quinta-feira, 12 de setembro de 2013

TRÊS DOS QUATRO MINISTROS NOMEADOS POR DILMA VOTARAM A FAVOR DOS MENSALEIROS

Decano do STF, Celso de Mello desempata a votação na próxima semana.
Ele é o único remanescente do governo Sarney, que o nomeou em 1989


Foi adiada, mais uma vez, a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre os recursos dos principais condenados no processo do mensalão. O placar está em 5 ministros contra e 5 a favor dos embargos que possibilitaria praticamente um novo julgamento alguns dos réus como José Dirceu, Marcos Valério, José Genoíno e Delúbio Soares.
 Até a sessão de ontem tinham votado, pelo recebimento dos chamados embargos infringentes, os três mais novos ministros da Corte, Luis Barroso, Teori Zavask e Rosa Weber, todos nomeados pela presidente Dilma Rousseff. O quatro ministro indicado por Dilma, Luiz Fux, que também votou na sessão de ontem, já tinha acompanhado o voto do presidente do Supremo e relator da Ação Penal, Joaquim Barbosa. O quarto voto que beneficiou os chamados mensaleiros foi do ministro Dias Tófolly, ex-advogado do PT e advogado-geral da União no Governo Lula.
Com o placar 4 a 2 e a expectativa de votar a favor dos embargos apenas o ministro Ricardo Lewandosky, era dado como também os votos de Gilmar Mendes, Carmen Lúcia e Celso de Mello contra, ficando na dúvida Marco Aurélio. Como postado na nota anterior aqui, o palpite do blogueiro foi pelo placar de 6 a 5 e dependendo do voto de Marco Aurélio, o fiel da balança.
Com a GloboNews transmitindo ao vivo e as togas se agitando mais que de costume alguns ministros exarcebaram na  vaidade e no tempo e o julgamento foi suspenso até a próxima terça ou quarta-feira com o placar empatado. Carmen Lúcia e Gilmar Mendes confirmaram a expectativa e negaram recebimentos dos embargos e Marco Aurélio acompanhou. Celso de Mello, como decano da Corte é sempre o último a votar e, como admitiu ter um voto longo e escrito, deixou para apresentá-lo na próxima semana.
Na bolsa de aposta há quem acredite que Mello, que foi um dos mais duros durante as 53 sessões de julgamento dos reús do mensalão acompanhará, como fez na maior parte do julgamento, o presidente Joaquim Barbosa e, portanto, contra a revisão do caso, enquanto os advogados dos réus, já estariam preparando os embargos contando com o voto de Celso de Mello.
O suspense continua...

A FAVOR DOS EMBARGOS:

Teori Zavasck, terceiro ministro nomeado por Dilma 

Rosa Weber, segunda ministro nomeada por Dilma

Barroso: quarto e último ministro nomeado por Dilma

Tofolly: foi advogado do PT e nomeado por Lula para o STF

Lewandowski, nomeado por Lula, foi revisor do processo do mensalão



CONTRA OS EMBARGOS:

Fux: primeiro nomeado por Dilma. contra os embargos

Barbosa (nomeado por Lula): relator pediu condenação e votou contra embargos

Carmem Lucia (indicada por Lula) votou com Barbosa
Nomeado por FHC, de quem foi advogado-geral, Gilmar também foi contra os embargos


Marco Aurélio, nomeado pelo primo, Fernando Collor, votou hoje contra rever o julgamento




Nenhum comentário: