domingo, 19 de abril de 2015

AMYR KLINK, O NAVEGADOR SOLITÁRIO, NESTA SEGUNDA-FEIRA, NO RODA VIVA

almyr klink
Nesta segunda-feira (20), às 22h, a TV Cultura leva ao ar uma edição gravada e inédita do Roda Viva com o navegador, escritor e palestrante brasileiro Amyr Klink. Durante a sabatina, Klink conta sobre as expedições marítimas, o preparo necessário para se lançar ao mar e os feitos que alcançou durante seus mais de 30 anos de navegação. O programa é apresentado pelo jornalista Augusto Nunes.
Em 1984, Amyr Klink partiu do porto de Lüderitz, na Namíbia, para aquela que se tornaria a primeira e única travessia solitária a remo do Atlântico Sul. A jornada, que terminou na Bahia, levou cem dias e percorreu 3.700 milhas. Cinco anos depois, em 1989, iniciou uma viagem, também sozinho, que durou 642 dias, sendo que, por sete meses e meio, precisou permanecer imóvel em uma invernagem antártica.
Desde então, Klink realizou duas Circunavegações Polares, uma sozinho e outra acompanhado por mais cinco tripulantes, sendo que a primeira também representou um feito inédito. Além disso, o paulista acumula 15 viagens à Antártica.
O navegador registrou suas aventuras pelo oceano em livros como "Cem dias entre o céu e o mar", "Paratii, entre dois pólos" e "Mar sem fim". Amyr também é sócio-fundador do Museu do Mar, localizado em São Francisco do Sul, Santa Catarina. Ele também já ministrou mais de 2.500 palestras no Brasil e no exterior.
A bancada de entrevistadores do Roda Viva é composta por Matthew Shirts, coordenador editorial do site Planeta Sustentável; Samuel Barreto, biólogo especialista em recursos hídricos da Organização não governamental The Nature Conservancy; Peter Milko, fundador e diretor de redação da revista Horizonte Geográfico; Ana Clara Costa, editora de economia do site da revista Veja; e João Cordeiro, palestrante e autor de livro sobre responsabilidade pessoal. O programa ainda conta com a presença fixa do cartunista Paulo Caruso.
Do Portal da TV Cultura

Nenhum comentário: