sexta-feira, 21 de maio de 2010

Mônica Simões


Será enterrado daqui a pouco, às 15h, no Cemitério do Caju, o corpo da publicitária Mônica Simões, que morreu ontem, aos 48 anos, depois de perder a luta contra um câncer no pulmão. O velório está sendo realizado numa das capelas em frente ao Cemitério do Caju.

Conheci Mônica, com seu bom humor e energia invejáves, lá pelos anos 80, quando ambos trabalhávamos na Folha da Manhã. Uma amizade que, mesmo à distância, resistiu ao tempo.
Boa viagem, Mônica.

Uennf

Por iniciativa dos deputados Rodrigo Neves (PT) e Alcebíades Sabino (PSC), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) pode ganhar mais um “n” e virar Universidade Estadual do Norte e Noroeste Fluminense.
A informação sobre a apresentação do projeto propondo a mudança foi do próprio Rodrigo Neves, que esteve em Campos ontem.

Troca-troca

A empresária Rosana Juncá já assumiu a Coordenadoria Regional de Educação. A indicação é do deputado Federal Arnaldo Vianna, e com isso, o pessoal ligado ao deputado Wilson Cabral (PSB), que mandava na área, e entra a turma do PDT.

Candidatura Verde

O Partido Verde (PV) trabalha o nome do advogado e ex-presidente da OAB local, Andral Tavares Filho, para concorrer à Prefeitura de Campos em 2012. No partido há quem defenda um teste nas urnas ainda este ano, quando Andral deve disputar uma vaga na Assembléia Legislativa.

Ausente

Nenhum representante da Prefeitura de Campos compareceu à 2ª Conferência. Nem o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo, que constava na programação como um dos expositores.

Presentes

Dos 17 vereadores, três participaram da Conferência de Controle Social do Setor Público: Nelson Nahim, Odisséia Carvalho e Jorge Rangel.

Controle Social na Mercearia Campista


A turma da Mercearia Campista (Álvaro Marcos, Vitor Menezes, Gustavo Oviedo e eu), marcou presença na Conferência de Controle Social do Setor Público e gravou um programa especial no Plenário da própria Câmara Municipal com os convidados Aurélio Lorenz, Luiz Mário Concebida e Roberto Moraes.
O programa vai ao ar a partir de segunda-feira, às 19 e 22h na MultTV (canal 8 da ViaCabo)


Bom começo




Aos poucos, porém com firmeza, parte da sociedade civil está acordando da longa noite em que mergulhou na confortável conformidade ou na cooptação tácita patrocinada com os generosos recursos dos royalties do petróleo. Ontem à noite, o Observatório de Controle Social do Setor Público (OCSP) realizou a primeira parte de sua 2ª Conferência, com objetivo de debater o futuro dos royalties. Cerca de 120 pessoas participaram do evento na Câmara Municipal de Campos.
O Observatório é o primeiro fruto do Movimento Nossa Campos (MNC), lançado no último dia 28 de março e já tem prevista para junho a segunda parte da Conferência, ocasião em serão apresentadas propostas de trabalho.
O evento foi coordenado pelo diretor geral do Observatório, Aurélio Lorenz e contou com a participação de painéis apresentados pela reitora do Instituto Federal Fluminense (IFF), Cibele Daeir, pelo deputado estadual Rodrigo Neves (PT), além de Geraldo Coutinho, presidente regional da Firjan, da coordenadora do Centro de Pesquisas da Universidade Cândido Mendes (Cepecam), Denise Terra e o pró-reitor de relações institucionais do IFF, Roberto Moares.
Pela primeira vez, em muitos anos, teve-se conhecimento, em Campos, de pessoas e instituições preocupadas em fiscalizar os gastos com os recursos finitos dos royalties. E não só acompanhar as prioridades na escolha dos setores que vão receber os recursos, mas também os preços e qualidade das obras.
É um bom começo para uma cidade que parecia estar dormindo em berço esplêndido pago pelos milhões que compram o silêncio explícito dos coniventes e a resignação tácida dos que se acham puros de mais para envolver-se.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Odete na Blogosfera

A professora Odete Rocha está de volta à blogosfera. Confira aqui:


Cabral dispara, Garotinho fica atrás de Gabeira

Do site da Band (aqui)
Sérgio Cabral (PMDB) lidera as pesquisas para o governo do Rio de Janeiro com 41% das intenções de voto. O pré-candidato e atual governador do Estado subiu 3 pontos percentuais de janeiro até maio, segundo pesquisa Vox Populi/Band divulgada nesta quarta-feira.
Em segundo lugar vem Fernando Gabeira com 19% dos votos. O pré-candidato do Partido Verde subiu um ponto de janeiro a maio. Anthony Garotinho (PR) tem 18% das intenções de voto. Ele caiu dois pontos em cinco meses.
Votos brancos e nulos somam 14% no Rio de Janeiro e 8% dos entrevistados disseram não saber em quem vão votar para o governo do Estado.O pré-candidato com maior índice de rejeição é Garotinho – 35%. Gabeira está em segundo com 23% e Cabral aparece com 11%.
Para a Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) lidera as pesquisas no Rio de Janeiro com 35% das intenções de voto, seguida de José Serra (PSDB) com 22% e Marina Silva (PV) com 11%. Brancos e nulos chegam a 14% e 17% dos entrevistados ainda não têm candidato para a Presidência.
A pesquisa Vox Populi/Band foi feita entre os dias 8 e 11 de maio, quando foram entrevistadas 800 pessoas. A margem de erro é de 3.5 pontos percentuais. A pesquisa foi protocolada no TRE/RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) no dia 10 de maio com número 31.566/10 e no TSE (Tribunal Superior Eleitora), também no dia 10 de maio, com número 11.323/10.

É hoje!



Hoje, às 18h30, na Câmara de Vereadores, o Movimento Nossa Campos e o Observatório de Controle Social promovem a II Conferência de Controle Social, tendo a aplicação e a fiscalização dos royalties como tema.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Em busca de doadores de medula óssea

A pedido

CARTA EM BUSCA DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA

Niterói, Maio de 2010
PREZADOS FAMILIARES e AMIGOS:
Estamos empenhados em movimentar algumas campanhas em busca de um doador de medula óssea ou de um cordão umbilical para nosso filho Leonardo, hoje com 32 anos, portador de aplasia de medula óssea. As campanhas não são apenas para um paciente, pois o maior intento é aumentar o número de doadores no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), de modo que toda e qualquer campanha é benéfica a qualquer doente, respeitando-se a listagem e a ordem de inscrição.
Entretanto, enquanto as campanhas não se iniciam, escrevemos esta carta e pedimos aos que residem em cidades que tenham postos de coleta, que se preparem para ser um doador. Convidamo-nos, além disso, a visitar a página da AMEO – ASSOCIAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA, na Internet, muito elucidativa e criteriosa:
www.ameo.org.br . Lá vocês encontrarão os endereços em todas as grandes cidades brasileiras onde poderão fazer a doação, além de todas as informações indispensáveis ao processo. Não é necessário e nem possível fazer a coleta direcionada a algum paciente.
Quem estiver grávida e quiser e puder doar o cordão umbilical do bebê, SEM CUSTO, poderá receber toda a orientação. O cordão umbilical tem a vantagem de não se exigir compatibilidade total: 70% já atendem ao processo. Infelizmente, gratuitamente essas doações só estão sendo feitas no Rio de Janeiro, aqui no Brasil. Reitero: na página da AMEO vocês encontrarão todas as preciosas informações.
Confiamos na generosidade de todos e pedimos que divulguem esta mensagem. Abaixo, esclarecemos nossas ascendências familiares na esperança de que assim haja maior facilidade de se encontrar um doador compatível.
Desde já, agradecemos a colaboração que puderem dar e nos colocamos à disposição para o que se fizer necessário:

Carlos Orlando Yucif Maia e Rita Maria de Abreu Maia
Contatos:
cymaiari@gmail.com ou ritabreumaia@gmail.com
21-26092906

Ramos familiares:

Assis Maia – que se estabeleceram no Norte Fluminense. Os MAIA vindo do Norte de Portugal e os ASSIS de Minas Gerais.

Yucif – libanês Said Yucif, também estabelecido pelo Norte Fluminense. Família aparentemente pequena.

Perlingeiro – vindo da Itália e indo para Santo Antonio de Pádua, de onde se espalhou para o Rio de Janeiro, e cidades do Norte e Noroeste Fluminenses.

Abreu – vindo da Ilha da Madeira, estabeleceu-se por todo o Norte Fluminense, realizando casamentos consangüíneos com Perlingeiro e Picanço.

Conferência Local do Controle Social confirmada para dia 20

O Movimento Nossa Campos - MNC e Observatório de Controle do Setor Público - OCSP convidam todas as entidades civis organizadas e demais interessados na articulação de um movimento de controle dos poderes públicos locais, a participar da II Conferência Local de Controle Social: Royalties em Campos – balanço e perspectiva, na próxima quinta-feira dia 20/05, às 18h30, no auditório da Câmara de Vereadores de Campos (antigo Fórum), localizado na Rua Alberto Torres, 334, Centro.

O evento visa além do balanço crítico do uso dos recursos dos royalties no município, a discussão sobre a necessidade da regulação local dessas receitas, já que é quase um consenso de que muito foi desperdiçado pela ausência de controle, participação e planejamento – o que acabou por produzir a imagem do Estado do Rio como uma espécie de "buraco negro" onde os recursos públicos desaparecem, imagem essa que, sem sombra de dúvida, ajudou a impulsionar o fenômeno da chamada "Lei Ibsen".

O MNC e o OCSP são frutos de um projeto de extensão da UENF, coordenado do Cientista Político Prof. Dr. Hamilton Garcia, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Candido Mendes (UCAM), empresários & sindicalistas locais, associações de categorias & comunitárias, que vêm construindo o desafio de rearticular a sociedade campista em torno do debate político acerca do controle social.

Tem-se como premissa que a legalidade democrática de um bom governo deve estar associado a mecanismos de controle social. Nessa perspectiva, busca-se a criação de organismos institucionalizados de ação que propiciem uma educação praxista para a cidadania política, permitindo que o exercício do controle social sobre o governo local crie uma cultura de participação política efetiva, levando à sociedade civil a reflexão sobre a realidade municipal e debater as possíveis resoluções, mediante a realização de conferências e implementação de mecanismos de ação.

Por isso, todas as forças sociais e políticas sadias da cidade estão convocadas a se fazerem presentes nesta II Conferência Local de Controle Social com sua avaliação e suas propostas.
IIª Conferência Local de Controle Social: Royalties em Campos – balanço e perspectiva

Despesas da PMCG superam em R$ 30 milhões as receitas em abril

Pelo segundo mês consecutivo, a Prefeitura de Campos gasta mais do que arrecada. Segundo os dados publicados hoje (aqui) no portal da "transparência" entraram nos cofres municipais cerca de R$ 94 milhões e saíram R$ 125 milhões. Mas o saldo contunua positivo. Até o final do ano passado o superávit era de R$ 313 millhões (veja aqui), com menos R$ 30 milhões de abril, o caixa ainda guarda cerca de 280 milhões.
No entanto, o mês de maio vai fechar em alta. No último dia 12 a prefeitura recebeu R$ 151 milhões de Participação Especial (aqui) e áté o final de semana embolsa mais ou menos outros R$ 40 milhões por conta dos royalties pela produção de óleo e gás no mês de março.
Clique na imagem para ver melhor mas vai continuar sem saber ( no quadro das despesas) quem recebeu os recursos.


Mercearia na Copa do Mundo







segunda-feira, 17 de maio de 2010

E nós, vamos ficar de braços cruzados?

Foto:Antônio Leudo/Secom/PMCG

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado André Lazaroni (PMDB), realizará audiência pública sobre o rio Paraíba do Sul e um estudo de transposição que vem sendo feito pelo governo de São Paulo. A reunião, que amanhã, às 14h, no auditório Senador Nelson Carneiro, prédio anexo do Palácio Tiradentes, tem como objetivo debater os rumos do projeto e seus possíveis danos à região do Vale Paraíba. “O ex-governador José Serra iniciou um trabalho de identificação de novos mananciais de água para o abastecimento público nos próximos 30 anos.
Por conta disso, estaria sendo feito um estudo sobre a transposição do Rio Paraíba do Sul. Diversas entidades do Vale do Paraíba, então, têm se reunido, desde o ano passado, para combater a proposta. Apesar de ser apenas um estudo, a situação tem deixado a população apreensiva, afinal isso atingirá diretamente o crescimento econômico da região, afetando também a produção rural e industrial”, afirmou Lazaroni.
Do Blog do AndréPinto (aqui) e Ascom da Alerj (aqui)

Acidente deixa 4 feridos na Bacia de Campos

Um acidente envolvendo uma embarcação usada no trabalho de exploração de petróleo na Bacia de Campos deixou quatro tripulantes feridos na tarde desta segunda-feira (17).
A empresa OGX, do empresário Eike Batista, responsável pela operação, informou que o acidente ocorreu após um teste de rotina. Segundo a empresa, dois tripulantes estão em estado grave.
"Após um teste de rotina da baleeira (embarcação) para atendimento à legislação internacional, houve a queda da mesma no mar, ocorrida durante a operação de retirada da baleeira da água", diz a nota divulgada pela empresa.
Duas aeronaves fizeram o resgate dos feridos. Em nota, a empresa informou que os feridos foram levados da plataforma para um hospital. As atividades foram interrompidas para que sejam apuradas as causas do acidente.
Matéria completa no G1 aqui.

Desafio


Se Lula tiver êxito na mediação entre o Irã e o resto do mundo na questão nuclear é candidato natural ao próximo Prêmio Nobel da Paz.

A comumidade internacional considerou um avanço o documento assinado hoje, em Teerã, pelo presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, Lula e a Turquia. Pelo acordo, parte do urânio em poder do Irã seria enriquecido na Turquia, como quer os Estados Unidos e Ahmadinejad compromete-se a informar sobre o processo à Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) e a buscar negociar com o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Mas a situação não é tão simples assim. O mundo ocidental teme que o Irã, uma teocracia islâmica comandada por um conselho de aitolás, use a energia nuclear para fins bélicos, principalmente contra Israel e domine uma região milenarmente conflituosa.

Soma-se a isso a política interna do Irã, que é marcada pela intolerância com a diversidade política, cultural e até sexual.

Sensus confirma liderança de Dilma

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, também aparece em primeiro lugar na pesquisa do Instuto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada hoje. Dilma tem 35,7% das intenções de votos e Serra tem 33,2%. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 136 municípios de 24 estados.


Mea culpa

Muito significativo o pronunciamento do deputado Arnaldo Vianna (PDT) agora há pouco na tribuna da Câmara Federal com transmissão, ao vivo, pela TV Câmara.
Chamou a atenção das autoridades federais para uma investigação sobre prostituição em Campos que se arrasta há quase um ano, e repercutiu na Câmara dos Deputados o grave estado em que se encontra a saúde no município. Falou do caos no Hospital Geral de Guarus (HGG), nos postos de saúde, falta de medicamentos, confusão na marcação de consultas, médicos mal remunerados e crise com acadêmicos.
Até aqui palmas para o deputado.
Só que Arnaldo se esqueceu de dizer que, de 1997 a 2008, ele e seu afilhado Alexandre Mocaiber, ambos médicos, foram prefeitos e secretários de saúde deste mesmo município e, portanto, por mais incompetentes que possam ser a atual prefeita e seu estafe, não teriam condições de deixar a área de saúde como se encontra hoje sem a colaboração efetiva de seus antecessores.
Com todo o respeito.

Estacionamento no Alberto Sampaio vai custar R$ 516 mil

Do Diário Oficial de hoje, página 2:
A Prefeitura de Campos publicou o extrato de contrato com a Gecoplan Engenharia Ltda. "para execução de obra de construção de estacionamento do Parque Alberto Sampaio".
Preço da obra: R$ 516.797,36. Confira o extrato abaixo:



CPI da pedofilia pode ter audiência em Campos

Ao fim do pronunciamento, Arnaldo Vianna ouviu do presidente da sessão, Luiz Couto (PT-BA), que a CPI da pedofilia pode promover uma audiência em Campos. Encaminhamento neste sentido será feito ao presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES).

Arnaldo confirma encontro com Temporão amanhã


Da tribuna da Câmara, Arnaldo confirmou que vai ser recebido, amanhã de manhã, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a quem vai apresentar, segundo ele "um raio x do caos da saúde de Campos".

Arnaldo faz pronunciamento na Câmara, neste momento

O deputado federal Arnaldo Vianna (PDT) está, neste momento, fazendo um discurso da tribuna da Câmara Federal.
Acaba de fazer um balanço do "caos na saúde" e cobrou investigações sobre a rede de pedofilia em Campos. O discurso já dura cerca de 20 minutos.

domingo, 16 de maio de 2010

PV também confirma candidatura de Gabeira ao governo do RJ

No encontro de hoje para lançamento da senadora Marina Silva à Presidência da República e o empresário do Grupo Natura, Guilherme Leal, a vice, o Partido Verde também confirmou o nome do deputado federal Fernando Gabeira ao Governo do Estado do Rio.
O nome de Gabeira eleva o nível da campanha, até agora polarizada entre Cabral e Garotinho, que, como se sabe, têm mais semelhanças que diferenças.
Numa análise superficial, a entrada de Gabeira dá fôlego à cambaleante candidatura Garotinho, uma vez que deve tirar votos de Cabral na cidade do Rio, principalmente na Zona Sul, mas...

Dono da Natura é o vice na chapa de Marina Silva


A senadora Marina Silva foi homologada candidata do PV à Presidência da República, numa festa na casa de espetáculos Rio-Sampa, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Na festa, foi anunciado também o nome do pré-candidato a vice-presidente, o empresário Guilherme Leal, presidente do grupo Natura. A pré-convenção também serviu para anunciar a pré-candidatura do deputado federal Fernando Gabeira ao governo do estado do Rio pelo PV.
A senadora Marina Silva disse que Leal é “um dos empresários mais interessados na questão da sustentabilidade”. Marina disse ainda que o partido está fazendo alianças com empresários e políticos que tenham visão de futuro e interesse nas causas nacionais: “O Guilherme Leal está inteiramente alinhado com os propósitos das questões do século 21”.
O empresário disse que vai se desligar, ainda nesta semana, do Conselho de Administração da Natura. E afirmou que decidiu apoiar Marina Silva “muito antes que ela me escolhesse para ser seu vice na chapa”.

Com informação do site R7 e Agência Brasil