quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

LÍDER DO PT É XINGADO POR COLEGA EM PLENA SESSÃO DA CÂMARA - VEJA O VÍDEO





05/12/2013 - 16h35

Com estudantes na plateia, deputados batem boca e falam palavrões

Publicidade
DE BRASÍLIA
Mesmo com a galeria do plenário repleta de estudantes do ensino fundamental que acompanhavam a sessão da Câmara desta quinta-feira (5), o deputado Sebastião Bala Rocha (SDD-AP) e o líder do governo na Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), trocaram insultos nos microfones.
"Quando eu fiz uma acusação de fraude do seu Estado vossa excelência agiu de forma desleal... eu vou procurar este discurso e vou reapresentar... Só tenho a dizer uma coisa: graças a minha formação, nunca fui algemado na minha vida", disparou Chinaglia, fazendo referência ao fato de Bala Rocha ter sido algemado em 2004, durante operação Pororoca, da Polícia Federal.
Bala Rocha subiu o tom: "Eu fui injustiçado seu filho da puta". O microfone foi cortado e ele começou a gritar que insultos ao líder do governo. Os dois ficaram se encarando, mas foram separados por colegas.
A confusão começou quando os deputados discutiam um projeto de Decreto Legislativo que firma medidas de cooperação entre Brasil e França contra exploração ilegal de ouro em zonas protegidas. Bala Rocha derrubou a votação da matéria, irritando o colega.
Ao orientar a votação, Chinaglia informou que a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) disse que o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) costurou um acordo sobre o projeto. O petista foi interrompido pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) dizendo que o acordo do ministro foi com a bancada do Amapá e não só com a bancada do PT.
Chinaglia corrigiu Alencar. "Deputado Chico Alencar: eu não disse que o acordo foi com a bancada do PT. Eu disse que a reunião com Carvalho foi a deputada Dalva que relatou. Mas eu tenho visto outros deputados querendo se apoderar do acordo coletivo", disse.
Bala Rocha reagiu: "Como ele jogou indireta... eu não estou me apoderando de nada. Fui relator, conheço a matéria e agi com responsabilidade o tempo todo. Vou obstruir. Peço verificação."
Com o mal-estar, líderes do DEM, PPS e até PMDB pediram que a votação fosse adiada. Após o episódio, Bala Rocha pediu que a Câmara retire os palavrões dos registros da Casa.
Em conversa com jornalistas, Chinaglia afirmou que citou o caso das algemas porque o colega já tinha extrapolado todos os limites. Questionado se pretende levar Bala Rocha ao Conselho de Ética, o petista disse que "tende a perdoar".

Nenhum comentário: