domingo, 11 de agosto de 2013

UPP E AMNÉSIA OPORTUNISTA




A UPP é uma mentira?


É irresponsável com os jovens do asfalto e do morro tentar dinamitar o projeto das UPPs

RUTH DE AQUINO

09/08/2013 21h08 - Atualizado em 10/08/2013 11h21



Só os ingênuos, sem perspectiva histórica ou com má-fé podem proclamar que a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) é uma enganação para inglês ver. Que jovens de 18 anos de berço esplêndido confundam tudo, até entendo. Mas adultos que sobreviveram aos governos Garotinho e Rosinha (argh!) e à última fase da prefeitura Cesar Maia (argh!) só têm uma desculpa para dizer que a UPP é uma mentira: a pendenga partidária que desmerece tudo que vier de um adversário político. Quando bandeiras de partidos substituem os valores de nossa consciência, a vida e a inteligência naufragam.

Impossível não lembrar – a não ser que sejamos acometidos de uma amnésia oportunista – o pacote dos ex-desgovernos do Rio: a politização da política de segurança do Estado, os pactos sórdidos com traficantes, o descontrole no número de “autos de resistência” (eufemismo para extermínios nos becos por homens fardados), a absurda mortalidade de jovens favelados em brigas de gangues, o abandono total das favelas, que se espalhavam pelas matas e por áreas de risco.

Texto na Íntegra aqui.

Um comentário:

douglas da mata disse...

Tem razão o texto: Agora não temos autos de resistência.

A UPP sofisticou, e ao invés de matar, some com o sujeito!

O desconhecimento, a pobreza conceitual e a "torcida partidária" (denunciada hipocritamente) da "colonista" são de doer os olhos!

Não precisa ser "especialista" em segurança pública (e como técnicos de futebol, agora temos montes deles)para entender que o processo de ocupação militarizada de áreas sempre pobres (porque crime não ocorre no Leblon ou no bairro da "colonista", não é mesmo?) é uma fraude retumbante, tão perniciosa quanto os "acordos", haja vista que só os ingênuos (e os cretinos) que acreditam que a traficância desapareceu dos territórios ocupados!

Novamente, o Estado, em nome de uma política (impossível) de "guerra as drogas" faz a "regulação de mercado".

O objetivo das UPP era um só: favorecer o avanço da especulação imobiliária e dos negócios que resultam dos grandes eventos!

O braço armado da mercantilização da cidade!

Mas esperar que uma idiota destas seja capaz de alcançar isto é um pouco demais, eu sei...