sexta-feira, 14 de junho de 2013

STF AUTORIZA INQUÉRITO CONTRA LINDBERGH

Do G1 (aqui)


14/06/2013 19h07 - Atualizado em 14/06/2013 19h08

Ministro abre inquérito para apurar se senador tem vínculo com fraude


Nesta semana, em outro inquérito, Dias Toffoli quebrou sigilo de senador.

Gilmar Mendes (STF) mandou Polícia Federal investigar Lindbergh Farias.






O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes autorizou nesta quinta-feira (13) instauração de inquérito para averiguar se o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) está envolvido em supostas fraudes em licitações quando era prefeito de Nova Iguaçu, entre 2005 e 2010. Nesta semana, em outro inquérito, o ministro Dias Toffoli determinou a quebra de sigilos de parlamentar em investigação sobre o fundo de previdência dos servidores do município.
Ao se defender no processo, o senador Lindbergh Farias argumentou que não cuidava diretamente dos contratos, que as denúncias foram feitas por desafetos políticos e que o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro julgou regular a contratação.
Segundo a Procuradoria Geral da República, no inquérito determinado por Gilmar Mendes, há suspeitas de irregularidades em contratos envolvendo a empresa Rumo Novo Engenharia.
A Procuradoria diz que documentos sobre o contrato com a empresa e depoimento dado pela ex-chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Economia e Finanças de Nova Iguaçu (Semef) Elza Elena Barbosa Araújo evidenciam "indícios de arranjo criminoso para entrega de propinapor contratadas do município."
Nesse depoimento, Elza Elena afirmou que empresas contratadas não executavam serviços e que dinheiro de contratos foi utilizado para "financiamento de campanha eleitoral de Lindbergh Farias e [que] o pagamento de despesas pessoais do então prefeito [foi realizado] com o dinheiro proveniente de caixa dois".

Nenhum comentário: