quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ibope: Dilma abre vantagem de 12 pontos sobre Serra

Pesquisa Ibope divulgada agora há pouco no JN, considerando os votos válidos (sem os nulos e indecisos)
Dilma - 56
Serra - 44

Foram ouvidas 3010 pessoas e a pesquisa foi registrada no TSE com o número 36476/2010.

Serra agredido na Zona Norte do Rio

Do Portal G1
A assessoria do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse que o restante da agenda do tucano no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (20) foi cancelado após ele ser atingido por um objeto no calçadão de Campo Grande, bairro da Zona Oeste, durante caminhada. O evento teve um princípio de confusão quando partidários do tucano se encontraram com simpatizantes do PT. Após ser atingido, Serra foi levado para uma clínica em Botafogo, onde passou por exames, e foi liberado.

Mais informações aqui no G1.

José Dirceu pede direito de resposta no programa de Serra, e Paulo Preto no de Dilma





Personagens virtualmente presentes na campanha eleitoral neste segundo turno, o ex-deputado e ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu e o ex-diretor da estatal paulista que cuida de estradas, Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, querem deixar deixar de ser apenas citados para aparecerem, em carne e osso no horário eleitoral gratuito.
José Dirceu, é um dos réus num processo em curso no STF no cas conhecido como "escândalo do mensalão" e Paulo Preto é acusado pela candidata do PT, Dilma Rousseff, de ter desaparecido com R$ 4 milhões da campanha de Serra.
Os dois foram ao TSE pedir direito de resposta nos programas dos adversários. Confira aqui e aqui no Portal do TSE.

Desarmado buraco-armadilha na ponte da Lapa

O buraco-armadilha resultante de uma obra de reparação na rede de água na descida da ponte da Lapa, conforme denunciando neste Blog aqui, foi finalmente desarmado hoje, com sua cobertura, como aliás, deveria ter sido feito pela concessionária Águas do Paraíba imediatamente após o conserto na tubulação no local.
Os pedestres agradecem.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Marcelo Lessa lança livro amanhã na FDC


O promotor de Justiça Marcelo Lessa Bastos lança amanhã, dia 20, às 18h no foyer da Faculdade de Direito de Campos, seu livro " Processo Penal e Gestão da Prova". 
(clique na imagem/convite para mais detalhes)

Pesquisa Vox Populi mostra Dilma 14 pontos à frente de Serra

Do G1
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 57% dos votos válidos -- que excluem os brancos, nulos e indecisos -- contra 43% de José Serra (PSDB),  segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira (19) pelo portal iG. A pesquisa foi realizada de 15 a 17 de outubro. Na sondagem anterior, realizada de 10 a 11 de outubro, a petista registrava 54% dos votos válidos contra 46% do tucano.
Consideradas as intenções de votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma aparece com 51% das intenções de voto contra 39% de Serra. De acordo com o Vox Populi, 4% dos entrevistados se declararam indecisos, e os brancos e nulos somaram 6%. Na pesquisa anterior do instituto, Dilma tinha 48% dos votos totais contra 40% de Serra. Os indecisos somavam 6%, e os brancos e nulos eram 6%.
A pesquisa tem margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. O instituto ouviu 3 mil pessoas para o levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 36193/2010.
O levantamento do Vox Populi analisou o voto religioso. Conforme o instituto, Serra tem 44% das intenções de voto entre o eleitorado evangélico, ante 42% de Dilma. Entre os entrevistados que se declararam ateus, Dilma tem 49% ante 36% de Serra. Entre os que se disseram católicos praticantes, Dilma tem 54% contra 37% de Serra e, entre os não praticantes, 55% contra 37%.
Segundo o Vox Populi, 89% dos entrevistados declararam estarem decididos sobre em quem votarão no dia 31 de outubro e 9% afirmaram que ainda podem trocar de candidato. Entre os eleitores de Dilma, 93% se dizem decididos -- 89% entre os de Serra.

Blogueiros no Açu

Blogueiros de Campos e São João da Barra estiveram hoje pela manhã no canteiro de obras do Complexo Portuário do Açu e foram ciceroneados pela assessora de imprensa na LLX, Simone Fraga.
Mais informações sobre a visita aqui no Urgente, postado por Vitor Menezes; aqui no Blog do Paulo Noel; aqui no "Estou procurando o que fazer"; aqui no Roberto Moraes e aqui no Blog do André Pinto.
                                                                                             Foto:Gustavo Oviedo


                                                   Foto:Gustavo Oviedo
   
                                                                      Foto:Ricardo André

domingo, 17 de outubro de 2010

Sem temas como aborto e religião, Dilma foi melhor no debate

Sem tocar nenhuma vez no tema aborto ou religião, os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra encerraram agora há pouco o debate promovido pela Rede TV! e Folha de S.Paulo.
Bem mais tranquila que do debate da Band, a petista, ao meu ver, se saiu melhor. Dilma saiu na frente sobre as relações perigosas entre Serra e o ex-assessor Paulo Preto, que teria desaparecido com R$ 4 milhões da campanha.
Sem os fantasmas de ter defendido o aborto (em 2007) e recuado na campanha e das denúncias na Casa Civil, Dilma, acredito, se saiu melhor.

Editora José Olympio vai lançar obras inéditas de José Cândido de Carvalho

O caderno Prosa & Verso do jornal O Globo, de ontem, publicou uma ampla matéria sobre o legado de escritores que deixaram livros inacabados, correspondências e outros documentos em poder de familiares. Na página 2 há um texto sobre o maior autor campista, José Cândido de Carvalho, e a notícia de que a Editora José Olympio pretende publicar o livro "O Rei Baltazar", que José Cândido morreu sem concluí-lo mas que foram encontradas várias versões para o fim do romance, além de contos inéditos.
Leia o texto:

José Cândido de Carvalho

Nos últimos anos de vida do escritor José Cândido de Carvalho, o meio literário especulava quando afinal seria lançado seu novo romance, do qual já se conhecia o título — "O Rei Baltazar" —, mas cuja conclusão vinha demorando mais que o esperado. Autor de um dos maiores sucessos da literatura brasileira, o romance  "O Coronel e o Lobisomem", Cândido de Carvalho morreu em 1989 sem concluir a obra, de que desde então não se teve mais notícia. No acervo que ele deixou ao morrer, porém, a filha Laura recentemente encontrou várias versões do livro que estão sendo cotejadas para que afinal ele seja publicado. O romance sairá pela José Olympio, que nos últimos anos tem editado toda a obra de José Cândido. Além do romance, o arquivo tem contos inéditos, cartas, várias fotos de reuniões de escritores e intelectuais, uma biblioteca de centenas de volumes e pastas com recortes de artigos e crônicas publicadas em jornais e nunca reunidos em livro. O conjunto é guardado no apartamento de Laura, em Ipanema, e já foi visitado nos últimos anos por alguns estudiosos da obra de Cândido de Carvalho, mas ainda está por ser analisado em detalhe.
— Não tenho condições e nem a competência profissional para dedicar a esse material o tempo e a energia que ele merece. Isso seria trabalho para pesquisadores e técnicos da área — afirma Laura.
Na correspondência do escritor, há, entre outras coisas, cartas de tradutores e editores estrangeiros de "O Coronel e o Lobisomem"; de Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda cumprimentando-o pela posse na Academia Brasileira de Letras; do poeta Mário Quintana apresentando sua própria candidatura à ABL, e ainda cartas de recomendação de políticos e intelectuais indicando pessoas para vagas na Funarte e RioArte, instituições que o escritor presidiu, respectivamente, de 1976 a 1981 e de 1982 a 1983.

Dilma e Serra têm hoje mais uma chance de ampliar o debate além da pauta religiosa

Hoje, a partir das 21h10, na Rede TV!, os dois candidatos que disputam a preferência de 135 milhões de eleitores para administrar, pelos próximos quatro anos, um país com 190 milhões de habitantes e que é uma das 10 maiores economias do Planeta, têm mais uma chance de ampliar o debate à altura das complexidades que espera o vencedor da eleição de 31 de outubro.
Até aqui, este segundo turno tem sido uma disputa de hipócritas, alimentada pelos marqueteiros e suas pesquisas de opinião e que estão resumindo a pauta a um debate falso moralista sobre aborto e união civil entre pessoas do mesmo sexo. Parece que apenas esses dois temas são os problemas que o(a) futuro(a) presidente(a) vai enfrentar a partir de janeiro de 2011.
Tanto Dilma quanto Serra se mostram reféns da pauta religiosa. Mas não é só isso: são reféns não de dogmas mas de correntes atrasadas e conservadoras de denominações religiosas, sendo que muitas delas estão mais preocupadas com a Terra do que com o Céu, tanto que têm partidos políticos e grandes bancadas parlamentares.
É lamentável que os dois candidatos considerados modernos (guardadas as diferenças e semelhanças), com biografias de resistência à ditadura e ao obscurantismo se curvem à redução do debate e, assim, dão sua contribuição para atrasar ainda mais o país quando retrocedem no tempo e na história voltando a subjulgar o Estado à Igreja.
Resta saber, como todo o respeito,  quem é mais hipócrita, os "religiosos" que sabem o que realmente pensam Serra e Dilma ou os candidatos quando abdicam da laicidade do Estado para garantir os votos dos inocentes eleitores ainda suscetíveis às sugestões de padres de pastores?


Garotinho também mantém seu PR neutro em relação ao segundo turno

O ex-governador Garotinho, eleito o deputado federal com maior votação no Estado do Rio (cerca de 700 mil votos), mas que ainda depende de confirmação da Justiça para tomar posse, decidiu manter o Partido da República (PR) neutro no segundo turno da eleição presidencial. Confira aqui no Blog do Garotinho.
Sobre o assunto, leia o que escreveu em O Globo de hoje o jornalista Ilimar Franco, na coluna Panorama Político (página 2):

Deixaram Garotinho esperando no altar

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) foi procurado pelas campanhas de Dilma Rousseff e José Serra. Nenhum dos lados se comprometeu colocá-lo no palanque.Sua eleição para a Câmara está em suspenso até o julgamento da Lei da Ficha Limpa. Petistas  cariocas acham que o apoio não compensa o desgate de ter uma foto de Dilma ao lado de Garotinho. Adversário do ex-governador, o grupo que controla o PMDB do Rio também quer distância.

Carta aberta aos presidenciáveis

Carta aberta aberta aos presidenciáveis

Os jornalistas brasileiros, legitimamente representados pela FENAJ e os seus 31 Sindicatos filiados, vêm a público reivindicar dos candidatos à Presidência da República que se comprometam com as bandeiras da democratização da comunicação e com a defesa do Jornalismo como bem público essencial à democracia, e dos jornalistas como categoria profissional responsável pela efetivação do direito da sociedade à informação.
Há no país uma ação permanente patrocinada pelos grandes grupos de comunicação para desqualificar o Jornalismo, confundindo propositadamente a produção de informação com entretenimento, ficção e mera opinião. Igualmente, a categoria dos jornalistas sofre ataques à sua constituição e organização.

Por isso, mais uma vez, os jornalistas brasileiros afirmam a defesa da regulamentação da profissão e conclamam a futura ou futuro presidente a apoiar a luta pela aprovação das Propostas de Emendas Constitucionais (PECs), em tramitação no Congresso Nacional, que restituem a exigência da formação de nível superior específica para o exercício do Jornalismo.

Nossa categoria entende que a luta pela regulamentação da profissão e pela democracia da comunicação é de interesse público. Baseada nesta compreensão, pede a continuidade da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) como instância democrática e plural de discussão e deliberação das políticas públicas para o setor.

Afirmamos a necessidade de o governo brasileiro dar sequência às decisões da 1ª Confecom, destacando como prioridade a criação do Conselho Nacional de Comunicação como instância deliberativa, do Conselho Federal de Jornalistas (CFJ) e do Código de Ética do Jornalismo assim como a aprovação de uma nova e democrática Lei de Imprensa para o país.

Os jornalistas brasileiros têm a certeza de que o futuro ou futura presidente da República comprometer-se-á com a construção desse grande projeto nacional porque significa a defesa da Liberdade de Expressão e Imprensa e da democracia no Jornalismo, na Comunicação e no Brasil. 

FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas

Brasília, 15 de outubro de 2010.

PV e Marina ficam "neutros" no segundo turno

Do Blog Marina presidente (aqui):


Por 88 votos a 4, a Plenária Nacional do Partido Verde decidiu que a legenda não prestará apoio a nenhum dos candidatos que disputam o segundo turno da eleição presidencial.

A defesa da independência foi feita por dirigentes partidários, como José Luiz Penna e Alfredo Sirkis, respectivamente, presidente e vice-presidente do PV, pela senadora Marina Silva e por Guilherme Leal, que compuseram a chapa verde à Presidência da República.
Fernando Gabeira, que falou como representante dos candidatos aos governos estaduais, destacou a importância de que Marina e o partido caminhem juntos nesta etapa da disputa eleitoral.
Gabeira e Sirkis ressaltaram que os militantes do PV poderão se manifestar individualmente, se assim o desejarem, a favor de um ou outro candidato, mas não poderão falar em nome do partido ou usar símbolos partidários quando declararem seu voto. 

PF apreende em SP, 2,1 milhões de panfletos falsos da CNBB contra Dilma

A Polícia Federal apreendeu neste domingo (17) na gráfica no bairro do Cambuci, em São Paulo, folhetos que relacionam a presidenciável Dilma Rousseff, do PT, à defesa da descriminalização do aborto.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, a busca e a apreensão foram feitas a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, a PF encaminhará ao TSE um relatório referente ao caso.
Paulo Ogawa, pai de Alexandre Takeshi Ogawa, proprietário da Editora e Gráfica Pana, disse ao G1 que os agentes da Polícia Federal chegaram na gráfica por volta das 6h deste domingo e deixaram o local por volta das 15h. Ogawa disse que foram apreendidos somente os panfletos impressos, segundo ele, sob encomenda da Diocese de Guarulhos.
“Eles (PF) vieram com um mandado de apreensão para aquele material especifico da Diocese de Guarulhos. Eu prestei depoimento, mas no nosso caso está tudo tranqüilo. Foi uma encomenda feita pela Diocese de Guarulhos, tem carta deles, tem uma carta do Dom Luiz Gonzaga, então é de total responsabilidade deles”, afirmou Paulo Ogawa.

Atualização às 21h41 -

Dona da gráfica é filiada ao PSDB

Já passava das 2 da manhã desse domingo. Na porta da gráfica Pana, no Cambuci, um grupo de 50 a 60 pessoas seguia de plantão – para evitar a distribuição dos panfletos ( supostamente encomendados pelo bispo católico de Guarulhos)  recheados de mistificação religiosa e de ataques contra a candidata Dilma Rousseff. Mais um capítulo da guerra suja travada nessa que já é a mais imunda eleição presidencial, desde a redemocratização do Brasil.
Na internet, durante a madrugada, outro plantão rolava: tuiteiros, blogueiros e leitores de todo o Brasil buscavam informações sobre os donos da gráfica, e sobre as possíveis conexões deles com o mundo político.
Stanley Burburinho (ele mesmo!) e Carlos Teixeira fizeram o trabalho. Troquei com eles algumas dezenas de mensagens. E essa apuração colaborativa levou à descoberta: uma das sócias da gráfica Pana é filiada ao PSDB, desde 1991!
(Leia mais no Blog da Dilma aqui)