sábado, 11 de outubro de 2014

AVISO

Por motivo de viagem, o Blog vai continuar sem atualização por mais duas semanas.
Espero voltar antes do dia 26 para votar contra Aécio e Crivella.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

PEZÃO ANUNCIA, NESTA QUARTA, APOIO DE PARLAMENTARES DO PT E DO PR


O candidato do PMDB ao governo do Rio de Janeiro visitou nesta terça-feira o conjunto habitacional Nova CCPL, em Manguinhos, na Zona Norte da capital, e anunciou que novos apoios à sua campanha devem ser divulgados na quarta-feira (8). "Teremos novidades sobre partidos que apoiaram outros candidatos e que vão nos apoiar, incluindo parlamentares do PT e do PR", disse. 

Sobre a aliança do ex-candidato Anthony Garotinho (PR) com o adversário Marcelo Crivella (PRB), anunciada nesta terça, Pezão considerou a situação previsível, já que Garotinho fez ataques durante o primeiro turno. Apesar disso, Pezão afirmou que prefeitos do PR já sinalizaram apoio à sua candidatura.
Pezão disse que o encontro nesta segunda com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) serviu para discussões sobre alianças para o segundo turno no estado.
Sobre a visita que recebeu do vice-presidente da República, Michel Temer, do PMDB, na manhã de ontem, Pezão disse: "Ele veio trazer solidariedade nacional à nossa candidatura, e se pôs à disposição para conseguir mais alianças para o segundo turno. A partir desta quarta-feira, teremos novidades sobre partidos que apoiaram outros candidatos e que vão nos apoiar, incluindo parlamentares do PT e do PR", disse ele. Os dois partidos, que tiveram Lindberg Farias e Garotinho como candidatos no primeiro turno, devem apoiar o candidato Marcelo Crivella (PRB) no segundo turno.

Com informações do JB e G1.

Atualização para correção de título.

NA CONQUISTA DE APOIOS, PEZÃO SAI GANHANDO DE 1X 0 DE CRIVELLA

Crivella hoje de manhã em entrevista na casa do casal Garotinho, na Lapa. Foto: Genilson Pessanha

Do Blog do Bastos (aqui):

Romário com Pezão

Enquanto o senador Marcelo Crivella (PRB) anuncia em Campos uma aliança com  o deputado federal Anthony Garotinho (PR), o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) se movimentou ontem (06) e deve anunciar ainda esta semana uma parceria com o senador eleito Romário (PSB), que recebeu mais de 4,6 milhões de votos no último domingo. Hoje (06), a coluna “Ponto Final” (aqui), citou que Pezão prometeu uma “surpresa” (aqui) e informou que “tudo leva a crer que se trata do senador eleito Romário (PSB), craque nos votos como foi nos campos”.
No primeiro turno Romário estava ao lado do senador Lindberg Farias (PT). Porém, participou de poucos atos de campanha ao lado do petista.
Romário no movimento “Aezão” - Ontem, Pezão e Romário conversaram e deixaram a aliança bem encaminhada.  Hoje (08), serão inciadas as conversas com o senador Aécio Neves (PSDB), candidato à presidência da República, que pretende melhorar a sua performance no Rio com o apoio do Baixinho.
Romário recebeu quase tantos votos quanto Pezão e Crivella juntos - O deputado federal Romário (PSB) foi eleito com uma votação surpreendente para o Senado. Com 100% das urnas apuradas, o ex-jogador somou 4.683.963 votos (63,43% dos votos válidos). O montante causa mais espanto quando comparado à eleição para governador: Romário teve quase o mesmo número de votos que Pezão e Crivella somados (4.861.678).

PEZÃO E CRIVELLA TÊM PRIMEIRO DEBATE NESTA QUARTA, ÀS 11H, COM TRANSMISSÃO PELA INTERNET

Da Veja on line (aqui):

Cineasta José Padilha, humorista Marcelo Madureira e pastor Silas Malafaia vão fazer perguntas a Luiz Fernando Pezão e Marcelo Crivella, que também terão embates diretos. O evento será exibido ao vivo, nesta 4ª feira, a partir das 11h

Luiz Fernando Pezão e Marcelo Crivella
Luiz Fernando Pezão e Marcelo Crivella (Fotoarena/Folhapress)
Nesta quarta-feira, as revistas VEJA e VEJA Rio realizam o primeiro debate entre os candidatos Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB), que disputam o segundo turno das eleições para governador do Rio de Janeiro. O encontro será mediado pelo jornalista Augusto Nunes e terá transmissão ao vivo em VEJA.com, a partir das 11 horas.
A novidade desta segunda edição do Debate VEJA - o evento já foi realizado no primeiro turno - está na participação de personalidades reconhecidas em todo o país, e com forte representatividade no Estado. O cineasta José Padilha, o humorista Marcelo Madureira e o pastor Silas Malafaia farão perguntas a cada um dos candidatos, sempre com tema livre.
Realizado em parceria com a Universidade Estácio de Sá e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), o evento terá quatro blocos, dois nos quais os candidatos perguntam um ao outro e respondem também os convidados. No terceiro, as perguntas serão feitas por jornalistas de VEJA e representantes da OAB/RJ e Estácio. O último bloco está reservado às considerações finais.




LINDA MARA NÃO VAI VOLTAR À CÂMARA. POR ENQUANTO



Portaria 1504/2014, da prefeita Rosinha, publicada  hoje no Diário oficial, revogou a portaria de ontem e que exonerava Linda Mara da secretaria particular.
Com isso, ela não deverá substituir ao vereador Mauro Silva, que pediu licença de 30 dias do mandato de vereador. A licença de Mauro ainda não foi revogada.
Veja aqui postagem de ontem (07/10) com portarias, uma da PMCG, que exonerava Linda Mara e outra, da Câmara, que a convocava para assumir uma vaga.

Obs: A primeira palavra da portaria acima foi publicada mesmo como "refeita" no lugar de "prefeita". Erro de grafia no documento oficial. Até mesmo porque a prefeita ainda não se refez do duro recado que recebeu das urnas no domingo.

Atualização às 18h09 para portar a portaria e o consequente comentário.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

PEZÃO TEVE 78% DOS VOTOS EM PIRAÍ. GAROTINHO 39% EM CAMPOS

Para reflexão, sem paixões:
Enquanto o deputado Garotinho (PR) teve, na eleição de ontem, 39,78% dos votos válidos em sua cidade natal, onde foi prefeito duas vezes e hoje tem a sua mulher à frente da prefeitura, Luiz Fernando Pezão (PMDB) teve destino bem diferente na sua Piraí, onde foi vereador e prefeito. Lá, Pezão teve  78,24% dos votos válidos. Veja abaixo o resultado oficial do TRE para governador em Campos e Piraí:
Em Nova Iguaçu, cidade já governada por Lindberg Farias, o petista ficou em terceiro lugar com 20,36%, atrás de Garotinho (24,57%) e Pezão (32,43%).




CANDIDATO DO PSOL SÓ TEM 350 VOTOS EM CIDADE ADMINISTRADA PELO PARTIDO

Tarcísio e o prefeito Gelsimar em Itaocara
O candidato do PSOL ao governo do Estado, professor Tarcísio Mota, empolgou eleitorado ao ponto de de chegar a quase 10 % dos votos válidos, no resultado geral,  coladinho com o petista Lindberg Farias. Fez mais: derrotou Garotinho na capital, ficando em terceiro lugar, só atrás de Pezão e Crivella, como noticiou a jornalista Suzy Monteiro (aqui).
No entanto, na única cidade do estado administrada pelo PSOL,Itaocara, Tarcísio ficou em quatro lugar com apenas 350 votos entre os 18 mil válidos apurados na cidade, só ficando na frente de Dayse Oliveira (PSTU), com 6 votos e Ney Nunes (PCB), com 4 (veja resultado oficial do TRE abaixo).
O prefeito Gelsimar Gonzaga ainda não digeriu o resultado.


DEPOIS DE FALAR COM PT, CRIVELLA VEM A CAMPOS CONVERSAR COM GAROTINHO

Segundo notícia postada no Blog do próprio deputado Garotinho (aqui), o senador Marcelo Crivella (PRB) vem a Campos amanhã para conversar conversar sobre o apoio do PR no segundo turno contra o governador Pezão.
Muitos seguidores de Garotinho que durante a campanha chamaram Crivella, que é bispo da Igreja Universal, de "fundamentalista", devem torcer o nariz.

A notícia no encontro Crivella/Graotinho já teve repercussão na mídia nacional:

16:52 \ Eleições 2014

Coligação anti-Pezão

Fechando apoios
Fechando apoios
Marcelo Crivella agora corre atrás de quem ficou para trás. Parte do PT do Rio de Janeiro e Anthony Garotinho estão a um passo de aderir ao palanque anti-Pezão.
Hoje, Crivella almoçou com Washington Quaquá, presidente do diretório petista fluminense, no Centro do Rio. O acordo está praticamente fechado, apesar de uma considerável parcela do PT do Rio preferir Luiz Fernando Pezão.
E Anthony Garotinho? Crivella está arrumando a agenda para ir a Campos amanhã e voltar à capital com a palavra de apoio de Garotinho.
Por Lauro Jardim

Veja repercussão também no Blog na Curva do Rio, de Suzy Monteiro (aqui).

PORTARIA EXONERA LINDA MARA PARA VOLTAR À CÂMARA

Na semana passada o vereador Mauro Silva (PTdoB), pediu 30 dias de licença de seu mandato de vereador para, provavelmente, reforçar a equipe de Garotinho no segundo turno. Como o candidato ficou fora da disputa, a  licença teria perdido o sentido.
No entanto, no Diário Oficial da PMCG de hoje foi publicada a portaria 1498/2014 tornando sem efeito a nomeação de Linda Mara para  Secretaria Particular da predeita. Linda é suplente de Mauro e deve assumir a cadeira mo Legislativo nas próximas horas.
Alias,  na mesma edição do D.O. foi publicado o Ato executivo do presidente da Câmara,  Edson Batista, convocando Linda Mara para assumir o mandato.



Atualização às 17h40 para inclusão das portarias.

domingo, 5 de outubro de 2014

CARLA MACHADO FICA NA 2ª SUPLÊNCIA DO PT



Com 24.849 votos (sendo 8.853 em São João da Barra., ou 33,64% dos votos válidos no município), a ex-prefeita sanjoanense ficou na segunda suplência do PT, atrás do atual deputado Gilberto Palmares, que não se reelegeu.
Candidata mais votada em SJB, Carla teve quase quatro vezes votos que o segundo colocado, Bruno Dauaire (PR) que teve  2.561 votos, ou 9,73% dos votos válidos, mas foi eleito com o total de 35.643 votos. Em Campos, Carla teve 11.312 votos enquanto Bruno foi o mais votado com 21.839.
Em sua página no Facebook, Carla Machado agradeceu os votos:


DUPLA DERROTA



Além de perder a eleição e ficar sem mandato pelos próximos quatro anos e consequentemente sem, o privilégio de fôro, Garotinho também não conseguiu eleger aquele que gostaria de ver como candidato à sucessão de Rosinha daqui a dois anos. Isso mesmo: Geraldo Pudim, o "candidato da família Garotinho" teve 25.881 votos e ficou com a primeira suplência da coligação PR-PR/PROS e, por isso, não se credencia à eleição de 2016, enquanto Bruno Dauaire, concorrente direto de Pudim nas benesses da máquina municipal e apadrinhado do filho de Garotinho, foi eleito com 35.845 votos.
Além da queda, o coice.

RELAÇÃO OFICIAL DOS DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS PELO RJ HOJE








RELAÇÃO OFICIAL DOS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS HOJE PELO RJ




GAROTINHO RECONHECE DERROTA E PARABENIZA OS VITORIOSOS: "É MELHOR PERDER UMA ELEIÇÃO DO QUE PERDER A VERGONHA"

DO BLOG DO GAROTINHO (AQUI):


PEZÃO GANHOU DE GAROTINHO NA 98ª E NA 99ª ZONAS ELEITORAIS


O candidato derrotado ao Governo do Estado, Anthony Garotinho (PR), teve em Campos, hoje,  metade da votação que teve em sua primeira eleição em 1998, quando obteve mais de 80% dos votos válidos. Foram 39,79% contra 30,08% de Pezão e 17,54% de Crivella.
Detalhando por cada uma das zonas eleitorais, Garorinho perdeu por 11,01% para Pezão na 98ª Zona Eleitoral (veja quadro acima), e perdeu também na 99ª ZE. Ambas as Zonas Eleitorais abrangem a chamada "pedra", ou seja, a parte urbana mais próxima do Centro da cidade.Nas cinco outras Garotinho ganhou. A Zona onde teve maior votação proporcional foi na 100ª (Travessão e zona Norte do município).
Veja abaixo o resultado nas outras zonas:



RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO EM CAMPOS PARA GOVERNADOR.


PEZÃO ANUNCIA APOIO A DILMA NO SEGUNDO TURNO

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) que vai disputar a reeleição no segundo turno contra o senador Marcelo Crivella (PRB), está concedendo, neste momento, entrevista coletiva, no Rio. Pezão disse que vai apoiar a presidente Dilma na disputa pela Presidência da República. O candidato a vice na chapa de Pezão, Francisco Dornelles, vai manter o apoio ao adversário de Dilma, Aécio Neves, de quem é primo

SEGUNDO TURNO NO RJ: PEZÃO X CRIVELLA. GAROTINHO FICOU FORA



Faltando apenas 0,75 % dos votos apara encerrar a apuração oficial do TRE para o Governo do Rio de Janeiro, está confirmado: o segundo turno será disputado entre Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB). O deputado Anthony Garotinho (PR), que liderou a disputa a maior parte da campanha acabou derrotado.
Pezão tem até agora 40,64  % dos votos válidos
Crivella 20,24 % dos votos válidos
Garotinho 19,67% dos votos válidos
Lindberg  9,98% e Tarcísio Mota 8,93 %.

Para o governador Pezão, seria melhor enfrentar Garotinho no segundo turno, porque os analistas dizem que é mais fácil o eleitor de Garotinho voltar em Crivella que o de Crivella em Garotinho.
Mais uma: Além de Garotinho, o outro derrotado neste eleição foi o Ibope, que errou completamente a pesquisa de boca de urna no RJ.

GAROTINHO ESTÁ MATEMATICAMENTE FORA DO SEGUNDO TURNO

Faltando apenas 2,2% a ser computados, Garotinho tem 19,61% dos votos válidos e Crivella 20,19 %,. Exatamente meio por cento (0.5%), ou seja, o candidato do PR precisaria ter 1/4 de todos os votos que ainda faltam ser contados para ganhar a parada.



BOCA DE URNA DO IBOPE DÁ "VARADA N´ÁGUA"; FALTAM 6 % DOS VOTOS PARA APURAR CRIVELLA ESTÁ NA FRENTE DE GAROTINHO

Apesar de o Ibope ter dado, em sua pesquisa de boca de urna, 10 pontos de diferença entre Garotinho e Crivella (28 a 18), apurados 94,42% dos votos, Garotinho tem 19,57% e Crivella 20,11%
Suspense total:


TRE OFICIAL NO RJ DIFERENTE DA BOCA DE URNA. COM 87% DOS VOTOS APURADOS GAROTINHO E CRIVELLA ESTÃO EMPATADOS


TSE OFICIAL> COM 78,56% DOS VOTOS APURADOS, DILMA 40,30% AÉCIO 35,15% E MARINA 20,91%


BOCA DO IBOPE DÁ DILMA CONTRA AÉCIO NO SEGUNDO TURNO


Presidência da República: boca de urna, Ibope
VOTOS VÁLIDOS:

Dilma (PT) - 44%
Aécio (PSDB) - 30%
Marina (PSB) - 22%
Luciana Genro (PSOL) - 2%
Pastor Everaldo (PSC) - 1%
Outros - 1%

DADOS DA PESQUISA
Data: 5/10
Entrevistados: 64.200
Margem de erro: 2 pontos
Nível de confiança: 99%
Solicitante: TV Globo
Registro no TSE: 01063-2

BOCA DE URNA PARA PRESIDENTE SERÁ DIVULGADA DAQUI A POUCO JUNTO COM PRIMEIRA PARCIAL

Por causa do fuso horário do Acre, com duas horas de atraso, as pesquisas de boca de urna só podem ser divulgadas às 19h. Nesse horário, como observou o professor Roberto Moraes (aqui), a apuração vai estar tão adiantada que a pesquisa não terá nenhuma importância.

PAULO HARTUNG ELEITO NO ES

Apurados 97,50% dos votos no Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB) está eleito para voltar ao governo do Espírito Santo. Ele tem 53,16% dos votos válidos.
Outro governador eleito (neste caso, reeleito) hoje é Beto Richa, do Paraná.
No Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (PMDB) vai disputar o segundo turno contra o atual governador Tarso Genro (PT). No RS, apurados 82,52%, Sartori tem 40,81% e Tarso 32,41%, contra todas as pesquisas que mostraram o governador liderando a disputa.

TRE NÃO VAI DIVULGAR PARCIAIS NO RJ ENQUANTO TIVER ELEITOR NA FILA

Por causa da estreia das urnas biométricas em Búzios e Niterói, o que provocou atraso na votação nesses dois municípios, ainda há eleitores aguardando sua vez de votar em sessões nestes dois municípios.
Por isso, o TRE decidiu que só vai divulgar os resultados quando todos já tiverem votado.
A expectativa é que o primeiro boletim já terá mais de 60 % dos votos apurados.
A ansiedade é grande, principalmente por parte dos candidatos a deputado estadual e federal.

NO DF, A PRIMEIRA DERROTA DO PT

Como era apontado pelas pesquisas, o atual governador do DF, Agnelo Queiroz, está fora do segundo turno. Apurados 93,61 % dos votos, ele tem 20,04% dos votos. Vão o segundo turno o senador Rollemberg (PSB) contra Jofran Frejart (PR), este último que substituiu o ficha-suja José Roberto Arruda Barrado pela Justiça. Rollemberg sai na frente com 45,48% e Jofran com 27,71%.


COM 30% DOS VOTOS APURADOS EM SP, RUSSUMANNO E TIRIRICA LIDERAM PARA CÂMARA


ES E DF JÁ SABEM QUEM SÃO SEUS NOVOS SENADORES





Com a apuração acima dos 80 % dos votos, o Distrito Federal e Espírito Santo já podem dizer que seus novos senadores são Reguffe, do PDT, com 57,09 por cento dos voitos válidos e Rose de Freitas, do PMDB, respectivamente.
Enquanto isso, o TRE do RJ, apuração zero.

URNA DA SEÇÃO 74 DA 99ª (CAMPOS) PEZÃO 79 E GAROTINHO 50

Foto Blog de Roberto Moraes (aqui)

ES JÁ APUROU MAIS DA METADE DOS VOTOS. PAULO HARTUNG (PMDB) TEM 54%


GAROTINHO COMEÇA AINDA HOJE A DISPUTA PARA GANHAR O 2º TURNO

Foto publicada agora há pouco no Blog do candidato


Uma fonte do Blog com acesso ao QG da Lapa disse agora há pouco que o resultado da pesquisa de boca de urna divulgada há poucos minutos, foi recebida na Rua Saturnino Braga, 44, como uma grande vitória. Durante todo o dia o clima tinha sido de apreensão na medida em que havia a preocupação de uma derrota pera o senador Marcelo Crivella ou uma "vitória mais apertada de dois ou três por cento".
Com uma diferença de 10 pontos, Garotinho teria dito que será mais fácil conquistar o apoio de Crivella para o embate contra Pezão no segundo turno e, para isso, conta com a capacidade do candidato do PRB de transferir votos. As articulações com Crivella já começaram durante a semana e os dois devem se falar, por telefone, ainda hoje.
Se conseguir a maior parte dos 18 pontos de Crivella, Garotinho teria alguma chance para enfrentar Pezão, que, confirmados os números da boca de urna, sai do primeiro turno com 34 pontos e com tendência a recebes os cerca de 11 pontos de Lindberg.
De qualquer forma, o clima na Lapa, neste momento, é de alívio.

BOCA DE URNA IBOPE CONFIRMA ROMÁRIO PARA O SENADO



RJ: boca de urna, Ibope/SENADO
VOTOS VÁLIDOS:

Romário (PSB) – 62%
Cesar Maia (DEM) – 22%
Liliam Sá (PROS) – 6%
Carlos Lupi (PDT) - 3%
Diplomata Sebastião Neves (PRB) – 2%
Eduardo Serra (PCB) – 2%
Pedro Rosa (PSOL) – 2%
Heitor Fernandes (PSTU) – 1%

Data: 5/10
Entrevistados: 5.000
Margem de erro: 2 pontos
Nível de confiança: 99%
Solicitante: TV Globo
Registro: 00066/2014 (TRE) e 

BOCA DE URNA DO IBOPE DÁ GAROTINHO NO SEGUNDO TURNO COM 10 PONTOS SOBRE CRIVELLA. PEZÃO TEM 34%.





Rio de Janeiro: boca de urna, Ibope
VOTOS VÁLIDOS:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 34%
Garotinho (PR) - 28%
Marcelo Crivella (PRB) - 18%
Lindberg Farias (PT) - 11%
Tarcisio Motta (PSOL) - 7%
Dayse Oliveira (PSTU) – 1%
Ney Nunes (PCB) – 1%

DADOS
Data: 5/10
Entrevistados: 5.000
Margem de erro: 2 pontos
Nível de confiança: 99%
Solicitante: TV Globo
Registro: 00066/2014 (TRE) e 01059/2

BOCA DE URNA EM SP DÁ SERRA PARA O SENADO



DO G1

São Paulo: boca de urna, Ibope/SENADO
VOTOS VÁLIDOS:

Serra (PSDB) - 49%
Suplicy (PT) - 34%
Kassab (PSD) - 9%
Ana Luiza (PSTU) - 2%
Wera (PV) - 2%
Edmilson Costa (PCB) - 1%
Fernando Lucas (PRP) - 1%
Marlene Machado (PTB) - 1%
Fláquer (PRTB) - 1%
Outros - 0%

Data: 5/10
Entrevistados: 7.300
Margem de erro: 2
Nível de confiança: 99%
Solicitante: TV Globo
Registro: 00066/2014 (TRE)