terça-feira, 23 de setembro de 2014

ÁGUA DO MAR CHEGA À RUA PRINCIPAL DO AÇU

Do Blog do professor Roberto Moraes (aqui):










Como se vê o problema é mais grave do que vinha sendo tratado até aqui, apesar de todos os alertas. Os cerca de 2 mil moradores da comunidade que dá nome ao Porto do Açu está cada vez mais preocupada. A ocorrência que vem sem agravando nunca ocorreu antes.

O blog já expôs aqui neste espaço diferentes análises sobre as possíveis causas para o problema. Uma delas seria como consequência da construção dos terminais do Porto do Açu. A empresa Prumo (ex-LLX) nega a hipótese, apesar do EIA/Rima de um dos empreendimentos da área ter levantado claramente esta hipótese. Para isto cita um relatório da Coopetec.

O blog tem informações de que o Ministério Público Federal analisa e deve decidir ou não por acionar a Justiça Federal sobre o problema. As autoridades, independente das causas precisam agir. A comunidade se organiza para participar da reunião pública marca par ao próximo dia 1 de outubro, quando a Prumo pretende dar explicações sobre a questão. Continuamos acompanhando a questão.

PS.: Atualizado às 17:40: O problema maior aconteceu entre 14 e 15 horas. A maré neste ,momento é mais baixa e o mar deixou de jogar água nas ruas. Porém, pescadores da região dizem que nova maré alta das 2 da manhã pode retornar o problema. A Defesa Civil da PMSJB chegou há pouco ao balneário.



Veja mais aqui no Blog do Pedlowski

Nenhum comentário: