sábado, 26 de setembro de 2015

GAROTINHO ANUNCIA QUE "VENDA" DOS ROYALTIES DEVE ESTAR CONCLUÍDA NA "PRIMEIRA SEMANA DE OUTUBRO". SERÁ?


A capitalização da Prefeitura de Campos através de vendas de títulos da dívida pública, dando como garantia os royalties futuros a receber, deve estar concluída na "primeira semana de outubro, uma semana a mais uma semana a menos...". A informação é do secretário de Governo da PMCG, Anthony Garotinho, que explicou que o processo de criação do fundo com esses recursos já teria sido aprovado pelo Comitê de Fundos da Caixa Econômica, que fica sediado em São Paulo, e que está preparando venda de títulos na Bolsa de Nova Iorque (EUA), via leilão.
Garotinho disse também que houve resistências por parte do Governo Federal, mas que "o Levy (ministro da Fazenda), já compreendeu que a operação não afeta o déficit fiscal".
A expectativa do próprio Garotinho era de que as negociações estariam concluídas em "meados de setembro", depois "final de setembro"...Segundo ele, em sua tradicional participação, agora há pouco no programa "Entrevista Coletiva", na Rádio Diário FM, os juros são estão definidos porque serão "os menores entre os oferecidos no leilão".
Mecanismos econômicos à parte, se a PMCG conseguir vender os títulos, que na pratica é uma antecipação dos royalties que seriam recebidos pelo município nos próximos anos,  estará sendo criada uma dívida a ser paga pelos próximos governos.
Um governo gasta e os outros pagam a conta. Simples assim. 

Mais: com o preço do barril do petróleo no buraco (cerca de US$ 40 dólares) e o câmbio elevando o dólar acima dos R$ 4,00, fica difícil ter algum banco que "compre" os royalties futuros sabendo que a resolução do Senado limita o pagamento atual do empréstimo a 10% do que o município arrecadar de royalties.
Veja mais sobre o assunto:

PARA SANGUEDO, ANTECIPAÇÃO DOS ROYALTIES VAI DEIXAR "ROMBO GIGANTESCO" E PRIMEIRO EMPRÉSTIMO JÁ FOI UM "ABSURDO".







Nenhum comentário: