domingo, 17 de agosto de 2014

ANTT DIVULGA VÍDEO COM TRAÇADO DO CONTORNO DA BR-101 EM CAMPOS. PREVISÃO CONCLUSÃO É DE 3 ANOS


Do Blog de Roberto Moraes (aqui):

Traçado do contorno da BR-101 em Campos

Veja abaixo num vídeo de cerca de três minutos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o novo traçado que a BR-101 terá em Campos, quando o contorno da área urbana for concluído, num prazo de três anos previsto pela Agência para a concessionária Autopista Fluminense, responsável pelas obras.

É oportuno relembrar que o trecho que vai desta nova interseção para o contorno em Ibitioca, passando pelas localidades de Ururaí e Tapera até Campos pelo Shopping estrada onde está a rodoviária intermunicipal e interestadual do município, passa a ser uma via estadual/municipal, portanto com nova responsabilidade de manutenção e adequação.

Certamente, também será alterada a localização do posto da Polícia Rodoviária Federal, hoje situado em frente à fazenda Lagamar, próximo à entrada da estrada (RJ-178/RJ-180) que liga Campos ao distrito de Dores de Macabu e ao município de Quissamã.

Assim, o município ganha uma nova fronteira de expansão urbana que deverá ocupada com interesses do setor imobiliário do município. Se somarmos este fato à expansão da fronteira em direção à RJ-216, Goytacazes, Baixa Grande e Farol de São Tomé. Mais, a fronteira também leste, em direção à SJB pela BR-356, pelas localidades de Martins Lage, Barcelos e Cajueiro, se observa um avançado processo de conurbação entre as áreas urbanizadas destas localizadas, com a urbanização central na sede do município em Campos.

Mais que nunca as perimetrais para dar acesso mais facilitado às extremidades destas fronteiras se tornam necessárias, para evitar o já complexo e adensado trânsito da área central, de ruas estreitas, que hoje já tem que dar conta de mais de 200 mil veículos licenciados (veja aqui).

A despeito das comunicações facilitadas pela internet, os tempos modernos exigem ampliados fluxos de pessoas entre os municípios regionais e da região metropolitana, o que aumenta enormemente a pressão sobre as vias urbanas.

Atualizaçao : o vídeo já tinha sido postado antes no Blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa (aqui)

Nenhum comentário: