segunda-feira, 16 de junho de 2014

PÉROLAS DE JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO E SEUS PERSONAGENS (3)


CENTENÁRIO DE JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO
                        1914-2014

Em homenagem ao centenário de nascimento do escritor campista José Cândido de Carvalho o Blog  está publicando frases e curiosidades do autor e seus personagens. José Cândido nasceu, ou ele mesmo dizia, foi "inaugurado" em 05/08/1914 em Campos dos Goytacazes.

Mais um trecho de "Olha para o Céu, Frederico!", considerado por muitos, o melhor dos livros de José Cândido:


"...Minha boca estava tapada pela boca carnuda de dona Lúcia. Uma coruja piou seu agouro no oco da noite. Dona Lúcia estava com fome.Seus dedos peritos corriam pelos meus desabotoados. Credo em cruz! E Frederico? Se meu tio viesse a saber, eu estaria perdido...E Dona Lúcia embutida em mim. Sua boca sugava a minha vontade. A noite caia de borco sobre os ermos. Os vaga-lumes acendiam o rabo. Nos braços de Dona Lúcia eu perdia meu oratório. Dizia adeus aos meus santos."


(Página 32, 7ª edição - 1965)

Nenhum comentário: