segunda-feira, 28 de setembro de 2015

AS SUBLEGENDAS DE GAROTINHO


Mauro, que esteve hoje o presidente do PSDB, Aécio Neves, deve
ser um dos candidatos garotistas à sucessão de Rosinha...
...enquanto o vice-prefeito Chicão, pelo PP, é visto como um segundo candidato e...

...Geraldo Pudim certamente será o preferido dos garotistas se chegar ao 2º
turno contra um candidato da oposição. Alguém duvida?

Garotinho foi longe, mais precisamente ao tempo da ditadura militar, buscar sua estratégia para tentar manter enfeixado em suas mãos o poder político em Campos. A ideia de lançar um, dois ou até três candidatos remete ao tempo das sublegendas, introduzidas em 1966 na lei eleitoral brasileira para facilitar a hegemonia da Arena/PDS nos municípios. Na criativa fórmula do regime militar, era possível cada partido (e eram apenas dois à época) ter três candidaturas numa mesma legenda. Como era tempo de eleição em turno único, ganhava o pleito o mais votado entre os três do partido que, na soma geral tivesse mais votos. A Arena e depois o PDS, que eram os partidos que apoiavam o regime, ganhavam quase sempre.
 A estratégia de Garotinho seria lançar o atual vice-prefeito Chicão pelo PP e o vereador Mauro Silva, que está deixando o PTdoB pelo PSDB (veja no Blog do Bastos). E ainda tem Geraldo Pudim que, circunstancialmente zangadinho, mudou-se para o PMDB para ser candidato a prefeito. O objetivo de Garotinho é chegar ao segundo turno com qualquer um dos três candidatos e derrotar o representante da oposição. Alguém tem dúvidas sobre quem os garotistas apoiariam num eventual segundo turno entre Pudim e Rafael Diniz (PPS)? Particularmente acho pouco provável o êxito da aventura de Pudim. Tomo emprestado as palavras do confrade Aluysio Abreu Barbosa em recente artigo publicado em seu Blog Opiniões : "se deve conseguir superar o obstáculo partidário, tudo indica que Pudim terá sérias dificuldades para transpor outro, mais íngreme, erigido na mente do eleitor campista: como não ser encarado como “Cavalo de Tróia” pelos antigatoristas ou Joaquim Silvério dos Reis, pelos rosáceos?"
Mesmo com o governo da senhora Garotinho endividado, a popularidade em baixa e o desgaste de anos a fio no poder, não pode-se desprezar o poder de fogo da máquina municipal e seu orçamento de R$ 1,8 bi para 2016 . Por isso um garotista, assumido ou disfarçado, tem presença certa no segundo turno. Basta saber contra quem oposição. A leitura de hoje é que seriam lançados cinco candidatos : Rafael Diniz (PPS), Nildo Cardoso (PSD), Gil Viana (PSB) e algum ligado a Arnaldo Vianna pelo PDT. Mas o bom senso indica que, na hora certa, um filtro deve reduzir a três, no máximo quatro candidaturas de oposição .
Por fora ainda corre o Alexandre Tadeu, do PRB, que flerta com a oposição, ensaia candidatura própria mas tem poder de fogo só para vice.
Meu palpite para segundo turno? Chicão ou Mauro Silva contra Rafael Diniz.

Nenhum comentário: