quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

NOMEADOS POR DILMA ALIVIAM AS PENAS DA CÚPULA PETISTA

OS VOTOS CONTRA À CÚPULA PETISTA E QUEM OS NOMEOU:

Nomeado por Lula. Barbosa foi relator e votou pela condenação dos petistas tanto no julgamento da ação  quanto dos recursos

Nomeado por FHC, Gilmar Mendes seguiu os votos do relator

Último nomeado por Collor, Marco Aurélio também votou pela formação de quadrilha

Primeiro nomeado por Dilma, surpreendeu e votou contra os petistas

No STF pelas mãos de Sarney, Mello, também votou pela formação de quadriha
Dois quatro ministros indicados pela presidente Dilma Rousseff, três salvaram a pele da cúpula petista do crime de formação de quadrilha  e que, agora poderão cumprir suas penas em regime semiaberto. José Dirceu, Delúbio Soares e Jose Genoíno, além outros cinco condenados foram absolvidos na sessão de hoje no julgamento dos embargos infringentes. No entanto as penas para outros crimes como corrupção passiva e peculato não podem mais ser mudadas.
No julgamento original o placar foi 6 a 4 pela condenação de formação de quadrilha, o que elevaria as penas dos condenados a um patamar que exigiria o cumprimento em regime fechado. Porém dois dos ministros (Cezar Peluzo e Ayres Brito), favoráveis à condenação, completam 70 anos durante o julgamento e foram aposentados compulsoriamente. Foram substituídos por Teori Zavaszy e Luiz Barroso, ambos votaram contra a condenação por formação de quadriha.
Os outros dois ministros nomeados por Dilma, apenas Rosa Weber trilhou o caminho dos novatos e amenizou a condenação dos petistas, enquanto, o primeiro a ser indicado pela presidente, Luiz Fux, foi contundente pela condenação tanto no julgamento da Ação Penal quanto dos recursos.
Os demais votos que aliviaram os mensaleiros vieram da ministra Carmen Lúcia, Ricardo Lewandoswky e Dias Tófolli. Este último deveria, inclusive, estar impedido, porque além de advogado do PT, foi assessor de Jose Dirceu na Casa Civil e advogado-geral da União durante o escândalo do mensalão. Todos três foram nomeados por Lula.
Os cinco votos pela condenação foram de Joaquim Barbosa (nomeado por Lula), Luiz Fux (Dilma Rousseff), Gilmar Mendes ( Fernando Henrique), Marco Aurelio (Fernando Collor) e Celso de Melo, o decano da Corte, nomeado pelo então presidente José Sarney.


OS VOTOS A FAVOR DA CÚPULA PETISTA E QUEM OS NOMEOU:

Nomeado por Dilma , Barroso foi decisivo para absolver a cúpula petista de formação de quadrilha


Também nomeado por Dilma, Teori seguiu Barroso

Rosa, outra nomeada da Dilma, manteve coerência com primeiro julgamento





Lewandoswki, nomeado por Lula, também votou contra formação de quadrilha

Outra nomeada por Lula manteve voto a favor dos petistas

Ex-advogado do PT e ex-assessor de Dirceu, Tófolli absolveu os petistas                                                                                                                                                                              









Nenhum comentário: