quatro anos de mandato Senado e , portanto, nada a perder. É mineiro, sobrinho de Tancredo Neves e primo de Aécio Neves.
Se isso não bastasse, o PP de Dornelles, ainda tem 1 minuto e 30 segundos para a aliança de Serra.
Alguém aposta?

Polícias Civil e Militar fazem operação agora na Portelinha

Foto emprestada do Ururau

As Polícias Civil e Militar deflagraram na manhã deste sábado (15/05), a “Operação Paradigma”, que visa cumprir mandado de busca e apreensão nos 265 apartamentos do Conjunto Residencial do Matadouro, conhecido popularmente como “Portelinha”. O conjunto, de 15 blocos, tem aproximadamente 1.800 moradores.
Cobertura aqui no site Ururau.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Projeto Ficha Limpa pode ser aprovado Senado na quarta-feira, dia 19




O projeto Ficha Limpa será o primeiro item da pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na próxima quarta-feira. A notícia foi dada pelo presidente da comissão, senador Demostenes Torres (DEM-GO), que será o relator da matéria na CCJ.
A proposta, aprovada na terça-feira (dia 12) pela Câmara, impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em segunda instância por crimes como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas. Também amplia os casos de inelegibilidade e unifica em oito anos o período durante o qual o candidato ficará inelegível. Atualmente, a inelegibilidade é aplicada somente para condenações já transitadas em julgado e os prazos variam de 3 a 8 anos.
Em entrevista à Agência Senado nesta quinta, Demostenes disse que não vai fazer qualquer alteração no projeto de iniciativa popular.
– Como não haverá prazo para apresentação de emendas na CCJ, mas somente na votação em Plenário, o projeto está em perfeitas condições de ser votado e aprovado na próxima quarta –
Para valer para as prósimas eleições de outubro, o projeto Ficha Lima (que foi de iniciativa popular) deve estar sancionado até primeiro de junho.
(Com informações da Agência Senado, aqui)

Vox registra no TSE pesquisa para presidente e governador do RJ



A Rede Bandeirantes encomendou pesquisas para presidente e governador em 11 estados, inclusive no Rio de Janeiro (confira aqui o registro no TSE) e a divulgação dos resultados é aguardada para o final de semana. Para o RJ foram ouvidas 800 pessoas entre 08 e 11 de maio.
no total, foram registradas, nesta semana, outras 14 pesquisas de intenção de votos no Tribunal Superior Eleitoral. (aqui)

Brasil pode ter mais oito estados e cinco territórios

O Brasil pode ganhar, nos próximos anos, 13 novas unidades da ferderação, entre estados e territórios que irão se somar atuais 27, incluindo o Distrito Federal. Nesta semana foi aprovada a urgência na votação do projeto de plebliscito para consultar os eleitores do Pará se aprovam ou não a divisão do atual território em três novos estados.
Tramitam na Câmara outros projetos, como a criação do estado do São Francisco que seria desmembrado da atual Bahia e a divisão do atual Mato grosso do Sul e aquela ponta de Minas, entre Goías e São Paulo seria transformado no estado do Triângulo Mineiro.
Mais estados, mais governadores, mais deputados, mais senadores, mas assembléias legislativas.... socorro!!!!!
Veja abaixo como ficaria o novo mapa do Brasil se forem criadas as novas unidades (oito e cinco territórios).


Arte: site da Câmara dos deputados
Mais informações sobre o assunto aqui.

Atualiação às 21h42 para correção do título e parte do texto após a observação, sempre honrosa e bem-vinda do blogueiro Marcelo Bessa Cabral), a quem agradeço.

Magal na blogosfera


O líder do governo Rosinha, Jorge Magal (que renunciou e depois desrenunciou) também está na blogosfera. Confira aqui.

Lula chega amanhã ao Irã

Ricardo Stukert/Presidência da República

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, disse hoje em entrevista coletiva, que a probabilidade de se chegar a um acordo para evitar sanções ao Irã é de 30%. Já o presidente Lula, que também participou da entrevista, afirmou ser otimista e que, numa escala de 0 a 10, sua nota é 9,9.
A exemplo do Brasil, o governo russo busca o diálogo como alternativa para evitar sanções ao Irã impostas pelo Conselho de Segurança da ONU. Membro permanente do órgão, a Rússia tem direito a veto – ao lado dos Estados Unidos, da França, China e Inglaterra.
Para Medvedev, a visita de Lula ao Irã pode ser a última tentativa de um acordo antes que a comunidade internacional aplique sanções ao país. "A minha missão é menos complicada do que a do presidente Lula. Eu fico em Moscou, ele vai a Teerã [capital do Irã]. Não vai ser uma viagem muito simples”, avaliou.
De acordo com o líder russo, para que o acordo dê certo, o uso da energia nuclear feito pelo Irã deve ser pacífico e controlável pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). O país deve ainda coordenar seus esforços junto com a agência, acrescentou Medvedev.
Durante a entrevista coletiva no Kremlin, sede do governo russo, Lula afirmou que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, tem um “lado interessante”, por meio do qual se pode construir o acordo nuclear. Ele disse também que vai a Teerã com a convicção de há condições de o acordo ser firmado, mas que, se isso não for possível, volta para casa satisfeito por não ter sido omisso.
Lulam se reune amanhã com Ahmadinejad.
(Com informações da Agência Brasil)

Equipamento da Petrobras afunda na Bacia de Campos

Divulgação/Petrobras

A Petrobras informou hoje que uma das boias utilizadas para ajudar a escoar petróleo está submergindo de maneira controlada em águas rasas ao norte da bacia de Campos, a 113 quilômetros da cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro.
"A boia é usada como alternativa para amarrar um navio petroleiro enquanto ele recebe o petróleo bombeado de um navio armazenador", explicou a empresa em nota. Segundo a estatal, o equipamento é usado para escoar o óleo da plataforma para o navio.

Notícia completa aqui no G1.

TSE multa sindicato que protestou contra Serra


Do TSE


A ministra Nancy Andrighi (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aplicou multa de R$ 7 mil ao Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e a Maria Izabel Azevedo Noronha, membro da entidade, por fazerem propaganda eleitoral negativa contra a pré-candidatura de José Serra à Presidência da República.

Segundo a representação movida pelo PSDB e o DEM, no último dia 26 de março o sindicato estacionou caminhão de som em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, promovendo ato contra José Serra com o objetivo de atingir sua imagem como pré-candidato a presidente da República. No evento, Maria Izabel Noronha teria, em discurso, feito ataques à eventual candidatura de Serra.
Matéria na íntegra aqui.
Dilma e PT são multados por propaganda antecipada
Ao seguir o voto do ministro Aldir passarinho, o TSE decidiu punir o PT e a pré-candidata Dilma Rousseff por propaganda eleitoral antecipada. O PT pagará R$ 20 mil a pré-candidata R$ 5 mil.A decisão suspende o direito de propaganda partidária do PT para o primeiro semestre de 2011 e aplica multa de R$ 20 mil ao PT e de R$ 5 mil à Dilma Roussef.
Votaram com o relator os ministros Hamilton Carvalhido, Marcelo Ribeiro, Henrique Neves, Cármen Lúcia Antunes Rocha e o presidente Ricardo Lewandowski. Apenas o ministro Marco Aurélio divergiu do voto, pois em sua opinião a pré-candidata, beneficiada na propaganda, também deveria receber multa de R$ 20 mil.
(Informações do site do TSE

TRE apreende faixas irregulares em inauguração de Cabral

Do TRE-RJ
Uma equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado do Rio de Janeiro acompanhou na manhã de hoje (14) a festa de inauguração da UPA da Cidade de Deus. O evento contou com a presença de diversos políticos, tais como o governador Sérgio Cabral, o vice-governador Fernando Pezão; o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Faria, o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani; o deputado Domingos Brazão e Amaury Cardoso, entre outros. No local foram apreendidas pela equipe do TRE-RJ duas faixas da comunidade agradecendo ao governador Sérgio Cabral, bem como material que estava sendo distribuído (panfletos) do vereador Tio Carlos.

Contra a exploração sexual de crianças




A Vereadora Odisséia Carvalho está convidando para a Audiência Pública sobre a Rede de Proteção e Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. Será na próxima segunda-feira, 17h na Câmara.


O caso das "Meninas de Guarus", que está sendo investigado desde o ano passado e que envolveria figurões da cidade, deve e precisa ser abordado de maneira contundente.

Ensina-me a viver

Um trecho da peça "Ensina-me a viver":

Glória Menezes no Trianon, dia 29

Divulgação



A atriz Glória Menezes, uma das mais talentosas da televisão e do teatro brasileiros, estará no próximo dia 29, para sessões dias 29 (21h) e 30 (20h), da peça "Ensina-me a viver". O texto original é de Colin Higgins, com tradução de Millôr Fernandes. A adaptação e a direção são assinadas por João Falcão.
A emocionante história de amor vivida por Harold, um jovem de 20 anos (Arlindo Lopes) e Maude, uma senhora de 79 anos arrebatou platéias onde é contada, além da crítica.
Barbara Heliodora, por exemplo, a mais temida crítica de teatro do país escreveu em O Globo:
A encenação é cuidada e leve. João falcão encontra o tom exato para a mistura de realismo e quase-sonho...O Elenco está todo em sintonia com o texto. Arlindo tem atuação de ótima qualidade e Glória tem mais uma grande atuação no palco....A integração dos trabalhos de Arlindo e Glória é impecável e o espetáculo encanta o público com sua qualidade e seu calor”


Os ingressos ainda não estão à venda.
Com informações da Secom/PMCG (aqui)

Santo Eduardo defende sua história

Do Blog do L, Werneck


Uma manifestação popular, juntamente com uma certa "pressão" de algumas "pessoas chave" da localidade fizeram com que o acervo do Cartório de Santo Eduardo não fosse levado para Santa Maria nesta manhã de Sexta-Feira.
Cartazes com frases de ordem com um tom até meio forte, digamos assim, foram afixadas na porta do Cartório, do tipo: "lutaremos até a morte pela nossa história", "pela permanência do Cartório estamos dispostos a qualquer coisa". entre outras.
Confira aqui

quinta-feira, 13 de maio de 2010

PT tem programa nacional hoje na TV


O Partido dos Trabalhadores (PT) exibe, daqui a pouco, o seu programa partidário em cadeia nacional de rádio e TV. Com duração de dez minutos, a propaganda vai ao ar às 20h no rádio e às 20h30 na televisão. O sinal será gerado pela Rede Bandeirantes de São Paulo.
A ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do partido à sucessão de Lula, deve ser a estrela do programa, para desespero da oposição.

Na próxima quinta-feira (20), será transmitida a propaganda do Partido da República (PR).

Onze anos sem Caquinho

Hoje completa 11 anos da morte do jornalista José Carlos Pereira Campos, o Caquinho, colunista da Folha da Manhã, que começou a carreira em A Notícia, do velho Hervé Salgado Rodrigues e A Cidade.
Caquinho foi morto por enforcamento. O assassino, preso e condenado, morreu pouco tempo depois queimado durante uma rebelião na prisão.
Atualização às 18h43 para correção da informação: são 11 e não dez anos da morte de Caquinho. Segundo minha querida colega Suzy Monteiro, a morte foi em 1999 e e não em 2000, como eu tinha em minha memória. Obrigado Suzy e um beijo.

Pedro Mariano, amanhã, no Sesi







Dia: 14/05/2010 (sexta – feira)

Horário: 20 horas

Local: Teatro SESI Campos

Capacidade Limitada: 200 espectadores

Ingressos: R$ 20,00(inteira)

R$ 10,00 (Meios – estudantes – idosos e sócios)

Dá-lhe pressão!!!

Arma do povo na democracia é a pressão. Daí que os aprovados no concurso para o PSF no final do (des)governo Mocaiber, e que Rosinha se nega a homologar, criaram um Blog (confira aqui), para instrumentalizar sua justa luta.
Enquanto não se homologa e, por conseguinte, não são convocados os aprovados por concurso, a Prefeitura de Campos vai contratando quem quer pelas empresas terceirizadas.
Alguém esperava diferente?

Edital do PCdoB

A pedido do PCdoB
PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL
DIRETÓRIO MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ


EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Convenção Eleitoral Estadual – Seção Municipal
A Presidente do Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil neste município, nos termos do seu Estatuto, da Resolução Nacional sobre as Convenções, através da Normatização da Convenção Eleitoral do PCdoB/RJ e da Legislação Eleitoral vigente, CONVOCA seus convencionais, para comparecer e participar da Convenção Eleitoral Estadual, cuja Seção Municipal realizar-se-á no dia 13 de Junho de 2010, às 13h, na Avenida Deputado Alair Ferreira, 59, 2º andar - Turf Club (Altos da Terapêutica - Ao lado do ISEPAM) nesta cidade, para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia:
· Debate sobre a conjuntura política visando às eleições deste ano;
· Eleição dos delegados;
· Assuntos diversos de interesse do partido.

Campos dos Goytacazes, 12 de maio de 2010.

Luis Fernando Crespo
Secretário de Organização do Comitê Municipal do PCdoB-Campos


Endereço: Av. Deputado Alair Ferreira, 59 – sala 105 – Turf Club

Campos já recebeu meio bilhão de reais em royalties e PE em 2010


A Agência Nacional do Petróleo (ANP) depositou, ontem, na conta da Prefeitura de Campos no Banco do Brasil, R$ 151.656.643,88. O valor é referente à Participação Especial (PE) no primeiro trimestre de 2010. São 136.798.363,27 de PE propriamente dita e mais R$ 13.341.714,19 de um parcelamento de uma espécie de auditoria no Campo de Marlin.

Com isso, o total repassado em 2010 chegou a R$ 503.545.185,60 , ou seja, meio bilhão de reais em cinco meses. E ainda falta o repassse mensal (previsto para 20 de maio e que deve ficar em torno de mais R$ 40 milhões.

Confira aqui os repasses anteriores

Secretaria de Meio Ambiente multa a Construsan

Conhecida entre os construtores de Campos como a "favorita", a empreiteira Construsan foi multada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por "promover aterro em área de preservação permanente". A notificação (ver abaixo) está na página 4 do Diário Oficial de hoje.

ViaCabo deixa Blog quatro dias fora do ar

Desde a tarde do último domingo este Blog não é atualizado por causa de um defeito no modem. O problema só foi sanado agora há pouco, depois de trocar o modem e após seis reclamações registradas no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa, a visita de um técnico e a ida do assinante (eu) à sede da empresa para trocar o modem pifado por um novo.
A pane ocorreu na tarde de domingo e imediatamente comunicada à Viacabo pelo telefone 2101.7000 e gerou primeiro protocolo (7193890), atendimento não concluído. Tentei de novo (7193898) e a atendente garantiu que o sinal estaria restabelecido em 24 horas.
Na segunda-feira, início da tarde e com o sinal ainda sem acesso à Internet, liguei de novo. Novo protocolo (7197418) e nova promessa: sinal normalizado em 30 minutos. Outra frustração, nova reclamação e mais um protocolo (7200406) e foi marcada uma visita técnica para o dia seguinte (terça-feira), com minha ressalva explícita que só poderia ser após as 17h.
Nada feito e nova reclamação (protocolo 72008807) e foi informado que o técnico compareceu às 15h, ou seja, duas horas antes do combinado. Nova visita agendada para o dia seguinte, após às 17h.
Já na quarta-feira, mais de 72 horas sem sinal, em dois minutos o técnico dignosticou que o modem estava "travado" e eu teria que levar o modem "travado" à sede da Viacabo para ser trocado.
Trocado o modem o sinal ainda não estava restabelecido. Novo telefonema e novo protocolo (7219604), durante o atendimento o sinal foi FINALMENTE normalizado.
O desabafo acima é para ajudar a Viacabo, uma empresa que tem a grade de programação de TV que me interessa, o sinal de Internet que atende às minhas necessidades, tem bons e educados técnicos, mas o SAC (Serviço de Atendimento do Cliente) é uma merda!.