terça-feira, 1 de janeiro de 2013

MEMÓRIA DEMOLIDA


Rav - 01012013
Rua Voluntários da Pátria, ao lado da pracinha da Rua Primeiro de Maio: duas casas demolidas ao mesmo tempo
Rav - 01012013
 Rua Voluntários da Pátria (perto do Shopping 28), outro imóvel demolido para construção de novo edifício

Rav - 01012013
Rua Formosa, quase em frente ao Colégio Eucarístico: Terreno da casa antiga vai estacionamento ou mais um espigão


Já é prática na cidade ocorrerem demolições de casas antigas em épocas de feriados prolongados como Natal, Ano Novo e Carnaval. Neste não foi diferente e, em pelo menos três áreas da zona nobre da cidade, nas imediações da Pelinca, foram derrubadas pelo menos quatro dessas casas: três na Rua Voluntários da Pátria (Jaca) e uma da Tenente Coronel Cardoso (Formosa).
Por enquanto não se sabe se as casas são tombadas pelo patrimônio histórico, até mesmo porque não existe um catálogo com fotografias e informações sobre os imóveis que não podem ser demolidos ou modificados. Fica aqui uma sugestão ao Conselho Municipal de Cultura e ao órgão similar que cuide do assunto, para que sejam publicadas na Internet fotos desses imóveis para que a população ajude a fiscalizar.
Mais que uma tendência, a verticalização na área urbana é uma necessidade para atender a demanda por novas moradias. No entanto é preciso bom senso para harmonizar a nova cidade com a preservação da memória.
A Prefeitura de Campos não pode manter-se num silêncio criminoso enquanto a memória é demolida na surdina dos feriados.

Atualização às 13h14 - Segundo Christiano Abreu Barbosa, do Blog Ponto de Vista (aqui) mais uma casa foi demolida. Confira:

Mais uma casa, menos uma casa

Mais uma residência no Parque Tamandaré cederá lugar à crescente verticalização da cidade em sua área nobre. A bola da vez é o sobrado que durante anos foi a casa da família de Fábio Abud, colunista social e apresentador de TV. Ele fica localizada na esquina das ruas Mariano Brito e Ari Barroso, bem ao lado da Pelinca, próximo ao Posto Brasa.
Recentemente a casa do arquiteto Francisco Leal, quase em frente, foi vendida e está dando lugar ao edifício residencial Triumph Residence, conforme foi anunciado aqui em maio. A transação da venda do imóvel da família de Fábio Abud foi feita pela Habitare, conduzida por Silvio Paes Júnior.

Nenhum comentário: