quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PSOL PEDE AFASTAMENTO DE JANIRA

Carla Rocha 
Publicado:
Atualizado:
Deputada estadual Janira Rocha pode ser afastada do Psol Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo
Deputada estadual Janira Rocha pode ser afastada do Psol Domingos Peixoto / Agência O Globo
RIO — O PSOL do Rio pediu o afastamento da deputada estadual Janira Rocha de seus quadros. A parlamentar é investigada em processo de quebra de decoro, depois de ser denunciada por reter parte dos salários de seus funcionários, prática conhecida como cotização. Em setembro, o conselho de ética do PSOL abriu o procedimento de investigação contra a deputada.
Nesta terça-feira, Janira depôs na Corregedoria da Assembleia Legislativa do Rio e negou a prática. Ela disse que as contribuições eram voluntárias, feitas por colaboradores de uma corrente do partido, a Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), sem qualquer tipo de coação. Só a Executiva Nacional do partido poderá decidir sobre uma eventual expulsão dela do PSOL.
A nova diretoria do partido, eleita no começo do mês, esperou o fim da licença médica de Janira, em decorrência de complicações de um cirurgia bariátrica, para se posicionar. Em nota a executiva estadual diz reconhecer a atuação da deputada na "luta por direitos dos bombeiros, policiais e dos operários do COMPERJ", mas "nos é forçoso reconhecer que desenvolveu-se no âmbito do grupo político de Janira Rocha, notadamente na relação com o movimento sindical e as práticas partidárias, um processo de degeneração das práticas políticas que tornou a ação desse mandato incompatível com os ideais éticos e políticos do PSOL".

Nenhum comentário: