domingo, 8 de dezembro de 2013

MENOS DE 30 DIAS APÓS LEI SANCIONADA, ELEIÇÃO JÁ ACONTECE AMANHÃ

Menos de 30 dias depois de sancionada (ver aqui) a lei 8493/2013, que disciplina o processo seletivo para diretores das escolas municipais, as eleições nas unidades escolares já acontece amanhã.
Que a pressa seja em favor da democracia...

Da Folha on line (aqui):

Após a luta travada pelos profissionais da educação, na próxima segunda-feira acontece em escolas municipais de Campos, a eleição para diretores e vices-diretores. O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe) do núcleo de Campos informou que não considera a eleição efetivamente democrática, mas irá fiscalizar o processo.
As unidades escolares que vão participar terão as aulas reduzidas pela metade, no dia da eleição. Ontem, o material, como urnas e envelopes que serão utilizados na votação foi retirado na secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e encaminhado às escolas.
Segundo a assessoria da prefeitura, o vice-presidente da comissão central do processo eleitoral Ademir Júnior disse que se houver alguma violação, deve ser informada à comissão central. “Os envelopes só podem ser abertos no dia da eleição. Os membros da mesa irão conferir se os envelopes estarão lacrados. Isso tudo constará em ata. Só depois de estar tudo correto, as eleições iniciarão”, contou. Ele acrescentou ainda que a apuração dos votos será realizada nas próprias escolas. No mesmo dia, as urnas e os resultados devem ser encaminhados à Smece.
Poderão votar o servidor que esteja matriculado, lotado e em exercício na respectiva unidade escolar; servidor ter-ceirizado na referente escola; alunos com idade mínima de 12 anos, matriculados e fre-quentadores da unidade escolar; e pai, mãe ou representante legal do aluno. Além disso, devem apresentar documento que confirme sua identidade.
Eleição — A prefeita Rosi-nha Garotinho anunciou que o município de Campos iria realizar até o final deste ano, eleição para diretores de escolas e creches da rede municipal, com formação de lista tríplice.  A secretaria de Educação, Cultura e Esporte, por determinação da prefeita, deu início à preparação do processo. Após a escolha de três nomes pelas escolas e creches, a secretaria de Educação deu início ao processo seletivo para definição dos diretores das unidades da rede municipal.
A eleição para diretores e vice-diretores das escolas é uma antiga reivindicação do Sepe, iniciada no final dos anos 90. De acordo com o sindicato, não houve oportunidade para realizar um trabalho de conscientização junto aos votantes sobre a lista tríplice “que poderia abrir chances para indicações políticas, e não para os mais votados” até porque segundo a entidade, ela tomou conhecimento em pouco tempo e foi convidada para avaliar  e não participar do processo eleitoral.
Sepe vai fiscalizar processo eleitoral
O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), do núcleo Campos divulgou nas redes sociais que quer garantir a democracia da eleição. “As chapas irregulares inscritas fora do período previsto no edital devem ser denunciadas. É preciso ficar alerta para as possíveis irregularidades. O Sepe terá diretores de plantão”, informou a entidade.
A nota ainda informa que  “o respectivo edital que de-flagra o processo seletivo pa-ra preenchimento dos cargos de diretor e vice-diretor de escola em nada contribuem ou fortalecem a gestão democrática, uma vez que tais éditos persistem na pre-valência da vontade da administração pública municipal sobre a vontade dos seus administrados”.
A equipe de reportagem da Folha, tentou contato com diretores do Sepe, mas as ligações não foram atendidas até o encerramento desta edição às 20h10.
(C.B.) (J.N.)

Nenhum comentário: