terça-feira, 5 de agosto de 2014

LIXO DE ITAPERUNA EM CAMPOS

A Prefeitura de Itaperuna, terra natal da prefeita Rosinha Garotinho (PR), resolveu o problema do seu lixão e já está encaminhando containers com resíduos coletados na cidade para o aterro sanitário de Campos dos Goytacazes. A notícia é da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itaperuna. Ontem, segunda-feira, caminhões da Vital - empresa que tem a concessão para explorar os serviços de coleta de lixo em Campos até 2018 -  (reveja aqui), estavam em Itaperura, ainda segundo divulgação da prefeitura local, recolhendo os containers. O aterro sanitário de Campos funciona em Conselheiro Josino (veja aqui).
A situação é provisória até que Itaperuna recebe as licenças ambientais para funcionamento do seu próprio aterro sanitário e necessária porque acabou último sábado, 02/08, o prazo para que as prefeituras de todo o país se adequassem à legislação do Plano Nacional de Resídios Sólidos (PNRS) cuja base é o fim dos lixões. Os prefeitos que não cumprirem estarão sujeitos a pagamento de multas.
Veja abaixo a matéria distribuída pela Prefeitura de Itaperuna com fotos de Marcelo Nunes:


lixo1


O município de Itaperuna, RJ, decretou o fim dos lixões. De acordo com matéria veiculada no Jornal Nacional, na última sexta-feira (01), 60% dos municípios não atenderam à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Já o município de Itaperuna se adequou e atendeu à Lei nº 12.305/10, que possui importantes instrumentos para enfrentar problemas ambientais, econômicos e sociais, decorrente do manejo inapropriado dos resíduos sólidos.
A atual gestão teve menos de dois anos para regularizar a situação. O lixo produzido em Itaperuna será levado para a cidade de Campos dos Goytacazes, até que as licenças ambientais para o funcionamento do aterro sanitário sejam liberadas.
A PNRS pretende fomentar hábitos de consumo sustentável, além de conjunto de instrumentos, a fim de proporcionar a reutilização de resíduos sólidos, bem como a reciclagem. Além disso, a PNRS pretende compartilhar responsabilidades, entre fabricantes, comerciantes, distribuidores, importadores e afins, e entre os cidadãos, obviamente.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, comemorou mais esta vitória do município e falou sobre metas instituídas pela PNRS.
– Estou muito feliz com mais esta conquista! Uma conquista que o cidadão itaperunense deve se orgulhar. A Política Nacional de Resíduos Sólidos cria metas importantes para a sociedade brasileira e institui instrumentos de planejamento em todos os níveis. Nosso município realmente está de parabéns. Todos nós só teremos a ganhar com isso. As futuras gerações agradecem - completa Alfredão.
A PNRS determina que o lixo tenha uma destinação inteligente, através da utilização de aterro sanitário; reciclagem; e produção de energia. O prazo para que os municípios brasileiros se adequassem à legislação terminou no último sábado (02).
Confira algumas imagens do fotógrafo Marcelo Nunes, realizadas nesta segunda-feira (04), quando o lixo estava sendo colocado em containers para ser encaminhado ao município de Campos dos Goytacazes.



Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Fotos: Marcelo Nunes
lixo2
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna
Fotos: Marcelo Nunes

Nenhum comentário: