segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ENQUANTO ISSO, NA CUMBUCA...


Rafael Diniz: “O que tem nessa cumbuca da cultura?”


Aos 30 anos, o vereador mais jovem da Câmara de Campos, Rafael Diniz (PPS), aponta a falta de transparência do governo municipal, questiona a ausência de um debate amplo sobre a cultura e deixa perguntas no ar. “Fico me perguntando o que tem nessa cumbuca da cultura? O que é que tem dentro, que só certas pessoas podem botar a mão?”, indagou Rafael, que, no último dia 18, viu o seu requerimento solicitando uma audiência pública para debater a cultura ser negado pela bancada governista na Câmara. Em entrevista à Folha, o parlamentar falou sobre seus planos para o futuro e deixou claro que não existe possibilidade de aliança com o deputado federal Anthony Matheus (PR), que estaria flertando com o seu partido. Questionado sobre qual nota o governo Rosinha merece, ele foi direto: “Minha nota é três. Até porque, não podemos passar desse número com a saúde e a educação que temos”.

Folha da Manhã – Na última quarta-feira a bancada governista votou contra o seu requerimento que solicitava uma audiência pública para debater a Cultura na Câmara. Na sua visão, o fez o “rolo compressor” atropelar o debate?
Rafael Diniz – Confesso que fiquei surpreso. O fato de receber apoio da vereadora Auxiliadora, que é membro da bancada governista, me fez acreditar na aprovação deste requerimento, o que infelizmente não aconteceu. Se este governo vem demonstrando sistematicamente problemas com transparência, este fato só confirma esta tendência. Mas, neste caso específico, fico me perguntando o que tem nessa cumbuca da cultura? O que é que tem dentro, que só certas pessoas podem botar a mão?

Folha – Durante a sessão, a vereadora Linda Mara Silva informou que teria tentado marcar um encontro entre a presidente da Fundação Osvaldo Lima, Patrícia Cordeiro, com a bancada de oposição. Houve de fato essa proposta? Os oposicionistas pretendem conversar com Patrícia?
Rafael – Quando a vereadora Linda Mara me perguntou se eu e os oposicionistas aceitaríamos conversar com Sra. Patrícia, eu disse que não haveria problema, até porque eu já tinha apresentado o requerimento da audiência pública, e entendia que este era o melhor espaço para que ocorresse esse diálogo/debate. O que me espanta é o fato deles serem favoráveis a uma conversa interna, mas negarem o debate público.

Folha – Em seu blog “Opiniões”, o jornalista Aluysio Abreu Barbosa informou que os artistas, jornalistas e historiadores ouvidos pela Folha, que desabafaram sobre a política devem ser recebidos pelos membros do estafe municipal. Qual é a sua visão sobre esse debate interno?
Rafael – Todo debate é salutar para o exercício da democracia. O Poder Executivo tem o direito e o dever de ouvir a população e discutir sobre todos os temas, especialmente cultura. Mas isso não pode impedir que nossa Casa de Leis também promova este debate. Nós não podemos nos esquecer que somos a Câmara Municipal, um poder independente, e não mais uma secretaria do governo.

Folha – Em maio você solicitou, ao lado do vereador Fred Machado, informações sobre os gastos com o Carnaval fora de época. Após a bancada governista votar contra o seu pedido de informação, alguém apareceu para listar os gastos com os shows? Você tem noção de quanto foi gasto com o evento?
Rafael – Não, não me responderam nada. Além de me negarem um pedido de informação na Câmara, a Prefeitura até hoje não respondeu oficialmente meus questionamentos. Na condição de representante da população esperava uma resposta. Obtive essas informações muito depois, apenas através dos blogs locais e do Diário Oficial. Vale lembrar que a apresentação da Escola de Samba Vila Isabel custou R$ 100 mil, Unidos da Tijuca custou R$ 80 mil e Grande Rio R$ 90 mil. Tudo isso para dar uma simples volta no Cepop.

Folha – Saindo do campo cultural e entrando no campo político, especula-se nos bastidores que o seu partido, o PPS, pode caminhar ao lado do deputado federal Anthony Matheus (PR), na eleição de 2014. Se essa articulação se concretizar, qual será o seu posicionamento?
Rafael – Sinceramente, ainda não sei nada desta possível articulação. Mas se assim for, buscarei alternativas legais e jurídicas para me afastar deste processo. Nunca caminhei com esse grupo político e não existe nenhuma possibilidade de apoiá-lo, seja agora ou em qualquer futuro.

Folha – Na eleição de 2010 o seu pai, Sérgio Diniz, foi candidato a deputado federal e recebeu mais de 16 mil votos no município. E na eleição de 2014, você pensa em disputar uma cadeira na Alerj ou na Câmara Federal?
Rafael – Hoje isso não está nos meus planos. Todas as minhas energias e esforços estão voltadas para a boa realização do meu mandato de vereador.

Folha – Na tribuna da Câmara, você tem dito que existem dois governos. Um que aparece nas propagandas e outro que pode ser visto nas ruas. Que nota você dá para o governo Rosinha?
Rafael – Além das propagandas, outro fator que me faz crer que realmente há duas cidades são as defesas feitas pelos vereadores governistas na Câmara.  Para a maioria deles, o que existe é uma cidade perfeita com uma população que não reclama de nada.  Já para mim, o que verdadeiramente existe é uma cidade cheia de problemas, com uma população que está sempre questionando. Não existe perfeição, como também não existe nada que seja horrível por inteiro, por isso, minha nota é três. Até porque, não podemos passar desse número com a saúde e a educação que temos.

Folha – Em política é impossível trabalhar sem ter em mente um planejamento a longo prazo. Você pensa em se candidatar à Prefeitura? Dependendo das movimentações do tabuleiro político, essa candidatura pode acontecer em 2016?
Rafael – Pode parecer engraçado, mas muito antes de ser candidato a vereador, desde de criança eu sonho ser prefeito do município. No meu mandato de vereador tenho procurado me preparar, estudar, amadurecer e, principalmente, conhecer cada vez mais minha cidade.  Mas até lá tem muita água para passar debaixo desta ponte. De qualquer forma, caso isso aconteça, quero estar pronto para cuidar de Campos.

Folha – Qual é a sua avaliação sobre a oposição em Campos. Existem muitas divisões internas que impedem um trabalho mais harmonioso?
Rafael – Acredito que nós quatro vereadores oposicionistas temos cumprido bem nosso papel. Dentro da Câmara, posso afirmar que existe um trabalho coeso e de muita união na oposição. Porém, num plano geral de oposição, acredito que há pontos a serem melhorados. Mas, tenho certeza que se dia formos realmente unidos, mudaremos essa história.

Folha – Em recente reunião ao lado do vereador Jorge Magal (PR), a deputada Clarissa (PR) disse que tem muito filho de político fazendo muita besteira por aí. Segundo Clarissa, “não basta ser filho de político. Tem que entender que a política é uma vocação”. Como filho e neto de político, você concorda com a deputada?
Rafael – Concordo plenamente. Em qualquer caminho de nossas vidas temos que ter vocação para segui-lo bem, ainda mais quando se trata de política.

Folha – Após nove meses em uma Câmara dominada pelo grupo governista, com 21 vereadores ao lado da prefeita e apenas na oposição, qual é o balanço que você faz da sua atuação na Casa? Tem colocado em prática mais o estilo do seu pai, Sérgio Diniz, ou o do seu avô, o ex-prefeito Zezé Barbosa? 
Rafael – Procuro cumprir o meu papel, fazendo uma oposição técnica e responsável, sem jamais deixar de respeitar quem quer que seja. Aprendi muito com meu avô e com meu pai. Eles são os meus maiores exemplos de homem na vida pessoal e política. Sem dúvida nenhuma procuro carregar o melhor de cada um. Porém, o que realmente quero é que as pessoas possam conhecer cada vez mais o meu estilo, a minha identidade – Rafael Barbosa Diniz.

Nenhum comentário: