quarta-feira, 23 de outubro de 2013

MORREU CHICO VASELINA

Morreu hoje de manhã, no Hospital Geral de Guarus (HGG) o ex-líder dos ferroviários e fundador do PDT em Campos, Francisco Pereira da Silva, aos 90 anos. Trabalhista histórico e getulista apaixonado, Chico Vaselina, como era conhecido, foi cassado pelo regime militar de 1964 por sua atuação destacada no movimento sindical e, com o fim da ditadura,  foi anistiado nos anos 80 e ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista, o PDT velho", como gostava de dizer numa referência ao partido quando era liderado pelo governador Leonel Brizola. Chico Vaselina era viúvo, pai de 9 filhos, entre eles o radialista Márcio Pereira.
O apelido "vaselina", nunca o incomodou, pelo contrário. Surgiu como reconhecimento de sua habilidade em costurar com as diferentes correntes do combativo Sindicato dos Ferroviários de Campos. Conta-se que durante as discussões mais acaloradas chamavam Francisco que, em poucos minutos ao microfone conseguia um consenso.
O corpo de Chico Vaselina está sendo velado no Campo da Paz, onde será sepultado às 15h.

Atualização às 19h34 para inserir o texto abaixo, do professor e presidente da Academia Campista de Letras, Hélio de Freitas Coelho, postado no Facebook:

Helio De Freitas Coelho Foi um exemplo de fidelidade ao Trabalhismo, ao Nacionalismo e à Democracia Social. Soube perceber o processo histórico e com grande entusiasmo avançou na direção do Socialismo Democrático com Brizola, num tempo que essa atitude exigia coragem. Foi amigo de meu pai-o histórico trabalhista Edgard Coelho dos Santos- e companheiro de tantos outros no duro e bom combate patriótico,que,de tudo, fica a certeza de que lutou com firmeza pelo povo trabalhador e por seus ideais. Sempre com muita habilidade, espírito conciliador por natureza, foi firme sem perder a ternura, jamais. Meu abraço à Família. Paz!

Nenhum comentário: