terça-feira, 9 de dezembro de 2014

54,9% APROVAM A MANEIRA DE ROSINHA GOVERNAR

Da Folha da Manhã de hoje:

Maioria aprova prefeita Rosinha
Pesquisa realizada pelo instituto PRO4 entre os dias 10 e 14 de novembro mostra que o governo Rosinha Garotinho (PR) tem 71,3% de aprovação, somando os entrevistados que acham ótimo (4,9%), bom (29,1%) e regular (37,3%). Por outro lado, 17,4% dos entrevistados acham o governo ruim e 9,6% afirmam que o governo é péssimo. 1,6% não sabe ou não respondeu. Quando a pergunta foi: “Você aprova ou desaprova a maneira como a prefeita Rosinha vem administrando Campos”, 54,9% dos entrevistados afirmaram que aprovam, enquanto 33,8% desaprovam, e 11,3% não sabe/não respondeu.
A pesquisa do PRO4 mostra que, entre os eleitores que frequentaram até a quarta série do ensino fundamental, a grande maioria aprova a maneira como a prefeita Rosinha administra o município de Campos. Neste grupo, 71,1% dizem aprovar a forma como Rosinha governa e apenas 18,4% desaprovam. Já entre os entrevistados com nível superior, a situação muda: 55,9% desaprovam e 23,5% aprovam. Na divisão dos entrevistados por renda familiar, entre os que recebem até um salário mínimo, 66,9% aprovam a forma como Rosinha administra a cidade. Já os que recebem mais de cinco salários mínimos se dividem: 28,6% aprovam e 28,6% desaprovam. No grupo com renda familiar entre dois a cinco salários mínimos, 43% dos entrevistados aprovam a forma como Rosinha governa e 37,6% desaprovam. O instituto ouviu 426 pessoas em todas as zonas eleitorais do município.
Entre os campistas que acham o governo Rosinha ótimo, de acordo com a pesquisa, a maioria está entre os que recebem até um salário mínimo (9,6%). No grupo formado pelos entrevistados que recebem mais de dois salários mínimos, ninguém escolheu a opção “ótimo”. Entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos, 20,4% acham o governo bom, 38% regular, 17,7% ruim e 10,8% péssimo. Já no grupo que recebe mais de cinco salários, ninguém acha o governo ótimo, nem bom. 28,6% avaliam como regular, 28,6%, ruim, e 42,9% acham o governo péssimo.
Outras pesquisas - Em setembro de 2013 o deputado federal Anthony Garotinho (PR) usou o seu blog e informou sobre a aprovação da prefeita. Sem citar qual instituto realizou a pesquisa, Garotinho revelou que a prefeita Rosinha tinha 73% de aprovação. Um ano antes, em junho de 2012, quando Rosinha confirmou que seria candidata à reeleição, Garotinho dizia que a aprovação da prefeita era de 85%.
Pesquisa deu início a trabalho oficial do Instituto
Com esta pesquisa, o Instituto PRO4 dá a largada e deixa de atuar somente nos bastidores para iniciar uma fase com trabalhos e divulgações constantes. Diretor do PRO4, o empresário Murillo Dieguez está confiante e destaca o diferencial. “O PRO4 se dedica à análise dos números. O que está por trás de cada resposta. Usamos perguntas qualitativas nas pesquisas quantitativas. Não nos limitamos somente à intenção de votos. Queremos mais”, explica.
Ainda de acordo com Murillo, o instituto teve como grande incentivadora a economista Denise Terra, a quem ele e o professor e economista Alexandre Delvaux procuraram, em 2008. O contato, na época, era para encomendar uma pesquisa eleitoral ao Centro de Pesquisa da Cândido Mendes (Cepecam). “Na época, fomos recebidos pela diretora do Centro de Pesquisa, Denise Terra, que nos informou que o Instituto não mais realizava pesquisas eleitorais. Ficamos desapontados e ela, percebendo, isso, nos disse: ‘vocês irão realizar a pesquisa, eu ajudarei em tudo. E assim foi. A professora Denise é a razão e o porquê da existência do PRO4’”, afirmou Dieguez.
De acordo com Murillo Dieguez, para realizar um trabalho que aponte o mais próximo possível o que pensam as pessoas que são abordadas é preciso, além de uma boa metodologia, também contar com uma equipe de campo bem treinada e comprometida com os dados a serem computados.
A.B.L.
Foto: Folha da Manhã 

Nenhum comentário: