terça-feira, 13 de novembro de 2012

CABRAL CONVOCA PROTESTO PRÓ-ROYALTIES PARA DIA 26, NO RIO



O Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, marcou um protesto contra a aprovação da nova lei de distribuição dos royalties do petróleo no dia 26. A assessoria de imprensa do governo do estado confirmou as informações. A concentração será na Avenida Rio Branco, no Centro, próximo à Candelária, a partir das 14h. Ainda não há informações sobre o destino do passeata.
Mais no G1, incluindo uma estimativas de perdas para o Governo do Estado. (aqui)

ATENÇÃO EMPREITEIROS: PMCG EMBOLSA AMANHÃ MAIS R$ 161 MILHÕES

A informação é da Folha on line, da repórter Josli Matias:


PMCG EXONERA NOVE PROFESSORES, A PEDIDO, NUM ÚNICO DIA


Nove professores foram exonerados a pedido pela prefeita num único dia. As portarias, de números 1790/2012 a 1798/2012 estão no Diário Oficial da última sexta-feira, dia 9, página 2 (aqui).
Se a PMCG paga tão bem assim aos seus professores, como alardeou a prefeita na campanha pela reeleição, porque a evasão de profissionais concursados?

(imagem apenas ilustrativa)

VEM AÍ A 7ª BIENAL DO LIVRO DE CAMPOS


Começa no próximo dia 23 (e vai até 02 de dezembro) a 7ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes. Os homenageados desta edição são Jorge Amado, Luiz Gonzaga e os campistas Alberto Lamego e Osório Peixoto.
Uma programação eclética traz a Campos intelectuais como frei Betto (autor de "Batismo de Sangue", entre outros), Muniz Sodré, Marina Colassanti e Affonso Romano de Sant`anna, além de formidável Gilberto Gil, Elba Ramalho e Rildo Hora. Confira abaixo as atrações e programe-se.

Programe-se:




segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ZÉ DIRCEU: "VOU LUTAR MESMO CUMPRINDO PENA"



Do Blog do José Dirceu (aqui)
Dediquei minha vida ao Brasil, à luta pela democracia e ao PT. Na ditadura, quando nos opusemos colocando em risco a própria vida, fui preso e condenado. Banido do país, tive minha nacionalidade cassada, mas continuei lutando e voltei ao país clandestinamente para manter nossa luta. Reconquistada a democracia, nunca fui investigado ou processado. Entrei e saí do governo sem patrimônio. Nunca pratiquei nenhum ato ilícito ou ilegal como dirigente do PT, parlamentar ou ministro de Estado. Fui cassado pela Câmara dos Deputados e, agora, condenado pelo Supremo Tribunal Federal sem provas porque sou inocente.
A pena de 10 anos e 10 meses que a suprema corte me impôs só agrava a infâmia e a ignomínia de todo esse processo, que recorreu a recursos jurídicos que violam abertamente nossa Constituição e o Estado Democrático de Direito, como a teoria do domínio do fato, a condenação sem ato de ofício, o desprezo à presunção de inocência e o abandono de jurisprudência que beneficia os réus.
Um julgamento realizado sob a pressão da mídia e marcado para coincidir com o período eleitoral na vã esperança de derrotar o PT e seus candidatos. Um julgamento que ainda não acabou. Não só porque temos o direito aos recursos previstos na legislação, mas também porque temos o direito sagrado de provar nossa inocência.
Não me calarei e não me conformo com a injusta sentença que me foi imposta. Vou lutar mesmo cumprindo pena. Devo isso a todos os que acreditaram e ao meu lado lutaram nos últimos 45 anos, me apoiaram e foram solidários nesses últimos duros anos na certeza de minha inocência e na comunhão dos mesmos ideais e sonhos.


José Dirceu
Publicado em 12-Nov-2012

JOSÉ DIRCEU: LIVRE NA DITADURA E PRESO NA DEMOCRACIA


Como o mundo dá voltas. Em 1969, José Dirceu de Oliveira e Silva era um dos mais destacados líderes da juventude que enfrentava o regime militar. Foi preso no fracassado congresso da UNE em Ibiuna (SP). Era a época dos sequestros dos embaixadores e Dirceu e mais 14 prisioneiros foram trocados por Charles Elbrick, dos Estados Unidos. O sequestro foi arquitetado, entre outros, pelos jornalistas Franklin Martins e Fernando Gabeira. Na foto acima, José Dirceu se destaca entre os libertados ao mostrar orgulhosamente as algemas.
Em Cuba, Dirceu passou por uma plástica que lhe alterou as feições, mas não tardou a voltar ao Brasil com nome falso: Carlos Henrique, que se estabeleceu no interior do Paraná onde viveu cerca de 10 anos como um pacato comerciante. Num dia 1979, quando saiu a anistia aos presos políticos, Carlos Henrique contou a mulher que era, na verdade, José Dirceu e partiu para São Paulo onde retomou a luta política.
Poucos anos depois foi um dos pilares da fundação do PT, um dos mais combativos deputados na oposição aos governos Sarney, Collor e nas CPIs daqueles anos. Foi ele, também, o principal articulador da transição do PT intransigente, que perdera três eleições para o Planalto para o PT aberto a coligações que acabou levando Lula ao poder em 2002.
Dirceu caiu em desgraça tendo usufruído apenas pouco mais de dois anos do poder que tanto buscou. Hoje ele foi condenado pelo STF a 10 anos e 10 meses por chefiar a quadrilha do mensalão. Justo ou injusto o resultado deste imblóglio deixa um gosto amargo na boca de minha geração que aprendeu a admirar José Dirceu e José Genoíno.
 
Será que a política tem que, necessariamente feita assim?

(Com informações da memória da leitura de livros como "A didatura envergonhada" e " A ditadura Escancarada" de Élio Gáspari e "Notícias do Planalto". de Mário Sérgio Conti, entre outros.