domingo, 30 de março de 2014

MUSEU OLAVO CARDOSO ABANDONADO

Da página do professor Rodrigo Rosselini no Facebook (aqui):


                                                                                                                               Fotos:Rodrigo Rosselini



Teto da varanda do solar que abrigou, entre 2006 e 2012, o Museu Olavo Cardoso, desabou esta tarde.
Havia aparelhos de ar-condicionado sobre a frágil cobertura da varanda da antiga residência do usineiro Olavo Cardoso. Restaurada pela prefeitura de Campos, no governo Alexandre Mocaiber (2004 - 2008), em obra milionária, foi inaugurado o museu Olavo Cardoso em 2006.
No primeiro ano do governo Rosinha, em 2009, iniciaram-se as obras de restauração do Solar do Visconde de Araruama, localizado à Praça S. Salvador, para abrigar o museu de Campos, inaugurado somente em junho de 2012. O acervo que se encontrava no museu Olavo Cardoso foi transferido para o novo museu, ficando o prédio abandonado.
Como mostra matéria recente da Folha da Manhã http://www.fmanha.com.br/cultura-lazer/mais-rigor-com-o-patrimonio de pouco adianta uma lei que apenas pune os proprietários se não há políticas públicas de educação e valorização do patrimônio cultural, nem diretrizes em relação aos usos dos prédios e espaços no entorno... deixa-se chegar à situação de risco até que a defesa civil interdite e determine a demolição, abrindo campo para o mercado imobiliário.


Nenhum comentário: