segunda-feira, 16 de setembro de 2013

CULTURA VAI SER TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA

A partir de um requerimento do vereador Rafael Diniz e adesão da vereadora Auxiliadora Freitas, deve ser aprovado na sessão de amanhã um requerimento para realização de audiência pública para debater, na Câmara Municipal, a Cultura no município. Parabéns para ambos.
Veja matéria abaixo no Blog Opiniões.(aqui):




Democracia: Oposição e situação querem audiência para debater cultura na Câmara

Vereadores Rafael e Auxiliadora assinarão juntos o pedido de audiência pública para debater a cultura de Campos entre governo e sociedade na Câmara
Vereadores Rafael e Auxiliadora assinarão juntos o pedido de audiência pública para debater a cultura de Campos entre governo e sociedade na Câmara
Iniciada numa série de entrevistas publicadas na Folha Dois e neste blog, o debate sobre a cultura de Campos vai mesmo gerar uma audiência pública na Câmara, provavelmente na primeira quinzena de outubro, cujo requerimento os vereadores Rafael Diniz (PPS) e Auxiliadora Freitas (PHS) fecharam hoje o acordo de assinar conjuntamente. A previsão é de que seja posto em votação ainda esta semana, mas o equilíbrio entre oposição e situação deve garantir sua aprovação.
Segundo informaram os dois vereadores, cada um deles indicaria três ou quatro nomes, para exporem seus pontos de vista na audiência. Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Auxiliadora indicaria os nomes do governo. Ao blog, ela adiantou estar pensando em Patricia Cordeiro e Maria Helena Gomes, respectivamente presidente e vice da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL); em Orávio de Campos Soares, superintendente de Patrimônio e Preservação; e João Vicente Alvarenga, superintendente do Trianon. Já Rafael garantiu não abrir mão da indicação da oposição dos nomes da sociedade civil:
— Apresentei na quarta-feira (11/09) meu requerimento para debatermos a cultura numa audiência pública na Câmara, como já havia exposto em meu artigo publicado na Folha na sexta (13/09). Hoje, a vereadora Auxiliadora me procurou e disse que também tinha tentado protocolar um pedido de audiência, na quinta (12/09), quando tomou conhecimento do meu. Ela me pediu e não vi nenhum problema de assinarmos conjuntamente. Muito pelo contrário, partindo da situação e da oposição, a Câmara revela seu caráter democrático para discutir a cultura do município. Como não podemos fazê-lo num jogo de cartas marcadas, Auxiliadora indicará os nomes do governo, enquanto nós, da oposição, indicaremos os nomes da sociedade civil, muitos dos quais já têm se manifestado nas entrevistas da Folha.
Para relembrar aqueles que já se pronunciaram publicamente sobre a cultura do município, na Folha e fora dela, confira os links abaixo:
1) Artur Gomes joga pedra na cruz em defesa da arte na cultura pública de Campos
2) Adriano Moura — O artista não é apenas uma vítima na cultura de Campos
3) Deneval Azevedo: “Estão traindo a cultura de Campos”
4) Arthur Soffiati: “Desde 1989, a cultura de Campos é populista e autoritária”
5) Cristina Lima: “Concentrar poder na cultura de Campos é temerário”
6) José Sisneiro: “O dinheiro da Prefeitura funciona como cabresto”
7) Presidente da FCJOL continua sem esclarecer contratações da banda do marido (Patricia Cordeiro)
8) Todas as vertentes da cultura são atendidas em Campos? “É mentira!” (Antonio Roberto Kapi)
9) Ricardo André: “Cultura no governo Rosinha só a da gastança”
10) Demitido após crítica revela como a Cultura de Campos é por dentro (Cristiano Pluhar)
Já para conferir as posições assumidas no plenário da Câmara pelos próprios edis Auxiliadora e Rafael, basta clicar nos links abaixo:
1) Auxiliadora foca a discussão da cultura no governo passado
2) Cultura com novas discussões (Rafael Diniz)

Nenhum comentário: