domingo, 18 de agosto de 2013

AEROMÓVEL E OUTROS MODAIS NO DEBATE SOBRE MOBILIDADE URBANA & CIDADANIA







O urbanista e arquiteto RENATO CÉSAR ARÊAS SIQUEIRA, professor bolsista da UENF, é o convidado desta segunda-feira, 19, para debater Mobilidade Urbana & Cidadania, a partir das 19h na sede do PSOL. Veja abaixo o que pensa, por exemplo, do aeromóvel que a Prefeitura de Campos anunciou para  construir na cidade (confira aqui e aqui):



Modal de transporte:


Em breve começará a operar em Porto Alegre/ RS, o aeromóvel - o primeiro do país, segundo no mundo (o primeiro em Jacarta-Indonésia) - com trecho e horário limitados, sendo 01KM, operado das 10:00h às 16:00h - fora dos horários de "rush/pico", por "operação assistida", apenas nos dias úteis e: de graça!! Com a cautela e a responsabilidade técnica que toda novidade tecnológica recomenda. Ressalta-se, ainda, a intermodalidade com outros sistemas devido a não representar panaceia no assunto mobilidade, que tem no tipo de modal um dos elementos de eficiência, os outros, especialmente são os de gestão do território como o planejamento do controle do uso do solo e da expansão urbana de acordo com o Plano Diretor Participativo.
Ressalta-se ainda, que a implantação em Porto Alegre, está relacionada com o PAC da Copa do Mundo, em caráter experimental, para avaliação, inclusive como "produto de exportação". Contudo, poderá este modal ser uma importante alternativa para a intermodalidade e mobilidade urbana e prestígio da tecnologia e inteligência brasileiras.
Desprezar essa realidade, estudos de impacto/vizinhança/econômicos e avaliação dos riscos, ao que parece, é para poucos, bem poucos.
Abç.,
Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico
professor bolsista UENF

Nenhum comentário: