sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DATAFOLHA CONFIRMA LIDERANÇA DE PEZÃO NO RIO


Pezão lidera isolado corrida para o governo do Rio, mostra Datafolha


PUBLICIDADE
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão(PMDB), candidato à reeleição, lidera as intenções de voto para o governo do Estado, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26). Ele tem 31% da preferência do eleitorado e está na frente do deputado Anthony Garotinho (PR), que tem 23%.
É a primeira vez que o peemedebista aparece isolado na liderança. Ele subiu seis pontos percentuais em relação à última pesquisa, divulgada no dia 9. Garotinho oscilou negativamente dois pontos percentuais, mas dentro da margem de erro, de três pontos percentuais.
O candidato do PR está, no limite da margem de erro, em empate técnico com o senador Marcelo Crivella (PRB), que tem 17% das intenções de voto. O senador Lindbergh Farias (PT) manteve os 12% apresentados na segunda semana de setembro.
Yasuyoshi Chiba/AFP
Luiz Fernando de Souza, o Pezão (PMDB), e Anthony Garotinho (PB), que concorrem ao governo do Rio
Luiz Fernando de Souza, o Pezão (PMDB), e Anthony Garotinho (PB), que concorrem ao governo do Rio
Pela primeira vez o Datafolha calculou o percentual de votos válidos de cada candidato. Pezão tem 36%, Garotinho, 27%, Crivella, 20% e Lindbergh, 14%. Neste cálculo, são desconsiderados os votos brancos, nulos e os indecisos. O candidato vence no primeiro turno se ultrapassar os 50% dos votos válidos.
O Datafolha entrevistou 1.405 eleitores entre quinta (25) e sexta-feira (26) em 33 municípios do Estado. A pesquisa, encomendada pela "Folha" e TV Globo, foi registrada no TRE-RJ sob o número 46/2014.
A rejeição a Garotinho oscilou de 46% para 49% –ela subiu dez pontos desde julho, quando o Datafolha apontou que 39% dos eleitores não votariam no deputado. Lindbergh (20%), Pezão (16%) e Crivella (14%) reduziram a rejeição, segundo o instituto.
Pezão também ampliou a vantagem sobre Garotinho num eventual segundo turno entre os dois. Ele teria, se a eleição fosse hoje, 54% dos votos, contra 30% do deputado. Crivella também venceria o candidato do PR, por 49% a 30%.

Folha de S.Paulo.

Nenhum comentário: