domingo, 8 de dezembro de 2013

QUASE METADE DOS 31 MIL ACIDENTES ATENDIDOS NO FERREIRA MACHADO EM CINCO ANOS ENVOLVEU MOTOS

Do Portal da Secom/PMCG (aqui):



Por Júlio Tinoco 
Em recente levantamento realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram contabilizados, no Hospital Ferreira Machado (HFM), 6.500 atendimentos de vítimas por acidentes envolvendo automóveis, entre os anos de 2008 e 2012. No mesmo período, foram registrados 14.000 atendimentos por acidentes motociclísticos, 5.600 envolvendo bicicletas e 4.986 atropelamentos. Somadas, as vítimas de acidentes de trânsito atendidas no período no HFM foram mais de 31 mil.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde o Brasil é o 5º país com o trânsito mais violento do mundo e em 2012, a seguradora do DPVAT registrou um crescimento de 39% de indenizações pagas a vítimas de acidentes no trânsito com relação ao ano anterior. Os casos de invalidez permanente representaram 69% do total. 

Marcio José Tavares, 35 anos, foi uma das vítimas da violência no trânsito. Ele perdeu a perna direita após o carro que estava dirigindo ter sido fechado. “O acidente aconteceu no final do ano passado enquanto me dirigia para o município de São Francisco de Itabapoana. Meu carro foi fechado e acabei sendo cuspido do veículo após bater em uma árvore”, disse Marcio que foi atendido na Emergência do HFM, onde passou por cirurgias e teve seu quadro estabilizado.

Marcio está em tratamento no Centro Regional de Reabilitação da FMS e, de acordo com a diretora da unidade, Andrea Franquetto, o paciente está passando por um trabalho de fortalecimento muscular. “Ele está sendo acompanhado por uma equipe interdisciplinar e está em fisioterapia pré-protética, ou seja, após estar em condições ideais vai receber uma prótese de membro inferior”, comentou.
 
— Minha massa muscular aumentou. Estou mais disposto para as tarefas diárias, me apoio em muletas e voltei a dirigir — comemorou Marcio, ao dizer que o tratamento já lhe deu um novo ânimo para vida.

Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Jose Manuel Moreira, é fundamental dar continuidade aos tratamentos para que o indivíduo retome sua autoestima. “No HFM, damos o atendimento de emergência e, depois, de estabilizado, encaminhamos esse paciente para dar sequência ao seu tratamento. Para tal, contamos com serviços de excelência, dentre eles, o do Centro Regional de Reabilitação que, além de recuperar o paciente na parte física, também o recupera na parte emocional, com equipes capacitadas e serviços como o de órteses e próteses”, finalizou.      

Nenhum comentário: