quinta-feira, 9 de junho de 2011

Souad Moussallém

Estou sem atualizar o Blog há mais tempo do que gostaria, mas mesmo em recesso, de vez em quanto dou uma passada por aqui para ver como as coisas andam.
Hoje ao passar os olhos na lista de Blogs, a notícia da morte de Souad Moussallém no Blog do Félix Manhães (aqui) me surpreendeu e principalmente, entristeceu.
Quando Souad formou-se em Jornalismo eu já era repórter da extinta e TV Norte Fluminense e não foram poucas as vezes em que ia para as ruas comigo e equipe em busca de matérias. Ela dizia que tinha sido minha “foca”, mas era mais uma de suas muitas gentilezas. Com o fim do estágio nos vimos poucas vezes, mas sempre era um reencontro carinhoso.
Foi de Souad que ganhei de presente de fim de ano a autobiografia de Gabriel Garcia Marquez, “Vivi para Contar”, que tornou-se para mim um guia para a vasta e maravilhosa obra do escritor colombiano. Eu tinha tentado e desistido de ler “Cem anos de Solidão”, o livro que deu o Nobel de Literatura ao Gabo, mas só consegui entender a saga dos Buendía e de sua mágica Macondo após a leitura da autobiografia. A partir daí li quase tudo que consegui encontrar de Garcia Marquez e sempre sou grato, muito grato a Souad por ter me aberto esta porta para o mundo do realismo fantástico de Garcia Marquez, mais do que nunca um refúgio para nos salvar da vida real.
Um abraço em Makhoul e em toda a família.