quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

BANCADAS, POR PROFISSÃO

Empatados com os PM´s (Alonsimar, Genásio e Gil Viana), os médicos também têm três vereadores: Abdu Neme, Paulo Hirano e Edson Batista. Os jornalistas, que há muito tempo não tinham representação na Casa agora são dois  — Mauro Silva e Alexandre Tadeu —, ambos oriundos da televisão. Os advogados também são dois (Rafael Diniz e Marcão).
Segundo declaração feita à Justiça Eleitoral pelos próprios vereadores na época do registro das candidaturas, outros dois são comerciantes: Magal e Fred Machado, enquanto Nenem é empresário, Fábio Ribeiro declarou-se servidor público municipal e Auxiliadora Freitas, professora. Dois informaram o cargo (vereador) como profissão: D. Penha e Albertinho, enquanto Miguelito e Álvaro César são aposentados. Outros seis (Nildo Cardoso, Jorge Rangel, Thiago Virgílio, Cecilia Ribeiro Gomes e José Carlos e Dayvison Miranda) aparecem no ítem profissão no registro do TRE como "outros". 


PM TEM TRÊS VEREADORES EM CAMPOS



Com a posse, hoje, de Alonsimar de Oliveira Pessanha, primeiro suplente do PTC, a Câmara Municipal de Campos passa a contar, pela primeira vez, com três vereadores oriundos da Polícia Militar numa mesma legislatura. Além de Alonsimar (que assumiu a cadeira de Ozéias, nomeado para chefiar a Secretaria Municipal de Emprego e Renda), fizeram carreira na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro os vereadores Gil Viana (PR) e Paulo César Genásio de Souza (PSC).
Alonsimar teve 2019 votos, Genásio, 3305 votos e Gil Viana, 4328 votos. 

LULA E EIKE VISITAM AÇU

Foto: Carlos Grevei/Ururau.com.br
Ex-presidente,

Lula e Eike Batista visitam Porto do Açu

O presidente do grupo EBX, Eike Batista, esteve hoje vistoriando as obras do Superporto do Açu, em São João da Barra. Ele veio acompanhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa é a primeira visita do empresário este ano ao Superporto. A assessoria da LLX informou que a visita foi de um convite feito ao Lula, desde 2007, quando ele ainda era presidente e, que só agora, pode ser concretizado.
— O ex-presidente Lula e o empresário Eike Batista visitaram toda a área do Complexo, numa visita fechada, sem presença de outras autoridades e a imprensa, de um convite antigo, que só agora pode ser feito — disse a assessoria.
A última visita do empresário ao Superporto do Açu aconteceu em abril, acompanhado pela presidente Dilma Rousseff, quando houve uma visitação em toda área do Porto e visitas a TX1 e TX2, terminais onshore do Superporto onde está sendo aberto o canal com 6,5 km de extensão.
Na época, durante o discurso, a presidente Dilma defendeu a parceria produtiva entre empresas públicas e privadas na exploração do petróleo e no desenvolvimento de novas tecnologias, ressaltando que uma possível parceria entre a OGX e a Petrobras poderá dar relevantes contribuições ao país.
Mas nem tudo são flores pra o grupo EBX, que terá que dar explicações ao Ministério Público Federal e também ao Instituto do Meio Ambiente e a Secretária de Meio Ambiente do Estado devido ao aumento da salinização da água na região do porto.

Texto: Da Folha on line (aqui)
Jane Ribeiro
24/01/2013 17:46

ENTREVISTA FRUSTRADA

Pelo que li no Blog do Saulo Pessanha (aqui), o ex-presidente da Câmara, Nelson Nahim, optou por não polemizar diretamente com os vereadores que estão semeando dúvidas sobre a competência dele na administração da "Casa de Leis". 
Foi criada uma grande expectativa quanto à entrevista  Nahim de ao programa "Folha no Ar", da Plena TV, mas pela pouca repercussão que li até agora a "nitroglicerina" não passou de um inofensivo traque. Pode ser estratégia de Nahim que, sendo alvo do irmão (deputado Garotinho) através dos que chamou de "fantoches", preferiu guardar munição para uma outra hora mais oportuna.
Uma frustração para os que gostam de ver o circo pegar fogo, mas há quem diga que munição é o que não falta.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

NITROGLICERINA PURA?

Do Blog da Coluna (aqui):





Nahim:”fantoches em ação”

O ex-presidente da Câmara Nelson Nahim (PPL) será o entrevistado de amanhã no programa “Folha no Ar”. Principal alvo do grupo governista, Nahim promete esclarecer algumas situações e rebater algumas criticas, que segundo ele, “não passam de inverdades fabricadas com a intenção de denegri-lo politicamente”.
Sobre as acusações feitas pelos vereadores Alexandre Tadeu (PRB) e Thiago Virgilio (PTC), e o atual diretor da casa Avelino Ferreira, Nelson disse: “Os fantoches sempre mudam, mas o homem que os controla continua sendo o mesmo”.
O programa começa às 16h, transmitido pela Plena TV e Continental.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

COAGRO EXCLUÍDA DA "LISTA SUJA DO TRABALHO ESCRAVO"

Frederico Paes, presidente da Coagro, já tinha dito que a inclusão da Cooperativa seria um "terrível equívoco"

A Coagro (Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro) teve seu nome retirado da lista suja do trabalho escravo na última sexta-feira, quando foi divulgada uma atualização extraordinária pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Na lista divulgada no último dia 28 de dezembro, conforme informado aqui no Blog, a Coagro tinha sido incluída na lista por causa de um processo de 2009, quando 37 trabalhadores foram encontrados em situação de trabalho degradante numa fazenda ligada à Cooperativa. Na época, o presidente da Coagro, Frederico Paes, ouvido pelo Blog, disse que acreditava que a inclusão na lista suha deveria ser um "terrível equívoco".
Na madrugada de hoje, Frederico comemorou a nova situação da Coagro que anunciou num comentário no Facebook do Blog:







A partir do link acima chega-se à nova lista, já sem o nome da Coagro. Aliás, a exclusão está no cabeçalho da lista:

"ATUALIZAÇÃO SEMESTRAL EM 28 DE DEZEMBRO DE 2012
MÊS/ANO DE INCLUSÃO NO CADASTRO
Atualização extraordinária ocorrida na data de 18.01.2013 em razão da exclusão do nome do seguinte empregador:
Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro - COAGRO, CNPJ n.º 05.500757/0001-68".

domingo, 20 de janeiro de 2013

"ÓCIO PRODUTIVO" NO RODA VIVA



O sociólogo italiano Domenico De Masi, propagador da polêmica teoria do ócio criativo, ocupa o centro do Roda Viva nesta segunda-feira (21/1). Inédita, a entrevista vai ao ar a partir das 22h.
Autor de livros como Desenvolvimento sem trabalhoA emoção e a regra O futuro do trabalho, De Masi é um dos pensadores mais contemporâneos da era pós-industrial. É dele a máxima de que quanto mais o homem trabalha, mais tempo precioso ele perde. Fã do Brasil, defende que o país tem todas as condições para desenvolver um capitalismo moderno e mais humano. 
Domenico De Masi é professor de Sociologia das Profissões na Universidade La Sapienza, de Roma, e diretor científico da S3.Studium, uma escola de especialização em ciências organizacionais. Nascido em Rotello, na província italiana de Campobasso, graduou-se em direito na Universidade de Perugia e se especializou em Sociologia do Trabalho, em Paris. 
Para esta edição, o programa conta com os seguintes entrevistadores: Ivan Marsiglia (editor-assistente do caderno Aliás, do jornal O Estado de S. Paulo), Antonio Carlos Franchini (presidente da Associação Paulista Viva), Ricardo Antunes (professor titular de sociologia do trabalho da Unicamp), Cláudia Collucci (repórter especial do jornal Folha de S. Paulo) e Paulo Saldiva (professor titular da Faculdade de Medicina da USP e especialista em poluição atmosférica). O Roda Viva também tem a participação do cartunista Paulo Caruso.

Texto: TV Cultura (aqui).

DILMA NA PAREDE


Dilma tem muitos motivos para perder o sono, preocupada com o início do ano legislativo em 5 de fevereiro. Tudo indica que terá dois "aliados" que não merecem nenhuma confiança na direção do Poder Legislativo: Renan Calheiros (AL) no Senado e Henrique Alves (RN) na Câmara, ambos destacados integrantes da ala que representa o que de mais fisiológico no PMDB e na política brasileira.
Se não bastasse, a mesma turma trabalha para fazer do espertíssimo Eduardo Cunha (PMDB-RJ), líder do governo na Câmara.. Cunha é aquele mesmo que já foi presidente da Telerj, presidente da Companhia estadual de Habitação e secretário de Habitação no Governo do Estado durante parte do mandato de Garotinho. Hoje são inimigos (pelo pelo aparentemente).
Além disso, dos 39 deputados do PR (terceiro maior partido aliado de Dilma, depois do PT e PMDB), 27 assinaram um documento apoiando o nome de Garotinho para líder do partido na Câmara. Na verdade o que a cúpula do PR quer é reconquistar o Ministério dos Transportes. Se conseguir, escolhe um líder mais dócil ao Planalto. 

Vamos ser que a fama de durona de Dilma vai ser confirmada ou ela vai ser emparedada por essa turma...

Renan já renunciou à Presidência do Senado após flagrado
 pagando despesas de uma amante com verba pública
Henrique Alves: apoio do vice Michel Temer


Eduardo Cunha tem apoio de Sergio Cabral

Garotinho:usado pelo PR para conseguir Ministério, mas
usa situação para promover candidatura ao governo do Rio