segunda-feira, 10 de março de 2014

CABRAL INAUGURA OBRAS DE REFORMA DO LICEU

Do Blog do Bastos (aqui):

Em Campos, Cabral e Pezão articulam com aliados

Foto de Paulo Sérgio Pinheiro
Em Campos para entregar as obras de reforma e ampliação do Liceu de Humanidades de Campos, o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) aproveitaram a visita para articular com políticos da região. Participaram do evento os prefeitos Neco (São João da Barra), Pedrinho Cherene (São Francisco), Gegê Cantarino (Cardoso Moreira) e Luiz Fenemê (São Fidélis). Os deputados estaduais João Peixoto (PSDC) e Roberto Henriques (PSD) e o presidente da Fenorte, Nelson Nahim (PSD), também estavam ao lado do governador e do vice. Quem representou a prefeita Rosinha Garotinho (PR) foi o vice-prefeito Chicão Oliveira (PP), que elogiou o trabalho do governo estadual. “Como ex-liceísta não posso deixar de parabenizar o governo pela obra de restauração. Na verdade, trata-se de algo bem mais amplo do que uma simples obra, já que o Liceu é um patrimônio histórico”, disse.
O ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT), a ex-vereadora Ilsan Viana (PDT), o ex-prefeito Sérgio Mendes (PPS), o presidente do PV em Campos, Gustavo Matheus, e o vereador Nildo Cardoso (PMDB), também marcaram presença. Inclusive, nos próximos dias, novidades e parcerias devem ser anunciadas.
Com tantos políticos presentes, a dupla Cabral e Pezão aproveitou para articular. Eles sondaram sobre outras ações que podem ser desenvolvidas pelo governo na região e deixaram claro que estão confiantes para a eleição de outubro. Mesmo com Pezão largando atrás nas pesquisas, o clima no grupo é de tranquilidade. “Quem conhece política sabe que o jogo começou agora. Tem gente que faz política apenas falando. Já o governador Cabral e o vice Pezão vão mostrar ações e serviços prestados em todo o estado”, disse João Peixoto.
“Amigo a gente escolhe” — Em seu discurso, Nelson Nahim elogiou Cabral e lembrou que se trata de uma amizade antiga. “O Cabral é um amigo. Outras coisas a gente não pode escolher, mas amigo a gente escolhe”, disse Nahim, que agradeceu pela forma como foi recebido no grupo. “Me sinto revigorado”, afirmou.
Se o coreto falasse — Antigos liceístas voltaram ao local e comentaram sobre histórias do passado. Um deles, logo após o fim do evento, soltou a seguinte pérola em uma rodinha: “Tem um ex-aluno que ficou muito poderoso e hoje é evangélico. Mas na época de Liceu ele era bem diferente. Se aquele coreto falasse, nossa mãe!”, brincou.
Liceu — Tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac) em 1988, a edificação exigiu intervenções delicadas. Os trabalhos foram executados pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) em dois prédios diferentes: no principal, onde funciona a direção, e no lateral, que antigamente era uma senzala e hoje abriga nove salas de aula e um laboratório de Química. O governador Sérgio Cabral mostrou-se orgulhoso do resultado. “É um resgate histórico de décadas de sonho da população. O Liceu é um patrimônio histórico nacional. A obra fez a modernização para os alunos e manteve o resgate histórico do prédio”, comemorou o governador.



Do portal Ururau (aqui)

CIDADES E REGIÃO - História e cultura

Cabral inaugura reforma do prédio histórico do Liceu, em Campos

Obras duraram cerca de um ano e três meses e mantiveram característica original do prédio
Carlos Grevi

Obras duraram cerca de um ano e três meses e mantiveram característica original do prédio

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (10/03) a reforma do prédio do Solar do Barão da Lagoa Dourada e do prédio escolar, que abrigam o Liceu de Humanidades de Campos.
Na inauguração, estiveram presentes o governador do estado Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo, os deputados estaduais Roberto Henriques (PSD) e João Peixoto (PSDC); o secretário estadual de educação, Wilson Rosolia e de Transportes, Julio Lopes; o vice-prefeito de Campos, Doutor Chicão, representando a prefeita Rosinha Garotinho; o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Antônio Carlos Sabino, e chefe do estado maior do 6º Comandanto de Policiamento de Área (CPA), coronel Lúcio Flávio Baracho e demais autoridades da região.
De acordo com dados atualizados da secretaria de obras do estado, foram investidos R$ 8,8 milhões na reforma e restauração do prédio que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan).
Para a diretora geral, Celina Barbosa a obra irá beneficiar não só os alunos, mas a cidade. “Fizeram a restauração do solar e a reforma do prédio escolar. Essa reforma não é só para o Liceu, é para o município”, disse a diretora, afirmando que o prédio histórico será aberto para visitação mediante agendamento.
As obras duraram cerca de um ano e três meses e algumas séries tiveram que ser deslocadas para outras escolas. O solar conta com oito espaços que foram reformados, mantendo a característica original. No prédio escolar foram reformadas 32 salas de aula, além de laboratórios, biblioteca, auditório, mini-auditório, e a quadra esportiva.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia foi uma obra difícil pela complexa característica histórica e artística do prédio. “Esse foi um trabalho difícil para planejar, também não foi uma obra barata, foi demorada e complicada porque tivemos que conciliar tempo de obra e aula. Uma obra como essa fez muita diferença, esse prédio é uma obra de arte que merece ser cultivada e mantida”.
O governador Sérgio Cabral disse que a obra é para ser utilizada pela população. “Nós estamos hoje comemorando o resgate da educação e da história. O prédio vai ser utilizado não só para os alunos, ex-alunos, professores, mas por toda população”, afirmou.
Em meio a inauguração, o governador disse que estará a frente governo do estado até o final do mês e em abril o vice-governador Pezão irá assumir o cargo. A saída se dá porque o governador pretende disputar 
uma vaga para o senado nas próximas eleições. 

Nenhum comentário: