domingo, 1 de setembro de 2013

NOVA EDIÇÃO DE LIVRO DESAPARECIDO DE JOSÉ DO PATROCÍNIO CHEGA ÀS LIVRARIAS EM OUTUBRO


Segundo reportagem publicada do Segundo Caderno de O Globo de hoje, o editor George Ermakoff, da G. Ermakoff Casa Editorial encontrou dois únicos exemplares do livro "Pedro Espanhol", o terceiro e último romance do conterrâneo campista José do Patrocínio: um estava na biblioteca da Academia Brasileira de Letras (ABL) e outro do Real Gabinete Português de Leitura, ambos no Rio de Janeiro. Publicado inicialmente como folhetim nas páginas da Gazeta da Tarde, a última obra de ficção do nosso "Tigre da Abolição" foi vendida em forma de livro em 1884 no balcão do próprio jornal.
Os outros dois romances de Patrocínio estão disponíveis para serem lidos e baixados em formado PDF no portal www.dominiopublico.org.br (ver links abaixo): "Motta Coqueiro ou a Pena de Morte" e "Os retirantes".
Nascido em Campos dos Goytacazes, em 9 de outubro de 1853, filho da escrava Justina e do vigário João Carlos Monteiro, Patrocínio foi, além de escritor, farmacêutico, jornalista e político, além claro, de um dos líderes do movimento que aboliu a escravidão no Brasil.
A segunda edição de "Pedro Espanhol" sai em outubro, 130 anos após a primeira e coincide com as comemorações pelos 160 anos de nascimento de Patrocínio.
Veja as obras de Patrocínio disponível para acesso gratuito:

Motta Coqueiro ou a Pena de Morte (aqui)
Os Retirantes (aqui)

Com informações de O Globo, Wikipedia e pesquisa do blogueiro.

Atualização às 19h34 para correção de texto.

Nenhum comentário: