sábado, 19 de outubro de 2013

SINDIPETRO NF DENUNCIA QUE 2OO PETROLEIROS SÃ0 MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO




19/10/2013 - 14:40
O Sindipetro-NF recebeu até às 12h de hoje informações de que em pelo menos 12 plataformas da Bacia de Campos ainda há petroleiros grevistas mantidos em cárcere privado. Nestas unidades, o número de trabalhadores que aderiram à paralisação e querem desembarcar chega a 199.
Este número ainda pode ser maior, uma vez que ainda há plataformas que não enviaram as informações solicitadas pelo sindicato. À medida que novos relatos chegarem, a entidade atualizará no site o levantamento.
O Sindipetro repudia veementemente o comportamento da empresa, que pratica o crime de cárcere privado para manter a produção a todo custo, como denunciado pela entidade à Vara do Trabalho de Macaé e à Polícia Federal.
Hoje pela manhã, o sindicato também orientou que os petroleiros que estão nesta situação façam denúncias na Polícia Civil, pela internet, no link http://www.policiacivil.rj.gov.br/form/denuncia.asp
As informações sobre o cárcere privado e outras ocorrências nas plataformas e demais bases podem ser enviadas para diretoria@sindipetronf.org.br.


Confira a relação das 12 plataformas e o número de grevistas a bordo de cada uma delas:
P-07 - 18
PNA-1 - 20
PPG-1 - 28
P-47 - 15
P-32 - 18
P-09 - 20
P-12 -  9
P-10 - 15
PPM-1 - 8
PNA-2 - 12
P-35 - 10
P-08 - 26

BOA NOTÍCIA DO DIA: LYRA DE APOLLO RECUPERA SEDE COM APOIO DE VOLUNTÁRIOS

Cena do incêndio que destruiu, nos anos 80,  parte do prédio centenário da Lyra de Apollo (foto do Instituto Historiar)

Um guindaste para injeção de laje chamou a atenção de quem passava hoje pela Praça do Santíssimo Salvador  (foto Fabiano Artiles/facebook)



Com ajuda de voluntários, começou hoje a obra de recuperação da laje principal do prédio da Lyra de Apollo. O prédio é de 1912, mas a entidade já tem 143 anos de existência.

Do Portal Uurau (aqui)
Para o presidente da banda, Ricardo Azevedo, ver o prédio sendo reformado é uma vitória. “Lutamos com muito sacrifício e pouco dinheiro. É um prédio tombado, mas não temos nenhuma ajuda de órgãos públicos. Estamos fazendo a obra com recursos próprios”, ressaltou.
O maestro que começou na Lira de Apolo aos 14 anos diz estar feliz com a realização do sonho. “Esperamos que até maio a parte interna fique pronta. Também vamos construir nos fundos um prédio anexo com capacidade para 60 pessoas, e depois pretendemos criar uma associação de amigos para manter o Lira de Apolo”, finalizou.





Veja também aqui.

VINÍCIUS - 100 ANOS

Um dos meus favoritos poemas de Vinícius:

Resta, acima de tudo, essa capacidade de ternura
Essa intimidade perfeita com o silêncio
Resta essa voz íntima pedindo perdão por tudo
- Perdoai!eles não têm culpa de ter nascido...
Resta esse antigo respeito pela noite, esse falar baixo
Essa mão que tateia antes de ter, esse medo
De ferir tocando, essa forte mão de homem
Cheia de mansidão para com tudo que existe.
Resta essa imobilidade, essa economia de gestos
Essa inércia cada vez maior diante do Infinito
Essa gagueira infantil de quem quer exprimir o inexprimível
Essa irredutível recusa à poesia não vivida.
Resta essa comunhão com os sons, esse sentimento
Da matéria em repouso, essa angústia da simultaneidade
Do tempo, essa lenta decomposição poética
Em busca de uma só vida, uma só morte, um só Vinicius.
Resta esse coração queimando como um círio
Numa catedral em ruínas, essa tristeza
Diante do cotidiano; ou essa súbita alegria
Ao ouvir passos na noite que se perdem sem história...
Resta essa vontade de chorar diante da beleza
Essa cólera em face da injustiça e do mal-entendido
Essa imensa piedade de si mesmo, essa imensa
Piedade de si mesmo e de sua força inútil.
Resta esse sentimento de infância subitamente desentranhado
De pequenos absurdos, essa capacidade
De rir à toa, esse ridículo desejo de ser útil
E essa coragem para comprometer-se sem necessidade.
Resta essa distração, essa disponibilidade, essa vagueza
De quem sabe que tudo já foi como será no vir-a-ser
E ao mesmo tempo essa vontade de servir, essa
Contemporaneidade com o amanhã dos que não tiveram ontem nem hoje.
Resta essa faculdade incoercível de sonhar
De transfigurar a realidade, dentro dessa incapacidade
De aceitá-la tal como é, e essa visão
Ampla dos acontecimentos, e essa impressionante
E desnecessária presciência, e essa memória anterior
De mundos inexistentes, e esse heroísmo
Estático, e essa pequenina luz indecifrável
A que às vezes os poetas dão o nome de esperança.
Resta esse desejo de sentir-se igual a todos
De refletir-se em olhares sem curiosidade e sem memória
Resta essa pobreza intrínseca, essa vaidade
De não querer ser príncipe senão do seu reino.
Resta esse diálogo cotidiano com a morte, essa curiosidade
Pelo momento a vir, quando, apressada
Ela virá me entreabrir a porta como uma velha amante
Mas recuará em véus ao ver-me junto à bem-amada...
Resta esse constante esforço para caminhar dentro do labirinto
Esse eterno levantar-se depois de cada queda
Essa busca de equilíbrio no fio da navalha
Essa terrível coragem diante do grande medo, e esse medo
Infantil de ter pequenas coragens.

Ouça o poema na voz de Vinícius:

REVISTAS SEMANAIS (CAPAS)





sexta-feira, 18 de outubro de 2013

GREVE: COORDENADOR DO NF DIZ QUE É HORA DE "MANTER A CALMA E SERENIDADE"


Em entrevista no final da tarde de hoje à Rádio NF, o coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, avaliou que o momento agora da greve dos petroleiros é de manter a calma e a serenidade, priorizando a busca do desembarque de todos os grevistas que continuam sendo mantidos pela Petrobrás a bordo das plataformas.
Ele destacou que, fruto da pressão dos trabalhadores, alguns desembarques começaram a acontecer em locais aonde havia resistência da empresa.  A entidade realizou protesto na Vara do Trabalho de Macaé, manteve audiência com o juiz e, ainda, denunciou o que chamou de cárcere privado à Polícia Federal.  
"Fomos felizes em fazer aquela manifestação na Justiça do Trabalho, ter feito a denúncia de cárcere privado na polícia federal, e aliado a isso, termos orientado a categoria a mostrar a sua insatisfação nas plataformas. Conseguimos desembarcar grande parte dos petroleiros, mas ainda temos trabalhadores que estão a bordo por conta dessa política da empresa de cárcere privado”, afirmou o sindicalista.
José Maria também criticou o corte de comunicação que, de acordo com denúncia de trabalhadores, tem ocorrido em algumas unidades, como a P-53.
Sobre a iminência da data prevista para o leilão no campo de Libra, nesta segunda, 21, o coordenador do NF, afirmou que a categoria seguirá mobilizada para tentar cancelar a venda, e lamentou o anúncio de que até o Exercito será utilizado para garantir a realização do leilão.
“A decisão do governo de chamar o Exército para as ruas do Rio de Janeiro para fazer o leilão é uma demonstração clara de que agente conseguiu mobilizar uma parcela da sociedade. Foi uma atitude muito infeliz essa do governo. Devia ser o contrário. O Exército Brasileiro deveria garantir o patrimônio nacional e foi chamado para garantir a venda do patrimônio nacional. É mais um absurdo nessa loucura que é o leilão de Libra”, protestou.
De acordo com o sindicalista, o movimento seguirá forte para pressionar a Petrobrás a firmar um acordo coletivo justo, onde, inclusive, se comprometa a não aplicar o que prevê o PL 4330, da terceirização, como já vem ocorrendo em algumas áreas.
 Do Sindipetro (aqui)

GREVE DE PETROLEIROS TEM ADESÃO QUASE TOTAL, GARANTE SINDIPETRO



O segundo dia de greve (18) no sistema Petrobras tem a adesão de 90% a 100% da categoria nas unidades operacionais, com a participação de contratados diretos e terceirizados, segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Os trabalhadores exigem a suspensão do leilão do campo de Libra, confirmado ontem pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para ocorrer na segunda-feira (21), além de cobrar avanços nas negociações da campanha salarial.
Com aproximadamente 83 mil trabalhadores contratados diretos pela Petrobras e cerca de 350 mil terceirizados, a categoria também quer a retirada do Projeto de Lei 4.330, do deputado e empresário Sandro Mabel (PMDB-GO), sobre terceirização.
Em São Paulo, os trabalhadores ocuparam o prédio da Petrobras, na avenida Paulista, no período da manhã até as 9h30, com o apoio de militantes de organizações sociais, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Juventude Revolução. A greve ocorre nas refinarias, e terminais, além da malha estadual de distribuição de gás.
“O movimento está crescendo, hoje tivemos a adesão das refinarias de Cubatão e São Sebastião (litoral paulista), o que comprova a insatisfação dos trabalhadores e anseio por fortalecer a luta. Vamos manter a paralisação no final de semana”, afirma o coordenador do Sindicato dos Petroleiros de São Paulo, Vereníssimo Barsante.
Segundo a FUP, a greve conta agora com a adesão também dos petroleiros de Pernambuco, que ingressaram no movimento às 23h de ontem. Na refinaria do Paraná, a greve provocou redução de 15% da produção.


Íntegra aqui no site do Sindipetro NF.

PETROBRAS: MAIS UMA PLATAFORMA ADERE À GREVE



Os petroleiros chegam ao seu segundo dia de greve com  indicativo de fortalecimento do movimento. Pela manhã, fizeram no terminal de Cabiúnas (Macaé) um trancaço que contou com a participação de mais mil trabalhadores.
O balanço do Sindipetro-NF até o início da tarde era de que trabalhadores de 40 plataformas, de 39 de ontem e mais a PPG1 (Pargo), que aderiram a zero hora de hoje, estavam de braços cruzados.
Além disso, petroleiros de PCH-1, que ocuparam o heliponto da unidade no final da manhã , já deixaram o local e conseguiram da empresa o compromisso de que um voo será realizado para desembarcá-los.
O desembarque está programado para o heliporto do Farol de São Thomé nesta tarde. O grupo conta com 27 petroleiros, mas ainda não há informação sobre se todos serão desembarcados.

Com informações e foto do Sindipetro-NF (aqui).

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PETROBRAS DIZ, EM NOTA, QUE PROPÔS REAJUSTE DE 7,68% E QUE NÃO CABE À EMPRESA COMENTAR SOBRE LEILÃO

Nota divulgada hoje pela Petrobras sobre a paralisação:









Foto


A Petrobras foi informada de que a greve que se iniciou hoje (17/10) tem como principais motivadores o leilão de Libra e o Projeto de Lei 4330, sobre os quais não cabe posicionamento da Petrobras.

A companhia tem como prática nesse tipo de mobilização tomar todas as medidas necessárias para garantir suas operações, de modo a não haver qualquer prejuízo às atividades da empresa e ao abastecimento do mercado, sendo mantidas as condições de segurança dos trabalhadores e das instalações da companhia.

Sobre as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2013, a Petrobras realizou uma série de reuniões com as entidades sindicais e apresentou sua proposta ao longo das últimas semanas. Além de uma proposta completa para as cláusulas sociais (relacionadas ao plano de saúde, benefícios educacionais, saúde, segurança, condições de trabalho etc) , a empresa propôs um reajuste de 7,68% e uma gratificação equivalente a uma remuneração, entre outros ganhos econômicos. A Petrobras afirma que está aberta ao processo de negociação com as entidades sindicais sobre o ACT 2013.

SINDIPETRO DENUNCIA PETROBRAS POR NÃO DESEMBARCAR PETROLEIROS EM GREVE



Do Sindipetro NF (aqui)
17/10/2013 - 21:10
O Sindipetro-NF realizou reuniões ampliadas com a categroia, agora no final da tarde, em Campos e Macaé. Nelas, o sindicato passou o resultado da Audiência de Conciliação que ocorreu às 16 horas na 1a. Vara de Trabalho de Macaé. O sindicato fez duas propostas para a Petrobras: o sindicato concordaria com a manutenção das equipes de emergência, caso a Petrobrás reduzisse em 20% a produção em cada plataforma ou que não houvesse punições e descontos por conta da greve. O Juiz deu 24 horas para a Petrobrás analisar as duas propostas, mas a empresa com base na liminar insiste em manter os trabalhadores embarcados.
O Sindipetro-NF repudia veementemente a atitude da Petrobrás de não desembarcar os trabalhadores que estão em greve. A diretoria informa aos petroleiros embarcados, que se não houver soluções por parte da justiça, irá propor encaminhamentos para resolver a questão do desembarque.
Durante a reunião foram repassados informes da mobilização na Bacia e em nível nacional, ocorreram várias propostas para realização de movimentos em terra e foram definidas as tarefas de amanhã. Foi aprovada uma moção de apoio dos petroleiros do Norte Fluminense aos 84 presos políticos no ato realizado em apoio aos professores no Rio de Janeiro. Todos foram enquadrados pela "Nova Lei de Organização Criminosa". O texto da moção diz "Liberdade imediata para todos os presos políticos"

GOVERNO ROSINHA RENOVA, DE NOVO, CONTRATOS DE 2009, DE FORNECEDORAS DE MÃO DE OBRA

 

A Prefeitura de Campos prorrogou, de novo, de vez por mais 30 dias, os contratos com empresas fornecedores de mão de obra, desta vez por mais 30 dias. Os extratos estão na página 5 do Diário Oficial de hoje conforme as ilustrações acima.
Em Agosto (confira aqui), os contratos, que são todos de 2009, já tinham sido prorrogados por 90 dias. Desta vez os extratos de termos aditivos não informam os valores, mas com base na prorrogação anterior, sabe-se que o contrato com a CNS Nacional Serviços Ltda é de R$ 1.476.516,64 por mês; Personal Service Recursos Humanos e Assessoria Empresarial Ltda, R$ 2.494.038,60; Hope Consultoria de Recursos Humanos Ltda. R$ 1.265.968,29 e a Nova Rio Serviço Gerais Ltda, por R$ 1.284.405,91.
A quinta e maior empresa fornecedora de mão de obra para a Prefeitura de Campos, a Angels Serviços Técnicos Ltda, também teve seu contrato (igualmente de 2009) prorrogado em agosto, mais por 12 meses e no valor total de R$ 35.885.914,68, o que dá R$ 2.990.492,89.
Isso significa, só nesses cinco contratos, R$ 9.511.452,10 por mês para contratação de funcionários terceirizados indicados pelos vereadores, partidos aliados...

CABRAL E O PT NÃO CHEGAM A ACORDO E VÃO TER CANDIDATOS PRÓPRIOS

De O Globo (aqui)

Juliana Castro (Email · Facebook · Twitter)
Publicado:
Atualizado:


Pezão, Cabral e Rui Falcão se reuniram no Palácio Guanabara
Foto: Marcos Tristão / O Globo

Pezão, Cabral e Rui Falcão se reuniram no Palácio Guanabara Marcos Tristão / O Globo
RIO - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, se reuniu com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o vice-governador Luiz Fernando Pezão na tarde desta quinta-feira, mas não houve consenso sobre a situação dos dois partidos no estado. O PT não abre mão de lançar o senador Lindbergh Farias e o PMDB quer Pezão na disputa. O desentendimento no terceiro maior colégio eleitoral do país deixa uma tensão na candidatura de reeleição da presidente Dilma Rousseff.
— Discutimos um pouco os eventos aqui no Rio e também insisti muito na importância da aliança do PMDB no plano nacional — afirmou Rui Falcão, após o almoço.

REFORMA DO FERREIRA MACHADO CUSTA MENOS QUE À DO CAMELÓDROMO

                                                                                                                                Foto: Divulgação:Secom/PMCG
No lugar da Unidade de Queimados com heliponto prometido na TV, Rosinha enfeita a fachada





As informações são oficiais, vindas do site da Secretaria de Propaganda: o governo Rosinha está reformando o Hospital Ferreira Machado por R$ 6.740.019,00. Enquanto isso, a Cidade da Criança custa R$ 10.528.918,60 (confira aqui) e a reforma do camelódromo R$ 9.985.938,34. (se não acredita, veja o extrato do contrato aqui).


Leia um trecho do realese da Secom de hoje (aqui):

"De acordo com o presidente da FMS, José Manuel Moreira, o projeto de reforma e ampliação do Hospital Ferreira Machado, orçado em R$ 6.740.019, prevê, além da UTI, da Enfermaria Laranja e do Pronto Socorro Pediátrico que foram entregues, um novo Centro Cirúrgico, com 3 novas salas de cirurgia, reforma e ampliação do Pronto Socorro. “Toda a fachada está recebendo pastilhamento e, em breve, o nosso Pronto Socorro será totalmente reformulado”, disse."

Ou seja, no lugar da ampla reforma prometida durante campanha publicitária na TV em 2011, como lembrou o médico Erik Schunk em seu Blog (aqui), Rosinha está enfeitando o Ferreira Machado com o pastilhamento, o mesmo aliás das escolas e creches reformadas. Cadê a Unidade de Tratamento de Queimados e o heliponto prometidos na propaganda aqui?







RONALDO ASSED HOMENAGEADO PELO TJ

Do Portal do TJ (aqui)  - publicada pela Assessoria de Imprensa em 16/10/2013 18:33 
A Presidente do TJ, Leila Mariano e Ronaldo Assed. Foto: Alexandre Moreira
O desembargador Ronaldo Assed Machado recebeu nesta quarta-feira, dia 16, a Medalha de Honra da Magistratura fluminense. A comenda é concedida aos magistrados que chegam à aposentadoria de forma compulsória, isto é, quando completam 70 anos. A honraria foi entregue pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargadora Leila Mariano.
“Todos nós somos movidos pela esperança, mas ela não pode existir em nós sem a adoção de atitudes para torná-la real. Me dediquei por mais de 30 anos à causa do Direito em um país repleto de desigualdades. Saio desejoso de que o Tribunal de Justiça continue desempenhando seu trabalho”, disse o desembargador.
Ronaldo Assed Machado atuou por 29 anos como juiz da Comarca de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, nas Varas Cíveis, Criminais e da Infância, Adolescente e Idoso. Como desembargador, trabalhou em Câmaras Cíveis e Criminais. Atualmente, o magistrado integrava a 19ª Câmara Cível.

Ver também no Blog do Zé Paes (aqui).

ANP CONFIRMA LEILÃO DE LIBRA PARA SEGUNDA-FEIRA E REFORÇA SEGURANÇA


17/10/2013 - 13h52
Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, disse hoje (17) que a segurança da primeira rodada de licitação do pré-sal será reforçada devido ao risco de haver protestos violentos. Segundo a ANP, a segurança no entorno do Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, onde ocorrerá o leilão, na próxima segunda-feira (21), terá a participação de militares do Exército.
“É obrigação nossa fazer esquema de segurança para todas as rodadas de licitação. Sempre teve esquema de segurança, mas estamos em um período de manifestação no Rio de Janeiro em que há protestos pacíficos acabando em vandalismo. Você acha que eu posso bobear? Temos que preservar [a segurança da rodada]”, disse a diretora-geral, durante a cerimônia de posse do novo diretor da ANP Waldyr Barroso.
As rodadas de licitação de campos de petróleo são criticadas por movimentos sociais e sindicatos como o dos petroleiros, que defendem a volta do monopólio estatal na produção do petróleo e promovem manifestações contra a rodada do pré-sal.
Segundo Magda, mesmo com a possibilidade de manifestações violentas, o leilão está confirmado para segunda-feira. “Não existe nenhuma possibilidade de o leilão ser adiado.”
Matéria na íntegra aqui

GREVE DEIXA 15 PLATAFORMAS PARADAS NA BACIA DE CAMPOS


Antonio Pita, da Agência Estado (aqui)


RIO - Trabalhadores da Petrobrás iniciaram na madrugada esta quinta-feira, 17, greve geral que interrompe, segundo a Frente Única dos Petroleiros (FUP), a produção em plataformas, refinarias, terminais e sedes administrativas da estatal em todo o País. A principal reivindicação dos grevistas é a suspensão do primeiro leilão do pré-sal, no campo de Libra. Segundo a FUP, cerca de 39 plataformas da Bacia de Campos, responsável por 80% da produção da Petrobrás, aderiram ao movimento. A produção está parada em 15 delas.
Dirigentes do Sindipetro comemoram o fechamento dos portões de entrada de Cabúnas, Macaé (foto Sindipetro NF)

Foto: A manifestação agora é em frente a justiça do trabalho de Macaé!!!!!!!!!
Petroleiros protestam em frente ao Fórum de Macaé



´

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

EMPRESA ROSA DE ÔNIBUS GANHA LIMINAR NA JUSTIÇA PARA SUSPENDER LICITAÇÃO NOS TRANSPORTES



Chama-se Rosa, por ironia do destino, a empresa de ônibus que "melou" a licitação para os transportes coletivos de Campos. A empresa de Ônibus Rosa Ltda, de Tatuí, São Paulo, ganhou liminar na 2ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no último dia 7. Rosa é o sobrenome do fundador da empresa, Abel Rosa da Silva, filho e imigrantes portugueses que iniciou o grupo em 1939. Mais sobre a empresa aqui.

Veja abaixo o resumo do processo:

VEJA ABAIXO, NA ÍNTEGRA E AQUI, A DECISÃO DO DESEMBARGADOR JOSÉ CARLOS MALDONADO DE CARVALHO, NO MANDADO DE SEGURANÇA IMPETRADO PELA EMPRESA ÔNIBUS ROSA:




terça-feira, 15 de outubro de 2013

PROFESSORES EXIGEM RESPEITO

DO G1:


15/10/2013 19h26 - Atualizado em 15/10/2013 19h35

Professores fecham parte da BR-101, em Campos, RJ, em protesto

Cerca de 200 professores da rede municipal bloquearam parte do km-67.
A prefeitura ainda não se posicionou a respeito dos pedidos dos docentes.

Letícia Bucker Do G1 Norte Fluminense

Cerca de 200 professores interditaram parte da via. (Foto: Narayanna Borges/InterTv RJ)Cerca de 200 professores interditaram parte da via. (Foto: Narayanna Borges/InterTv RJ)


Cerca de 200 professores da rede municipal de ensino bloquearam parte do km-67 da rodovia BR-101 em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, na tarde desta terça-feira (15). Além do pedido de melhores salários e mais estrutura nas instituições, os professores pedem que a prefeitura tome uma atitude em relação às declarações gravadas por um professor, onde a atual secretária de Educação, Marinéa Abude de Cerqueira Martins, estaria ofendendo a classe. Professores disseram que no arquivo, que está sendo divulgado na internet, haveria um momento em que a secretária ofende e ameaça os manifestantes.

Durante o ato, que de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) durou cerca de 50 minutos, muitos profissionais mostravam faixas com pedidos e protestos contra a atitude de Marinéa.
Apesar da indignação, de acordo com a polícia a manifestação foi pacífica. O trânsito ficou lento no local e a polícia auxiliou os motoristas que se dividiam em uma única faixa. No momento, o trânsito no local já está normalizado.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da prefeitura de Campos informou que vem fazendo todos os esforços necessários para ajudar os profissionais de Educação, mas não comentou sobre a suposta fala da atual secretária de Educação.

PROFESSORES PROTESTAM NA BR 101 E NA SEDE DA PMCG

S


egundo a Polícia Militar (PM), cerca de 200 professores da rede municipal fecharam a BR-101, próximo ao Shopping Estrada na tarde desta terça-feira (15).
Os professores fizeram um acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e só iriam manter a BR fechada por 10 minutos. Após a liberação da rodovia, os profissionais seguiram em caminhada até a Prefeitura de Campos, onde o protestou continuou.
O objetivo da manifestação é chamar atenção das autoridades municipais sobre a pauta de reivindicações do movimento junto ao Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe).
Com informaçãoes de Dulcides Netto
Fotos: Valmir Oliveira

Da Folha on line (aqui)

REAGE, PROFESSOR!

Do portal TERCEIRA VIA:

Data: 15/10/2013 - 00:01:01

Batalha entre professores e Secretária ganha novo capítulo em Campos

Com adesivo nos carros professores alegam que não são idiotas, mas educadores

A Secretária de Educação de Campos, Marinéa Abude, continua sendo alvo de críticas nas redes sociais. Campistas pedem o afastamento dela do cargo desde a semana passada quando um vídeo divulgado na internet registrou a secretária chamando os professores de idiotas.

Desta vez, nas ruas da cidade é possível encontrar adesivos em carros com a seguinte frase: “Não sou idiota, sou educador!”. A fotografia está circulando na internet.  O jornal Terceira Via pediu esclarecimentos à prefeitura sobre a declaração da secretária, mas o órgão não se pronuncia há seis dias.

Nesta terça-feira (15 de outubro) é comemorado em todo o Brasil o dia do professor. Para marcar a data, o comando de mobilização dos educadores de Campos vai promover uma passeata pela cidade.

A concentração será às 15h, no shopping Estrada. A categoria promete fechar a Rodovia BR-101. Os professores reivindicam aumento do piso salarial; acréscimo de 100% no valor do vale refeição; redução da carga horária trabalhista, que é estabelecida em uma lei de 2008; repasse da verba do Fundeb; eleições diretas para diretores de escola; investimento na estrutura física das creches e escolas; além de aumento na qualidade dos materiais didáticos.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CAMELÓDROMO: PAGAMENTO ANTECIPADO FOI PARA PREPARAR ÁREA PROVISÓRIA, DIZ SECRETÁRIO


Ilustrações divulgadas pela SECOM. Na primeira visão pela Rua Barão do Amazonas e, abaixo, pela Rua Formosa

Na última sexta-feira, dia 11, a Secretaria de Comunicação da PMCG, divulgou release com informações sobre as obras de reforma do Shopping Popular Michel Haddad (Camelódromo), inclusive com ilustrações de como deve ficar a área externa. Segundo o texto, o secretário de Obras, Edilson Peixoto explicou também que a antecipação de cerca de R$ 700 mil às empresas Gecoplan e Serven, responsáveis pelas obras, conforme postado aqui no Blog, é referente aos custos de preparação da área no Parque Alberto Sampaio, para onde serão transferidos os feirantes e camelôs.
— Ao todo, estão sendo construídas 573 bancas em uma área coberta de 2.660 metros quadrados.  “Os valores pagos relativos às obras do Shopping Popular são referentes aos serviços necessários à estrutura provisória dos comerciantes, que compreendem construção do galpão, execução de piso em concreto e instalações provisória — disse Peixoto. Veja aqui o texto na íntegra.
Mais sobre o assunto aqui.