terça-feira, 3 de dezembro de 2013

TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR DA UENF FAZEM GREVE DE 24 HORAS

E-mail recebido da Associação de Técnicos de Nível Superior da UENF:

ESCLARECIMENTOS À COMUNIDADE

Os técnicos de nível superior (TNS) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) decidiram em assembleia fazer uma paralisação de suas atividades por vinte e quatro horas no dia 04/12/2013, devido ao pouco caso com que a Reitoria vem tratando os TNS da UENF. A concentração será na entrada do Hospital Veterinário, a partir das 8 horas da manhã.
A intransigência da Reitoria ao não ter encaminhado ao Conselho Universitário (CONSUNI) proposta dos TNS resultará numa aberração jurídica e administrativa, uma vez que provocará danos irreparáveis ao Plano de Cargos e Vencimentos (PCV) da UENF, mutilando a Lei Estadual 4.800/2006. Os docentes deverão perceber um adicional de dedicação exclusiva (DE) com percentual de 65%. Os técnicos de nível elementar, fundamental ou médio - sob alegação de uma suposta “distorção”, que a cada momento tem um significado diferente - poderão ter reajustes superiores a 60%. Para os técnicos de nível superior, o reajuste indicado é 0% (ZERO)
O que os TNS pleiteiam hoje é o reconhecimento e valorização da carreira de nível superior. A desqualificação da carreira superior é incompreensível para uma universidade que forma pessoal de nível superior. Esse fato inédito, em 20 anos da UENF, revela o caráter contraditório da atual administração da universidade: ao mesmo tempo em que investe na criação de novos cursos de graduação, desqualifica o seu próprio corpo técnico-administrativo de nível superior.
Outro pleito é que não seja desconfigurado um dos pilares da UENF, que é a dedicação exclusiva obrigatória dos docentes (DE), pois a quebra deste princípio poderá fragilizar a excelência alcançada em tão pouco tempo de existência. Todos reconhecem que nossa universidade, com apenas 20 anos, chegou ao patamar em que se encontra hoje graças ao modelo que a tornou diferente das demais universidades do país.
Os técnicos de nível superior (TNS) em 07/11/13 decidiram convidar o Magnífico Reitor a participar de uma reunião com a categoria, para que pudessem ser esclarecidas diversas questões referentes a alterações propostas no PCV, bem como outras solicitações feitas através de ofícios e processos que estão sem resposta. Os TNS esperam que, com este ato público, possam ser ouvidos pelo Magnífico Reitor.
 
Campos dos Goytacazes, 03 de Dezembro de 2013.

ASSOCIAÇÃO DE TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR DA UENF – ATNS
Contatos para esclarecimentos adicionais:
Paccelli Sarmet (22) 99969-3667
Paulo Roberto Moreira - Rogério Castro – Fausto Paes

Nenhum comentário: