sábado, 15 de março de 2014

REVISTAS SEMANAIS - CAPAS






CORPO DO ATOR QUE INTERPRETAVA LAYSA LISA VELADO NO TRIANON

Da Folha on line (aqui)

 Dois menores suspeitos do assassinato de Laysa Lysa são apreendidos


Dois menores, um de 16 e outro de 17 anos, foram apreendidos no início da tarde suspeitos do assassinado do ator e animador cultural David da Costa Moreira, 38 anos, que interpretava Laysa Lisa e o Palhaço Alegria, encontrado morto com um tiro às 4h da madrugada deste sábado (15), em uma calçada na Rua Cardoso de Melo, no Parque Rosário. Ele havia saído de um ensaio na quadra do Psicodélicos.
 Após o crime, policiais da 134ª DP foram ao local para efetuar buscas e tiveram acesso a imagens de câmeras de segurança em que apareciam os dois menores, um deles portando uma arma. Segundo o delegado adjunto da 134ª, Paulo Pires, em coletiva logo após a apreensão, os dois confessaram o crime. Eles são primos e foram localizados em suas residências, que ficam em um mesmo terreno, no mesmo bairro do local do crime. Quem teria efetuado os disparos (foram quatro, mas só um atingiu a vítima), foi o menor de 17 anos. A arma, um revólver calibre 38, foi encontrada na casa de um parente dos suspeitos, que foram levados para a 134ª DP, onde ficam à disposição da Justiça.
 Ao ser liberado pelo Instituto Médico Legal o corpo será velado no Teatro Trianon até às 21h deste sábado. Em seguida será levado para Barra do Itabapoana, distrito de São Francisco de Itabapoana, onde será velado na madrugada e sepultado às 9h de domingo.

Lohaynne Gregório
Carolina Barbosa
Fotos:
Genilson Pessanha
Silésio Corrêa

FALECEU D. ISAURA MENDES, MÃE DO EX-PREFEITO SERGIO MENDES

Faleceu nesta madrugada dona Isaura Mendes Cordeiro, 87 anos, mãe do ex-prefeito Sergio Mendes e do jornalista Celso Cordeiro Filho. O corpo está sendo velado no Campo do Paz onde será o enterro à tarde, em horário a ser anunciado.
Em sua página no facebook, Sergio comentou:

"Infelizmente hoje não tenho alvissaras. Faleceu esta madrugada um dos grandes exemplos de minha vida. Minha querida mãe. O corpo será velado no cemitério Campo da Paz."




quinta-feira, 13 de março de 2014

DILMA DIZ A CABRAL QUE CANDIDATURA DE LINDBERGH É "PLANO DO LULA"

                                                                                          Foto: Arquivo


Do Estadão (aqui):

Vera Rosa - O Estado de S. Paulo
 
Brasília - Em almoço realizado nesta quinta-feira, 13, no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff disse ao governador do Rio, Sérgio Cabral, que a candidatura do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) à sucessão fluminense foi "inventada" pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e não por ela.
"Lindbergh é plano do Lula", afirmou Dilma, de acordo com relato dos convidados para o almoço. No cardápio, o assunto predominante foi a eleição de outubro. Além de Cabral, estavam presentes o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito do Rio, Eduardo Paes - todos do PMDB -, e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
Pezão é candidato ao governo do Rio. O PMDB quer que Lindbergh desista da disputa para apoiar o vice-governador, mas a cúpula do PT não abre mão da empreitada. No fim do ano passado, Dilma chamou Lindbergh para uma conversa reservada, no Planalto, e pediu a ele que amenizasse as críticas a Cabral, em nome da aliança e da governabilidade.
No almoço desta quinta, a presidente tentou saber se Cabral seguiria o caminho do presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani, que declarou apoio à candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) ao Planalto.
"Não, presidenta. Nós vamos estar no seu palanque", respondeu Cabral. Em sintonia com o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), Picciani afirmou e repetiu que seu partido não fará campanha para Dilma no Rio. "Não existe possibilidade de estarmos juntos com o PT, que acha que é dono do poder e vive nos afrontando", atacou Picciani.
No Planalto, há quem enxergue uma aliança entre Cabral e Eduardo Cunha. Dirigentes do PT estão convencidos de que o movimento também tem o objetivo de isolar o vice-presidente Michel Temer (PMDB), que será candidato a nova dobradinha com Dilma, na chapa da reeleição. A presidente, porém, já avisou que vai fortalecer Temer. A partir de agora, o vice será o principal interlocutor de Dilma nos assuntos envolvendo conflitos com o PMDB.

GAROTINHO ENTRE OS PARLAMENTARES MAIS POPULARES NA INTERNET


Da Revista Época on line (aqui):

Os congressistas brasileiros mais populares na internet

Uma análise dos sites e redes sociais revela os parlamentares mais influentes no mundo digital
FELIPE GERMANO (TEXTO) E MARCO VERGOTTI (GRÁFICO)
13/03/2014 07h01 - Atualizado em 13/03/2014 08h47

Os congressistas brasileiros descobriram a internet. Entenderam que as redes sociais e os sites são fundamentais para se comunicar com seus eleitores. Mas ainda não se dedicam com afinco a atender os leitores pelos canais digitais. Essa é a principal conclusão de um levantamento feito pela Medialogue, agência digital de pesquisa em mídia. Eles avaliaram como os 513 deputados federais e 81 senadores usaram redes como Facebook e Twitter e seus próprios sites, entre agosto e outubro de 2013. Depois, compararam com o levantamento anterior, de 2011.
A primeira conclusão do estudo é que há um aumento no uso da internet pelos políticos. De certa forma, os congressistas foram aonde o povo está. A soma dos internautas que acompanham parlamentares no Twitter e no Facebook passou de 3,2 milhões para 9 milhões. É mais gente que o eleitorado da cidade de São Paulo. “O Facebook se consolidou como ferramenta preferida pelos políticos. Se há um local onde o debate ocorrerá, é lá”, diz Alexandre Secco, diretor da Medialogue e coordenador da pesquisa.
Apesar da crescente adesão dos congressistas às ferramentas digitais, seu uso ainda deixa a desejar. O estudo avaliou a diversidade de meios usados, a interação com os leitores, a transparência e a audiência dos políticos. Isso tudo gerou uma nota de 0 a 10, que avalia a influência desses políticos na internet. Por esse indicador, o desempenho do Congresso caiu. Em 2011, a nota máxima foi 8. Em 2013, foi 7. A média geral também caiu de 4 para 3. O deputado carioca Romário (PSB) se destaca quando o quesito é popularidade. Ele é líder de seguidores no Twitter e no Facebook, com um total de 1.102.641 internautas, mas não conseguiu a nota máxima da edição. O deputado baiano Jean Wyllys (PSOL), com 356.892, atingiu a nota 7. Ele responde aos e-mails e coloca no Twitter opiniões sobre as causas gays, sua principal bandeira política. Também expõe seus projetos de lei nas redes sociais e é aberto aos comentários dos participantes. Como as redes e as eleições se relacionarão no futuro é uma pergunta ainda sem resposta. “A internet é um meio relativamente novo na política, um uso experimental, mas crescerá nos próximos anos”, diz o cientista político Valeriano Costa, da Universidade de Campinas.

As notas dos congressistas - edição 822 (Foto: Felipe Germano (texto) e Marco Vergotti (gráfico))

CONHEÇA OS NOVOS MINISTROS DE DILMA


Texto: Blog do Planalto (aqui), fotos: Google

Eduardo Benedito Lopes


Eduardo Benedito Lopes, brasileiro, nascido na cidade de Santo André, São Paulo, em 19 de setembro de 1964. Hoje senador da República, é bacharel em Teologia, Jornalista Articulista, Radialista, Locutor e Apresentador de programas de rádio e TV. Trabalhou na Rede Record de Televisão e foi Diretor-Presidente do Jornal Folha Universal e da Editora Gráfica Universal. Em 2006 elegeu-se a Deputado Federal, exercendo o mandato de 2007 a 2011. Na Câmara foi membro titular das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Em 2010, foi suplente de senador Marcelo Crivela candidatou-se ao Senado. Hoje exerce o mandato de Senador da República, sendo Líder do PRB – Partido Republicano Brasileiro – no Senado Federal.

Clelio Campolina Diniz



Clelio Campolina Diniz é formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1970). Possui graduação em Engenharia de Operação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1967). É Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Foi Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Diretor Presidente do BHTEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte. Também foi coordenador da área de economia do CTC da CAPES e Ex-Presidente da Câmara de Ciência Sociais Aplicadas da FAPEMIG. É Professor titular aposentado do departamento de Economia e do CEDEPLAR da FACE-UFMG. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e no exterior. É atualmente reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Gilberto Magalhães Occhi



Gilberto Magalhães Occhi, nascido em Ubá (MG) em 24 de julho de 1958, é formado em Direito e conta com especialização em finanças e mercado financeiro, gestão empresarial e comércio exterior. Bancário, Gilberto é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1980. Já atuou como superintendente regional, gerente de mercado e outras áreas da instituição. Hoje, é Vice-Presidente de Governo da CEF, Superintendente Nacional da Região Nordeste e integrante do Conselho Deliberativo Alagoas Sebrae.

Miguel Soldatelli Rossetto


Miguel Soldatelli Rossetto, nascido em 4 de maio de 1960 em São Leopoldo (RS), é formado em Ciências Sociais pela Unisinos. Iniciou a carreira na política no final dos anos 70, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo. Participou do movimento de fundação do Partido dos Trabalhadores e fez parte da primeira executiva estadual do partido. Em 1996 foi eleito deputado federal. Foi ainda presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Polo Petroquímico de Triunfo, de 1986 a 1992. Integrou ainda a executiva estadual da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul e da CUT Nacional. Em 1998, Rossetto foi eleito vice-governador, na chapa encabeçada por Olívio Dutra. Em 2003, foi nomeado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário.

Neri Geller 


Neri Geller, nascido em 7 de novembro de 1968, é agricultor, empresário e servidor público federal. Hoje é secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e membro do Conselho Administrativo da Conab. Foi vereador em Lucas do Rio Verde(MT),entre 1996 e 2004. Foi eleito deputado federal em 2006 e reeleito em 2010. Como empresário, fundou a Fazenda Geller em 1990, onde desenvolve a atividade de plantio e comercialização de grãos (soja e milho).

Vinicius Nobre Lages

Vinicius Nobre Lages, nascido em 15 de dezembro de 1957, é engenheiro Agrônomo, Doutorado em Economia do Desenvolvimento na França, especializado em economia de serviços, turismo e desenvolvimento de negócios. Desde 2007 é Gerente da Unidade de Assessoria Internacional do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, ligada à presidência da instituição. Atuou anteriormente como gerente da área de turismo, tendo ampla articulação com o trade turístico, construindo pontes entre o setor público e privado. Foi membro do Conselho Nacional de Turismo de 2003 a 2007 e em 2011. E representante da instituição na Organização Mundial do Turismo entre 2003 e 2007, e 2011. Coordenou o Programa Sebrae 2014, dedicado ao apoio e preparação de empresas para a Copa FIFA 2014. Com experiência empresarial na área de serviços, conta com perfil técnico e atuou como docente na disciplina Inovação em Serviços Turísticos (2013).


PPL EXIBE PROGRAMA ELEITORAL DAQUI A POUCO NA TV

O Partido Pátria Livre (PPL) exibe, nesta quinta-feira (13) seu programa partidário em rede nacional. Com duração de cinco minutos, o programa começará às 20h no rádio e às 20h30 na televisão. As emissoras responsáveis pela geração do programa são a Rádio e a TV Bandeirantes, ambas de São Paulo.

BLOCO DE SAMBA DE CAMPOS CONDENADO A DEVOLVER VERBA DO CARNAVAL 2011

Do portal do TCE (aqui):

13/03/2014 - 18:52

O bloco de samba Unidos de Nova Brasília, de Campos dos Goytacazes, região Norte Fluminense, foi punido pelo TCE na sessão plenária desta quinta-feira (13/3) e condenado a devolver a quantia de R$ 57.264,11, equivalente a 22.480,32 Ufir-RJ. Em 2011, o bloco recebeu, a título de subvenção social, R$ 48.000 da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
  O voto do conselheiro-relator Marco Antonio Barbosa de Alencar aponta várias irregularidades no contrato celebrado, entre elas a emissão de cheques nominais a pessoas que não constam nos comprovantes de despesa, movimentação bancária sem relação com as notas fiscais apresentadas como comprovantes de despesa, ausência de vínculo entre os pagamentos e os débitos realizados e execução de despesas em desacordo com a aplicação proposta no plano de trabalho com o pagamento de serviços a uma única empresa.
  De acordo com o Regimento Interno do TCE-RJ, o valor deve ser devolvido aos cofres municipais no prazo legal, contado a partir da ciência da decisão. No caso de não haver pagamento, o procedimento seguinte é a inscrição na Dívida Ativa municipal.

DILMA MUDA MAIS SEIS MINISTROS

 Do Estadão (aqui):

Brasília - Em meio à crise com integrantes da base aliada no Congresso, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira, 13, mudanças na composição da Esplanada dos Ministérios. A previsão é de que a posse dos novos ministros ocorra na próxima segunda-feira às 10h em cerimônia no Palácio do Planalto. Em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação foram confirmadas as seguintes mudanças:
Presidente se encontra com Henrique Eduardo Alves (PMDB) durante evento nesta quinta-feira, 13 - Dida Sampaio/Estadão
Dida Sampaio/Estadão
Presidente se encontra com Henrique Eduardo Alves (PMDB) durante evento nesta quinta-feira, 13


O atual secretário de política Agrícola, Neri Geller, assume no lugar do ministro da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB-MG).
O assessor internacional do Sebrae, Vinícius Nobre Lages, assume a pasta do Turismo no lugar de Gastão Vieira (PMDB-MA).
O vice-presidente de governo da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, passa a ocupar a vaga do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
O atual presidente da Petrobrás Biocombustível, Miguel Rossetto, assume o comando do Ministério de Desenvolvimento Agrário no lugar de Pepe Vargas (PT-RS).
O ex-reitor da Universidade de MG Clélio Campolina Diniz ocupará o Ministério de Ciência e Tecnologia na lugar de Marco Antônio Raupp.
O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) assume o Ministério da Pesca no lugar de Marcelo Crivella (PRB).

Os ministros que desembarcam da Esplanada ficam livres para iniciar pré-campanha para disputar as próximas eleições de outubro. A dança das cadeiras anunciada pela presidente Dilma ocorre num momento em que integrantes da base aliada no Congresso se queixam de falta de espaços no governo e de atrasos na liberação de emendas para tentarem atender aos pleitos das bases eleitorais nos Estados.
Com a divulgação dos novos ministros, Dilma tenta desarmar o espírito beligerante de parte dos aliados. Avisados de que seriam atendidos na reforma ministerial, o PP e mais recentemente o PROS anunciaram que não farão parte do "blocão" da Câmara, composto por partidos descontentes com o Palácio do Planalto.
O grupo, capitaneado pelo líder do PMDB da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), impôs nos dois últimos dias uma série de derrotas ao governo com a aprovação de propostas que desagradam Dilma, como os convites e convocações a 10 ministros e à presidente da Petrobrás, Graça Foster, para prestar esclarecimentos no Congresso. Detentores da indicação para Agricultura e Turismo, os deputados do PMDB alegam que não foram ouvidos por Dilma.

quarta-feira, 12 de março de 2014

PROFESSORES DA UENF EM GREVE A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA

Do Portal Ururau (aqui):

12 de março de 2014 · 17:41
CIDADES E REGIÃO - paralisação

Em assembleia, docentes da Uenf decretam greve por tempo indeterminado

Mais de 120 educadores aprovaram por unanimidade o início das paralisações
Gerson Gonçalo

Mais de 120 educadores aprovaram por unanimidade o início das paralisações

Em uma assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (12/03), que contou com a presença de mais de 120 professores foi aprovado por unanimidade o início de uma greve por tempo indeterminado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos. A paralisação começa a partir desta quinta (13/03), bem como a suspensão das aulas na instituição.
O encontro aconteceu na Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Aduenf) e contou com as presenças dos profissionais da educação e alunos da instituição.
Os docentes ratificaram a pauta de reivindicação que já foi encaminhada para o governo do Rio de Janeiro de 2013 que possui dois pontos básicos: reposição de 86,7% das perdas salariais relativas ao período entre 1999 e 2013 e pagamento de 65% pelo regime de Dedicação Exclusiva.
“Nós não podemos ter outra fonte de renda a não ser a da Uenf. É por isso que queremos esse adicional, já que outras instituições, como a Uerj [Universidade do Estado do Rio de Janeiro], que trabalha com esse regime também tem”, disse o professor doutor e pesquisador do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da Uenf, Marcos Pedlowski .

Ele ainda frisou que o movimento dos educadores passou os últimos três anos tentando negociar com o governo Cabral, sem que houvesse qualquer avanço nas negociações. “Assim, o entendimento dos professores presentes na assembleia é que foi esse descaso com a Uenf e seus servidores por parte de Sérgio Cabral que causou a deflagração de mais este movimento grevista”, declarou Pedlowski.
Na oportunidade, os professores técnicos de nível superior anunciaram uma assembleia a ser realizada nesta quinta-feira, às 14h. A partir do encontro, os profissionais irão decidir ou não pela ratificação da greve por tempo indeterminado.
“Nós temos que acompanhar sempre os reajustes dos professores, que tem de ser igual para todos. O que nós pedimos é um reajuste salarial que atende a todos os profissionais”, informou o presidente da Associação dos Técnicos de Nível Superior (ATNS) da Uenf, Paulo Roberto Moreira.
Para a aluna do 7° período de engenharia metálica de materiais, Larissa Simão, 23 anos, a greve é justa e aceita pelos estudantes. “Nós alunos acreditamos que eles [professores] merecem um salário mais digno. São todos doutores que ficam na universidade praticamente o dia inteiro e merecem mais respeito”, enfatizou a jovem.

terça-feira, 11 de março de 2014

REBELDES DO PMDB SE ALIAM À OPOSIÇÃO E EMPAREDAM DILMA

A aprovação do requerimento que criou, agora há pouco, uma comissão externa para apurar denúncias de corrupção na Petrobras é uma vitória dos rebeldes do PMDB e do tal "blocão", criado dentro da base de apoio do governo para chantagear a presidente Dilma. Aliás, esta parece ser a vocação de uma ala importante do PMDB: criar dificuldades para vender facilidades posteriores.
O líder dos amotinados é o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi presidente da Telerj e secretário de Habitação na gestão de Rosinha/Garotinho no governo do Estado.

Líder do PMDB, Eduardo Cunha com a presidente Dilma




11/03/2014 - 20h37

Plenário aprova criação de comissão sobre a Petrobras

O Plenário aprovou, por 267 votos a 28 e 15 abstenções, o requerimento da oposição sobre a criação de uma comissão externa de deputados para ir à Holanda acompanhar a investigação de denúncias relacionadas à Petrobras. A aprovação ocorreu com o apoio de quatro partidos da base aliada: PMDB, PR, PTB e PSC.
Segundo a oposição, há denúncias de que a empresa SBM Offshore, com sede naquele país, teria pago propina a funcionários de petroleiras de diversos países, entre as quais a Petrobras, para conseguir contratos de locação de plataformas petrolíferas entre os anos de 2005 e 2012.

SHOW DE LUAN SANTANA CUSTOU R$ 233,6 MIL

Do Blog do Bastos (aqui):

Show de Luan Santana custou R$ 233,7 mil


Além de deixar seu autógrafo para a posteridade, o alto valor do cachê também deveria ficar registrado // Foto de Rogério Azevedo

O “Verão da Família”, que para muitos foi o “Verão da Gastança”, ultrapassou todas as marcas em seu último show. Como o jornalista Ricardo André Vasconcelos já havia previsto em seu blog (aqui), quando publicou o pagamento de uma fatura no valor de R$ 116.875,00 para o cantor Luan Santana, uma nova fatura poderia ser paga.
Eis que dando uma olhada hoje (11) no Portal da Transparência, lá está o pagamento da segunda fatura no valor de R$ 116.875,00. Sendo assim, o show do sertanejo-pop Luan Santana custou R$ 233.750,00. Por coincidência, empatando com Maria Bethânia (aqui) (R$ 233.750,00) no ranking dos shows mais caros de Campos dos últimos anos.
Vale lembrar que além dos gastos com o cachê a Prefeitura também banca palco, som, iluminação, transporte, alimentação e hospedagem.

SERVIDORES DA FENORTE DECIDEM GREVE A PARTIR DE SEGUNDA, DIA 17

Reunidos agora há pouco na quadra de esportes da Uenf, os servidores da FENORTE decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda- feira, dia 17. Amanhã, a coordenação do movimento vai divulgar uma carta aberta à população.
                                                                                                                       Foto: Joseth Bravo

SERVIDORES DA FENORTE ESTÃO EM ASSEMBLEIA NESTE MOMENTO

A reunião esta sendo realizada na quadra de esportes da Uenf e a expectativa é pela decretação de greve.
Mais informações daqui a pouco.

segunda-feira, 10 de março de 2014

CINECLUBE GOITACÁ ABRE 2014 COM "FORRÓ EM CAMBAÍBA", NESTA QUARTA-FEIRA


MACAÉ GANHA SEGUNDA VARA CRIMINAL POR CAUSA DA VIOLÊNCIA



Do Portal do TJRJ (aqui):

A comarca de Macaé, no norte fluminense, terá mais uma vara criminal. No próximo dia 19 de março, será instalada a 2ª Vara Criminal de Macaé, que terá atribuições de Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
A vara foi criada pela Resolução TJ/OE nº 46/2013, de 16 de dezembro de 2013, por transformação da Vara Criminal de Itaperuna. A criação da 2ª Vara Criminal de Macaé se deve ao aumento da criminalidade no local, decorrente do crescimento da região por conta da exploração de petróleo. A medida busca aplicar de forma eficaz os recursos disponíveis, de forma a melhor atender à sociedade. 
A serventia será instalada na Rodovia do Petróleo, km 04, Bairro Virgem Santa. A Central de Penas e Medidas Alternativas da comarca ficará vinculada à nova unidade. Já a 1ª Vara Criminal de Macaé ficará com a competência criminal e de tribunal do júri.
Em 2013, a 1ª Vara Criminal de Macaé recebeu 1.549 novos processos. Em janeiro e fevereiro de 2014, foram recebidas 249 ações.

"MAIS MÉDICOS" EM DEBATE NESTA SEGUNDA-FEIRA NO RODA VIVA


Florentino Cardoso
O Roda Viva desta segunda-feira (10/3) será com o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso. Ele dá sua opinião sobre saúde pública, o programa Mais Médicos, entre outros pontos ligados à conjuntura da medicina no Brasil. Apresentado pelo jornalista Augusto Nunes, o programa vai ao ar às 22h, ao vivo, na TV Cultura.
Cirurgião geral e oncologista, Florentino é graduado pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Economia da Saúde e em Capacitação Gerencial de Dirigentes Hospitalares. Foi vice-presidente regional da AMB de 2002 a 2008 e presidente da Associação Médica Cearense por três gestões. Dirigiu o setor de Setor de Saúde Pública da AMB, sendo também o representante da mesma instituição na Comissão Nacional Pró-SUS.
Participam da bancada Cláudia Collucci, repórter da Folha de S. Paulo; Cristiane Segatto, repórter da revista Época e colunista de saúde da Época Online; Martim de Almeida Sampaio, advogado e diretor da comissão de direitos humanos da OAB de São Paulo; Claudio Lottenberg, médico oftalmologista e presidente do hospital israelita Albert Einstein; e David Oliveira de Souza, médico e professor do instituto de ensino e pesquisa do hospital Sírio Libanês – foi também diretor médico da organização Médicos Sem Fronteiras no Brasil. O Roda Viva ainda conta com a participação do cartunista Paulo Caruso.
Da TV Cultura

ROSINHA INVESTE R$ 20 MILHÕES EM ESTRADAS NA REGIÃO DO IMBÉ

Os moradores e produtores rurais de região do Imbé, incluindo Rio Preto, Itereré e Morangaba, estão para receber o maior pacote de obras de recuperação de estradas que aquele esquecido pedaço município jamais sonhou. Segundo extrato de contrato publicado na página 10 do Diário Oficial de hoje, serão gastos R$ 20.813.399,07 em obras de reparos da pavimentação e dispositivos de drenagem nas localidades e acessos às cachoeiras. O contrato (0051/2014), resultante da concorrência pública 029/12, foi assinado no último dia 13 de fevereiro entre a PMCG e duas empreiteiras que se juntaram no consórcio Rio Preto: Hidrolumen Construtora Ltda e Macro Construtora e Participações Ltda.
O prazo para execução do contrato e de 12 meses.
Com esse investimento todo espera-se asfalto de primeiro mundo e que não vá se dissolver à primeira chuva.


CABRAL INAUGURA OBRAS DE REFORMA DO LICEU

Do Blog do Bastos (aqui):

Em Campos, Cabral e Pezão articulam com aliados

Foto de Paulo Sérgio Pinheiro
Em Campos para entregar as obras de reforma e ampliação do Liceu de Humanidades de Campos, o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) aproveitaram a visita para articular com políticos da região. Participaram do evento os prefeitos Neco (São João da Barra), Pedrinho Cherene (São Francisco), Gegê Cantarino (Cardoso Moreira) e Luiz Fenemê (São Fidélis). Os deputados estaduais João Peixoto (PSDC) e Roberto Henriques (PSD) e o presidente da Fenorte, Nelson Nahim (PSD), também estavam ao lado do governador e do vice. Quem representou a prefeita Rosinha Garotinho (PR) foi o vice-prefeito Chicão Oliveira (PP), que elogiou o trabalho do governo estadual. “Como ex-liceísta não posso deixar de parabenizar o governo pela obra de restauração. Na verdade, trata-se de algo bem mais amplo do que uma simples obra, já que o Liceu é um patrimônio histórico”, disse.
O ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT), a ex-vereadora Ilsan Viana (PDT), o ex-prefeito Sérgio Mendes (PPS), o presidente do PV em Campos, Gustavo Matheus, e o vereador Nildo Cardoso (PMDB), também marcaram presença. Inclusive, nos próximos dias, novidades e parcerias devem ser anunciadas.
Com tantos políticos presentes, a dupla Cabral e Pezão aproveitou para articular. Eles sondaram sobre outras ações que podem ser desenvolvidas pelo governo na região e deixaram claro que estão confiantes para a eleição de outubro. Mesmo com Pezão largando atrás nas pesquisas, o clima no grupo é de tranquilidade. “Quem conhece política sabe que o jogo começou agora. Tem gente que faz política apenas falando. Já o governador Cabral e o vice Pezão vão mostrar ações e serviços prestados em todo o estado”, disse João Peixoto.
“Amigo a gente escolhe” — Em seu discurso, Nelson Nahim elogiou Cabral e lembrou que se trata de uma amizade antiga. “O Cabral é um amigo. Outras coisas a gente não pode escolher, mas amigo a gente escolhe”, disse Nahim, que agradeceu pela forma como foi recebido no grupo. “Me sinto revigorado”, afirmou.
Se o coreto falasse — Antigos liceístas voltaram ao local e comentaram sobre histórias do passado. Um deles, logo após o fim do evento, soltou a seguinte pérola em uma rodinha: “Tem um ex-aluno que ficou muito poderoso e hoje é evangélico. Mas na época de Liceu ele era bem diferente. Se aquele coreto falasse, nossa mãe!”, brincou.
Liceu — Tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac) em 1988, a edificação exigiu intervenções delicadas. Os trabalhos foram executados pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) em dois prédios diferentes: no principal, onde funciona a direção, e no lateral, que antigamente era uma senzala e hoje abriga nove salas de aula e um laboratório de Química. O governador Sérgio Cabral mostrou-se orgulhoso do resultado. “É um resgate histórico de décadas de sonho da população. O Liceu é um patrimônio histórico nacional. A obra fez a modernização para os alunos e manteve o resgate histórico do prédio”, comemorou o governador.



Do portal Ururau (aqui)

CIDADES E REGIÃO - História e cultura

Cabral inaugura reforma do prédio histórico do Liceu, em Campos

Obras duraram cerca de um ano e três meses e mantiveram característica original do prédio
Carlos Grevi

Obras duraram cerca de um ano e três meses e mantiveram característica original do prédio

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (10/03) a reforma do prédio do Solar do Barão da Lagoa Dourada e do prédio escolar, que abrigam o Liceu de Humanidades de Campos.
Na inauguração, estiveram presentes o governador do estado Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo, os deputados estaduais Roberto Henriques (PSD) e João Peixoto (PSDC); o secretário estadual de educação, Wilson Rosolia e de Transportes, Julio Lopes; o vice-prefeito de Campos, Doutor Chicão, representando a prefeita Rosinha Garotinho; o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Antônio Carlos Sabino, e chefe do estado maior do 6º Comandanto de Policiamento de Área (CPA), coronel Lúcio Flávio Baracho e demais autoridades da região.
De acordo com dados atualizados da secretaria de obras do estado, foram investidos R$ 8,8 milhões na reforma e restauração do prédio que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan).
Para a diretora geral, Celina Barbosa a obra irá beneficiar não só os alunos, mas a cidade. “Fizeram a restauração do solar e a reforma do prédio escolar. Essa reforma não é só para o Liceu, é para o município”, disse a diretora, afirmando que o prédio histórico será aberto para visitação mediante agendamento.
As obras duraram cerca de um ano e três meses e algumas séries tiveram que ser deslocadas para outras escolas. O solar conta com oito espaços que foram reformados, mantendo a característica original. No prédio escolar foram reformadas 32 salas de aula, além de laboratórios, biblioteca, auditório, mini-auditório, e a quadra esportiva.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia foi uma obra difícil pela complexa característica histórica e artística do prédio. “Esse foi um trabalho difícil para planejar, também não foi uma obra barata, foi demorada e complicada porque tivemos que conciliar tempo de obra e aula. Uma obra como essa fez muita diferença, esse prédio é uma obra de arte que merece ser cultivada e mantida”.
O governador Sérgio Cabral disse que a obra é para ser utilizada pela população. “Nós estamos hoje comemorando o resgate da educação e da história. O prédio vai ser utilizado não só para os alunos, ex-alunos, professores, mas por toda população”, afirmou.
Em meio a inauguração, o governador disse que estará a frente governo do estado até o final do mês e em abril o vice-governador Pezão irá assumir o cargo. A saída se dá porque o governador pretende disputar 
uma vaga para o senado nas próximas eleições.