quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PETROLEIRAS GIGANTES FICAM DE FORA DO PRIMEIRO LEILÃO DO PRÉ-SAL

DA VEJA ON LINE (aqui):

diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard
Resultado decepcionou diretora da ANP, Magda Chambriard, que esperava 40 inscritas (Agência Brasil)
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou, na tarde desta quinta-feira, o número oficial de empresas inscritas para a licitação da área de Libra, do pré-sal. Segundo a agência, onze companhias pagaram a taxa de 2,067 milhões de reais de inscrição para o leilão, marcado para 21 de outubro. Em evento realizado na manhã desta quinta-feira, a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, chegou a afirmar que eram doze as empresas participantes, número que foi corrigido posteriormente.
O interesse frustrou as expectativas do governo, que contava com a participação de, ao menos, 40 empresas. Em menos de uma semana, trata-se da segunda grande decepção do Palácio do Planalto em projetos ofertados à iniciativa privada. O primeiro foi o desinteresse de investidores pelo trecho da rodovia BR-262, que liga o Espírito Santo a Minas Gerais, e que não atraiu consórcios.
Quanto menor o número de interessados no projeto — que é o mais importante do pré-sal —- menores as chances de o governo arrecadar, ainda este ano, o bônus de 15 bilhões de reais com Libra. A ANP, contudo, negou que o número de participantes afetará o bônus, afirmando que os 15 bilhões de reais estão previstos em contrato. O governo conta com, no mínimo, esse valor para conseguir cumprir a meta fiscal deste ano, fixada em 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), ou 110,9 bilhões de reais.

Nenhum comentário: