quarta-feira, 18 de março de 2015

VEJA PARTE DO DISCURSO EM QUE CID CHAMA EDUARDO CUNHA DE ACHACADOR

Veja AQUI o vídeo da parte do depoimento do então ministro Cid Gomes.

AGÊNCIA BRASIL CONFIRMA DEMISSÃO DE CID GOMES


DILMA ACEITA DEMISSÃO DE CID GOMES, MINISTRO DA EDUCAÇÃO



Cid Gomes foi demitido agora há pouco pela presidente Dilma Rouseff, minutos depois de ser sabatinado na Câmara dos Deputados.
Cid foi à Câmara, como convocado, para prestar esclarecimentos sobre uma declaração sua, feita a estudantes no Pará, de que no Congresso teria "400 ou 300 achacadores". O então ministro, numa sessão tensa, se desculpou alegando que falara em como "pessoa física", num contexto privado e sem elaborar a frase, mas durante toda a sessão, manteve suas críticas à base aliada do governo e terminou apontando diretamente para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha:
— Eu fui acusado de ser mal educado. O ministro da Educação é mal educado. Eu prefiro ser acusado por ele [Eduardo Cunha] do que ser como ele, acusado de achaque."


A notícia da demissão de Gomes, foi dada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que disse ter recebido telefonema do ministro da Casa Civil, Aluizio Mercadante.

Do Portal da Câmara dos Deputados:

18/03/2015 - 18h05Atualizado em 18/03/2015 - 18h11

Eduardo Cunha diz que foi comunicado da demissão do ministro Cid Gomes

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acaba de anunciar que foi comunicado pela Casa Civil da Presidência da República sobre a demissão do ministro da Educação, Cid Gomes. O ministro estava há pouco no Plenário da Câmara, onde foi chamado para explicar declaração de que haveria "300 ou 400 achacadores no Congresso".
O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que o ministro vai conversar com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Muitos líderes cobraram a saída do ministro do cargo, depois que ele manteve as declarações de que alguns deputados seriam “achacadores”.
Explicando-se aos deputados, Cid Gomes disse que há deputados que “criam dificuldades para obter facilidades”, pediu desculpas a quem se sentiu ofendido, mas partiu para o ataque, cobrando lealdade dos deputados da base e apontando ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Atualização correção de título - Oficialmente foi Cid que pediu demissão.

domingo, 15 de março de 2015

REITORES DE IFF´S DE TODO O BRASIL SE REÚNEM ESTA SEMANA EM CAMPOS

Dirigentes de toda a Rede Federal se reúnem em Campos


Reitores e diretores das 41 instituições federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil estarão em Campos dos Goytacazes-RJ nos dias 17, 18 e 19 de março de 2015 para reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A primeira atividade do grupo será no dia 17, às 14h, no auditório Miguel Ramalho docampus Campos Centro para uma recepção preparada pela equipe gestora do IFFluminense. Em seguida, haverá a reunião do Conselho. No dia 18, as atividades serão no campusCampos Guarus. À noite, os dirigentes participam da inauguração do Centro de Referência. E no dia 19, os representantes das instituições irão conhecer o campus Rio Paraíba do Sul/Upea – sede do futuro Polo de Inovação do IFFluminense – e o campus Avançado São João da Barra, onde será realizada a última reunião da semana.

Do 
portal do IFF/Campos (aqui)

EM CAMPOS, PROTESTO ATRAIU CERCA DE 800 PESSOAS

Foto de Michelle Richa
Cerca de 800 manifestantes foram da Praça do Santíssimo Salvador à Avenida Pelinca em protesto



Em Campos, o ato contra a presidente Dilma Rousseff (PT) reuniu, de acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 800 pessoas e transcorreu de forma pacífica. Vestidos de verde e amarelo, os manifestantes se concentraram na Praça São Salvador, caminharam pela Avenida Alberto Torres, passaram pela Beira Valão e encerraram os protestos na Pelinca

Mais informações e outras fotos do protesto aqui no Blog do Bastos

PROTESTO CONTRA GOVERNO DILMA REUNIU 1,5 MILHÃO DE PESSOAS EM TODO O PAÍS

Fotos: Agência Brasil (aqui)
Em SP, cerca de 1 milhão de pessoas foram às ruas pedir combate à corrupção e pelo impeachment...

...da presidente Dilma. Não faltaram as faixas pedindo a volta dos militares ao poder


No Rio, a PM estima que 15 mil pessoas protestaram na praia de Copacabana. Houve protestos em pelo menos outras 150 cidades
Texto UOL:

Ao menos 1,5 milhão de pessoas protestaram contra o governo federal neste domingo (15) em todos os Estados do país, além do Distrito Federal. O número de manifestantes em cada Estado foi divulgado pela Polícia Militar local.
São Paulo é o Estado com o maior número. A PM informou que 1 milhão de pessoas se reuniram na região da avenida Paulista, no centro da capital paulista. A cidade foi a única a registrar um incidente até o momento. Cerca de 20 manifestantes de um grupo denominado "Carecas do Subúrbio", conforme escrito em suas camisetas, foram detidos. Com eles, foram encontrados rojões, bombas caseiras e soco inglês.
No Paraná, cerca de 80 mil pessoas protestaram no centro de Curitiba. Em Londrina, o ato reuniu entre 35 e 40 mil pessoas.
Em Brasília, o protesto ocupou o Eixo Monumental, com cerca de 45 mil pessoas marchando em direção ao Congresso Nacional. A passeata saiu do Museu da República e se concentrou diante da sede do legislativo. Um cordão de policiais fez isolamento do Congresso para evitar invasões. Um carro de som "proibia" bandeiras vermelhas e de partidos políticos.
No Rio de Janeiro, 15 mil pessoas ocuparam a faixa de areia e a pista da orla de Copacabana e caminharam em direção ao Leme. Em uníssono, eles gritam frases como "Fora Dilma", "o PT roubou" e "a nossa bandeira jamais será vermelha".
Na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, 30 mil pessoas lotavam o local. Muitas usavam camisetas da seleção brasileira, enquanto outras pintaram os rostos em verde e amarelo e usavam apitos. O tráfego de veículos no entorno da praça foi fechado.
Em Goiás, cerca de 60 mil pessoas participaram do protesto em Goiânia. A concentração começou na praça Tamandaré e seguiu a avenida 85.
Já em Porto Alegre, por volta das 15h30, a Polícia Militar estimava que cerca de 30 mil pessoas participavam do protesto. Os manifestantes, que se concentraram no parque Moinhos de Vento, marcharam rumo ao parque Farroupilha. Em Santa Maria, na região central do Estado, foram 10 mil pessoas.
Em Salvador, os manifestantes marcaram encontro no Farol da Barra, onde 4.000 pessoas participaram do protesto pacífico. Boa parte usava cartazes para demonstrar a insatisfação com os rumos políticos do país. 
No Recife, os manifestantes saíram em passeata pela avenida Boa Viagem. O clima só esquentou quando algumas pessoas pediam uma intervenção militar, mas não foram bem recebidas. Segundo a PM, cerca de 8.000 pessoas estavam presentes na manifestação.
Em Fortaleza, cerca de 6.000 pessoas participaram do protesto na praça Portugal. O protesto foi pacífico e contou com a presença de muitas crianças. Manifestantes também usaram bicicletas. O trânsito nas ruas do entorno foram fechadas para evitar problemas.
Ao menos 2.000 manifestantes participaram de ato na avenida Marechal Castelo Branco, na zona central de Teresina.
Em Manaus, cerca de 10 mil pessoas participaram do ato contra a presidente na praça Congresso, no centro da capital amazonense. Os líderes do movimento recolheram assinaturas para enviar aos legislativos cobrando o impeachment. 
Em Belém, cerca de 7.000 pessoas se reúnem na praça da República, onde ocorre o protesto contra o governo --o mesmo local onde manifestantes se reuniram na sexta-feira (13) em ato de defesa da Petrobras.
Em Maceió, o protesto reuniu 10 mil no corredor Vera Arruda, na praia de Jatiúca. No local havia faixas com os dizeres "SOS Militares", defendendo uma nova intervenção armada no país e dizendo que os militares "são os únicos que podem fazer a verdadeira reforma política."
Em São Luís, cerca de 3.000 pessoas se concentraram na avenida Litorânea e fizeram um percurso de 6 km.
Em Aracaju, a manifestação ocorreu nos Arcos da Orla. As pessoas começaram a chegar por volta das 9h30 apenas, já que choveu no início da manhã na capital. Segundo a Polícia Militar, 600 pessoas participaram do movimento. Um painel foi montado para que as pessoas gravassem as marcas das mãos em verde e amarelo.
Também foram registrados atos em cidades de RondôniaEspírito SantoSanta CatarinaMato Grosso do SulTocantinsParaíbaRio Grande do Norte, AmapáRoraimaMato Grosso e Acre