quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

PETROBRAS DESCOBRE MAIS PETRÓLEO NA BACIA DE CAMPOS





A Petrobras informa que descobriu uma nova acumulação de petróleo em reservatório do pós-sal, em águas ultraprofundas da Bacia de Campos (RJ). 

A descoberta foi feita pelo poço 4-MLS-105D-RJS, informalmente conhecido como Mandarim, que está localizado no campo de Marlim Sul, a cerca de 126 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em profundidade de água de 1.874 m. 

A acumulação ocorre em reservatórios arenosos, de idade eocênica, a aproximadamente 2.965 m de profundidade. Estimativas preliminares indicam uma coluna de hidrocarboneto de aproximadamente 100 m, com qualidade de petróleo similar ao produzido no campo de Marlim (13 a 16 graus API). A previsão é que os testes para avaliar a produtividade do reservatório sejam concluídos em 2013.

O poço está localizado em área próxima à plataforma P-56, que opera atualmente no campo de Marlim Sul, onde já há estrutura instalada de produção e de escoamento, o que permitirá acelerar sua entrada em produção, que poderá ocorrer no ano de 2014.

Informações:
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312 
Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623 
Fax: 55 (21) 3224-3251 
imprensa@petrobras.com.br

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

CHICO ALENCAR NA POSSE DE GILSIMAR EM ITAOCARA

As informações são do Blog de Erik Schunk (aqui): o ex-cortador de canas, Gilsimar Gonzaga já tomou posse na prefeitura de Itaocara com a presença de centenas de pessoas. O deputado federal Chico Alencar e o dirigente do Psol de Campos, Erik Schunk estão presentes.




NECO ESTÁ TOMANDO POSSE EM SJB

A posse do novo prefeito de São João da Barra, Neco, está sendo transmitida, ao vivo, pela SJB webtv (aqui). A ex-prefeita Carla Machado, ouve o discurso de posse sentada.

Foto: Reprodução TV/Internet

PAES ASSUME SEGUNDO MANDATO NO RIO



Eduardo Paes (ao lado dos filhos, do governador Sergio Cabral e do vice-governador, Luiz Fernando Pezão), festeja a posse para um segundo mandato. Será o prefeito do Rio num quadriênio de megaeeventos: Jornada Mundial da Juventude e Copa das Confederações (2013), Final Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016.


Alexandre Durão/ G1

ACM NETO ASSUME DE SALVADOR

ACM Neto (DEM-BA) assumiu hoje a prefeitura de Salvador. Neto do lendário cacique baiano Antônio Carlos Magalhães, o novo prefeito soteropolitano representa que o "carlismo" não morreu com líder na Bahia.

PT DE VOLTA A SAMPA

Alex Vieira/Futura Press/Estadão Conteúdo


O PT está de volta ao comando da maior cidade brasileira. O ex-ministro da Educação, Fernando Haddad tomou posse agora há pouco na Câmara Municipal de São Paulo.

EDSON BATISTA É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA

                                                                             Reprodução TV


Por 21 votos a 4 foi eleito o vereador Edson Batista (PTB) para presidir a Câmara pelos próximos dois anos. Magal, Maria Auxiliadora e Gil Viana completam a chapa.

PEDRINHO CHERENE EMPOSSADO EM SFI

A foto da posse de Pedro Cherene Filho, em São Francisco de Itabapoana é do blog do Paulo Noel (aqui), que tramsmite a cerimônia em tempo real e com mais eficiência que a Câmara de Campos.

ROSINHA E CHICÃO JÁ EMPOSSADOS

Chicão e Rosinha já estão para um segundo mandato de quatro anos.
Fotos: reprodução TV.



OBS.: A transmissão via TV Litoral continua péssima.Sem áudio e com imagens ruins. Tá na hora de profissionalizar as transmissões do Legislativo. Taí uma missão para o próximo presidente, que será ou está sendo eleito neste momento.

Atualização às 18h19 - Somente agora a transmissão da TV Litoral conseguiu estabilizar o sinal e garantir o som.. Neste momento está sendo realizada a eleição para a Mesa Executiva. Duas chapas concorrem.

COMEÇOU A SESSÃO DA CÂMARA


Começou a sessão da Câmara.A transmissão da TV ainda é precária e está sem som.

Nildo Cardoso (Presidente) e Alexadre Tadeu (Secretário) até a escolha da nova Mesa, daqui a pouco.
Atualização às 17h46 - Nildo Cardoso já prestou o juramento de posse mas a transmissão está péssima. Falta o som e as imagens estão ficando frisadas.

POSSE EM CAMPOS DAQUI A POUCO

A cerimônia de posse da prefeita, vice e dos vereadores terá transmissão ao vivo pelo sistema de televisão da Casa, através da TV Litoral (canal 23 para os assinantes da ViaCabo).

PREFEITO DO PSOL FAZ CAMINHADA ANTES DA POSSE

Com 44% dos votos válidos, Gelsimar Gonzaga é o primeiro filiado ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) eleito para um cargo no Poder Executivo. Ele é o novo prefeito de Itaocara, pequena cidade do Noroeste Fluminense com 23 mil habitantes. Gelsimar é ex-cortador de cana e ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itaocara.
A posse de Gelsimar será hoje às 19h, depois de uma caminhada pelas principais ruas da cidade, "simbolizando a chegada do povo ao poder", informa uma assessor do novo prefeito que, entre outras iniciativas já anunciou a redução do próprio salário e a escolha dos secretários pela população.
O médico e sanitarista Erik Schunk, que foi candidato do PSOL à Prefeitura de Campos no ano passado, é amigo de Gelsimar e confirmou presença na posse do colega de partido.

PREFEITA E VICE TÊM 10 DIAS PARA PUBLICAR LISTAS DE BENS



A prefeita Rosinha Garotinho e o vice-prefeito Chicão de Oliveira terão 10 dias, a partir da posse hoje, para publicarem no Diário Oficial do Município as suas declarações de bens e, atualizar os dados todos os anos, até o dia 30 de abril, coincidindo com o prazo para apresentação da Declaração de Rena Pessoa Física. É o que diz o artigo 64 da Lei Orgânica Municipal.
No início do mandato passado, a prefeita publicou e Blog reproduziu (aqui). A publicação saiu em 11/01/2009.


PRESERVAR É PRECISO

Dois exemplos de imóveis que precisam ser preservados em Campos: a casa onde viveu Barcelos Martins, médico humanista e prefeito que morreu de ataque cardíaco nos primeiros dias após o golpe militar de 1964 é uma jóia da arquitetura e está sempre ameaçada pela especulação imobiliária devido à sua excelente localização, na Rua Barão de Miracema, perto da Rua Tenente Coronel Cardoso. A outra é o palacete construído pelo usineiro Victor Sence nas proximidades do Liceu. 




01/01/2013 - RAV
Na Barão de Miracema, a casa foi morou Barcelos Martins, morto em 1964, quando era prefeito de Campos é uma jóia rara
                                                                                                                      

Palacete da família de Victor Sence é uma das mais belas residência de Campos. Rua Voluntária da Pátria com Gil de Góis

                                                                         

SEPULCRO CAIADO E CARO

O canal Campos-Macaé, belo cartão postal de Campos, está, neste primeiro dia do ano de 2013, especialmente fedorendo. A obra cara (o orçamento começou com R$ 18 milhões e sabe-se lá quanto custou) enfeitou a área com aqueles arcos bem iluminados, mas esqueceu-se(?) do principal, que era a dragagem do centenário canal.


                                                                                                                                                              01/01/2013 - RAV

                                                                                                                                                                                           01/01/2013 - RAV
O resultado previsível é que o esgoto doméstico depositado continua assoreando o canal e como a água não tem para onde escoar a catinga é insuportável. Quem passa de carro com as janelas fechadas e ar condicionado ligado não percebe que a obra que o encanta não passa de um sepulcro caiado.

MEMÓRIA DEMOLIDA


Rav - 01012013
Rua Voluntários da Pátria, ao lado da pracinha da Rua Primeiro de Maio: duas casas demolidas ao mesmo tempo
Rav - 01012013
 Rua Voluntários da Pátria (perto do Shopping 28), outro imóvel demolido para construção de novo edifício

Rav - 01012013
Rua Formosa, quase em frente ao Colégio Eucarístico: Terreno da casa antiga vai estacionamento ou mais um espigão


Já é prática na cidade ocorrerem demolições de casas antigas em épocas de feriados prolongados como Natal, Ano Novo e Carnaval. Neste não foi diferente e, em pelo menos três áreas da zona nobre da cidade, nas imediações da Pelinca, foram derrubadas pelo menos quatro dessas casas: três na Rua Voluntários da Pátria (Jaca) e uma da Tenente Coronel Cardoso (Formosa).
Por enquanto não se sabe se as casas são tombadas pelo patrimônio histórico, até mesmo porque não existe um catálogo com fotografias e informações sobre os imóveis que não podem ser demolidos ou modificados. Fica aqui uma sugestão ao Conselho Municipal de Cultura e ao órgão similar que cuide do assunto, para que sejam publicadas na Internet fotos desses imóveis para que a população ajude a fiscalizar.
Mais que uma tendência, a verticalização na área urbana é uma necessidade para atender a demanda por novas moradias. No entanto é preciso bom senso para harmonizar a nova cidade com a preservação da memória.
A Prefeitura de Campos não pode manter-se num silêncio criminoso enquanto a memória é demolida na surdina dos feriados.

Atualização às 13h14 - Segundo Christiano Abreu Barbosa, do Blog Ponto de Vista (aqui) mais uma casa foi demolida. Confira:

Mais uma casa, menos uma casa

Mais uma residência no Parque Tamandaré cederá lugar à crescente verticalização da cidade em sua área nobre. A bola da vez é o sobrado que durante anos foi a casa da família de Fábio Abud, colunista social e apresentador de TV. Ele fica localizada na esquina das ruas Mariano Brito e Ari Barroso, bem ao lado da Pelinca, próximo ao Posto Brasa.
Recentemente a casa do arquiteto Francisco Leal, quase em frente, foi vendida e está dando lugar ao edifício residencial Triumph Residence, conforme foi anunciado aqui em maio. A transação da venda do imóvel da família de Fábio Abud foi feita pela Habitare, conduzida por Silvio Paes Júnior.

POSSE EM CAMPOS SERÁ ÀS 17H



01/01/2013 - 11h30 - rav
Até agora há pouco não havia nenhum nenhum sinal, no prédio da Câmara Municipal de Campos, da cerimônia, logo mais, às 17h, da prefeita Rosinha e do vice, Francisco Oliveira, para mais um mandato de 4 anos e dos 25 vereadores.
De acordo com o artigo 11 da Lei Orgânica, quem vai presidir a sessão é o vereador mais votado, o ceramista Nildo Cardoso (PMDB), que teve 6.639 votos e é um dos quatro integrantes da bancada de oposição ao governo municipal. Deve caber a Nildo empossar prefeita e vice e depois presidir a eleição para a Mesa Executiva.
Nildo volta à Câmara como o mais votado: 6639 votos
Para os que tentam evitar que um oposicionista dê posse à prefeita, é bom ler o artigo 11 da Lei Orgânica, copiado agora do site da Câmara (aqui):


SEÇÃO III
DA INSTALAÇÃO E DA POSSE
Art. 11 - Os Vereadores tomarão posse no dia 1º de janeiro do primeiro ano de cada legislatura, em sessão solene presidida pelo Vereador mais votado pelo povo, entre os presentes, qualquer que seja o número desses, cabendo ao Presidente prestar o seguinte compromisso:
“Prometo cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal,
observar as leis, desempenhar o mandato que me foi confiado e trabalhar pelo progresso do
Município e bem-estar de seu povo”.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

MEGASENA DA VIRADA VAI PAGAR R$ 244 MILHÕES




Encerradas as apostas, a Mega-Sena da Virada vai sortear prêmio recorde de R$ 244,7 milhões às 20h desta segunda-feira (31), de acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF). O concurso é o 1.455 e o sorteio será em São Paulo e transmitido Segundo o banco, foram arrecadados R$ 640.548.924,00 em apostas. Somente nesta segunda-feira  foram mais de R$ 103 milhões em apostas.
O estado de São Paulo foi o campeão de registro de apostas, com R$ 202,5 milhões arrecadados. Em segundo lugar ficou o estado de Minas Gerais, com R$ 76,1 milhões arrecadados.
A Mega da Virada não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores da Quina e assim por diante.

Do G1.

FHC DIZ QUE LEVARIA SARNEY PARA UMA ILHA DESERTA


Em sua tradicional participação de final de ano no programa Manhattan Connection, da GloboNews (foi o quinto ano seguido), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso desfilou inteligência e veneno durante toda a entrevista.
Perguntado por Caio Blinder se tivesse que escolher um entre os ex-presidentes vivos (Lula, Sarney ou Collor) para passar 10 anos numa ilha deserta quem escolheria, respondeu, depois de uma gargalhada:
— O Sarney. Pelo menos teríamos tempo para discutir literatura.


MPT QUER CASSAÇÃO DE SELO SOCIAL CONCEDIDO A USINAS, COMO A COAGRO


Da ONG Repórter Brasil (aqui)- 30/12/2012
A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), empresa que também entra nesta atualização, foi agraciada recentemente com o  selo de “Empresa Compromissada” concedido pela Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar. 


Frederico Paes, presidente do grupo, recebeu um certificado da presidenta da República Dilma Rousseff (PT) e do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) em meados deste ano. A Coagro entra na relação devido a flagrante de 2009, quando fiscais encontraram 38 escravos empregados pelo grupo. É justamente por conta de problemas trabalhistas e outras irregularidades que o MPT tem defendido o cancelamento do "selo social" da cana


MPT pede cassação de "selo social" concedido a usinas pelo Planalto

Sete ações civis públicas citam "problemas, falhas, equívocos e fraudes" no processo de certificação e propõem anulação de selo conferido pela Presidência
Por Maurício Hashizume
Ostentado por 169 usinas sucroalcooleiras de todo o país e apresentado solenemente pela Presidência da República (PR) como materialização de um processo exemplar de "concertação social" (envolvendo poder público, patrões e representantes sindicais), o selo de "empresa compromissada" com a melhoria das condições de trabalho no setor da cana-de-açúcar é, segundo sete ações civis públicas protocoladas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), um poço de "problemas, falhas, equívocos e fraudes".

Assinadas pelo procurador do trabalho Rafael de Araújo Gomes, as ações pedem a suspensão imediata da divulgação e do uso do "selo de conformidade" tanto pelo governo federal como por sete empresas "certificadas" que se situam no espaço jurisdicional da Procuradoria do Trabalho em Araraquara (SP). Estão entre as usinas citadas pelo MPT: duas pertencentes ao grupo Raízen - em Ibaté (SP) e Araraquara (SP) -; Irmãos Malosso, em Itápolis (SP); São José da Estiva, em Novo Horizonte (SP); Santa Fé, em Nova Europa (SP); Ipiranga, em Descalvado (SP); e Santa Cruz, em Américo Brasiliense (SP).


Solenidade no Palácio do Planalto: 169 usinas foram certificadas (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR) 
Í
ntegra da matéria (aqui) e posição enviada ao Blog pelo presidente da Coagro, Frederico Paes, quando da publicação da primeira reportagem sobre a inclusão da cooperativa na lista suja do trabalho escravo (aqui).