quarta-feira, 6 de maio de 2015

BATISTA TRANSFERE PLENÁRIO PARA UM TRIO ELÉTRICO

Foto copiada do Blog do vereador Edson Batista (aqui)

O presidente da Câmara Municipal, Edson Batista (PTB), alegou a informação de que grupos radicais, infiltrados na manifestação, iriam ocupar a Casa e praticar vandalismo, para transferir para um trio elétrico a sessão especial que discutiria a situação do funcionalismo público municipal. Com a responsabilidade do cargo que ocupa, cabe a Batista ir à Delegacia de Polícia informar de que fonte colheu a informação e pedir apuração criminal. Se foi urdida uma invasão das dependências do Poder Legislativo e com a intenção deliberada de depredar o patrimônio público, é obrigação institucional do presidente da Câmara, apurar até as últimas consequências.
Mais que isso. Como reconhecido democrata , o presidente da Câmara tem um compromisso com a própria biografia e não deixar que o episódio entre para a história como mais um ato de subserviência ao grupo político que (ainda) comanda o município. 
A menos que opte por aderir, definitivamente, ao festivo trio elétrico em detrimento da tribuna democrática.

Veja abaixo, matéria publicada na Folha on line (aqui) sobre o protesto de hoje e, logo abaixo, postagem do Blog do Vereador Edson Batista (aqui):

Servidores fazem novo protesto e Câmara fecha as portas

1
Fotos: Arnaldo Neto e Danielle Macedo
A promessa do presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Edson Batista, era de uma Tribuna Livre nesta quarta-feira (6), às 16h, onde seriam discutidas as reivindicações dos funcionários, sendo ouvido pelo menos um representante de cada classe, além do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep) e Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe). No entanto, a Câmara estava fechada e foi alugado um trio elétrico, no qual foram ouvidos apenas os representantes dos sindicatos. Após a fala da representante do Sepe, servidores saíram em protesto e fecharam a BR 101 por cerca de cinco minutos. Nos próximos dias, os servidores municipais devem decidir por uma greve.
Segundo o presidente da Câmara, existe um grupo radical infiltrado entre os servidores, e que esse grupo teria a intenção de depredar o patrimônio. “Enquanto o doutor Edson presidir essa Casa, não vai acontecer isso”, ressaltou Edson Batista.
Pelo terceiro dia consecutivo, servidores municipais se reuniram em ato de protesto contra o corte de direitos trabalhistas. Os servidores organizaram a manifestação após a Câmara de Campos aprovar a implantação do Plano de Cargos e Salários, sob a condição de a Prefeitura não precisar dar o reajuste salarial.
Com adesivos pretos na boca, faixas e cartazes, os manifestantes se reuniram na escadaria da Câmara, de portas fechadas, dividindo o espaço com um pequeno grupo de pessoas que distribuíram panfletos afirmando que “o atual governo foi o que mais fez pelo servidor”.
Na segunda-feira (4), os manifestantes fizeram reunião no Jardim do Liceu, onde ficou decidida uma carreata na terça-feira (5), que teve início na avenida Arthur Bernardes e terminou na Câmara.
Leia aqui e entenda o caso
06/05/2015 15:35 - Última atualização: 06/05/2015 19:02

IMG_20150506_163305A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Campos desta quarta-feira (06) teve o espaço concedido a representantes dos professores de acordo com a reunião ocorrida ontem (05), quando os vereadores receberam um grupo de manifestantes que foram até a sede do legislativo.
A sessão foi realizada em cima de um trio elétrico em frente ao prédio do Legislativo, por iniciativa do presidente da Câmara, Edson Batista, para que todos tivessem direito a voz.  Foi concedido dez minutos para a representante do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) e para o presidente do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais (Siprosep).
O presidente explicou que a sessão não foi realizada no plenário porque não comportaria um grande número de pessoas.  Além disso, segundo ele, havia a informação de que grupos radicais, infiltrados na manifestação, iriam se aproveitar para ocupar a Casa e praticar vandalismo.
IMG-20150506-WA0009“Enquanto estiver na presidência dessa Casa isso não vai acontecer. Aceito qualquer contraditório dentro do debate produtivo, mas vandalismo não. Estamos aqui para ouvir os representantes de vocês ”, disse ele, destacando que a Câmara está aberta ao diálogo.
Representando o Sepe, Norma Dias, participou da Tribuna e explicou que o sindicato apoia o movimento e se coloca contra a política de abono. “Nossa luta é pela aposentadoria com salário digno”, disse Norma, destacando que a proposta do Sepe é que todo o magistério tenha 10% de aumento.
Já o presidente do Siprosep, Sérgio Almeida, disse que todos os servidores foram convidados para participar da assembleia, que aprovou pela implantação do Plano de Cargos ao invés do reajuste anual dos salários. “O sindicato não tomou atitude sozinho. Foi decidido em assembleia de forma unânime”, disse.
Projeto aprovado - Os servidores públicos municipais de Campos, através do seu sindicato, aprovaram em assembléia no ultimo dia 30, proposta do Executivo no sentido de alterar o Plano de Carreira, Cargos e Salários, projeto aprovado na Câmara de Vereadores. O outro projeto também aprovado dispõe sobre a revisão anual geral do artigo 37 da Constituição Federal, que altera a referência da data de reajuste do funcionalismo. O projeto contou até mesmo com os votos dos vereadores da oposição, que consideraram essencial sua aprovação para fins de implantação do Plano de Cargos, antiga aspiração da categoria. No entanto, servidores insatisfeitos com o que foi decidido em assembleia aprovada por unanimidade pela categoria, resolveram fazer uma manifestação ontem (05) em frente ao prédio da Câmara .

LAVA JATO CHEGA CADA VEZ MAIS PERTO DE RENAN E CUNHA




Quanto mais enrolados estiverem os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL) maiores serão as chances de a presidente Dilma concluir o seu mandato. Depois que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras citar nominalmente Renan como um dos políticos quem teria "problema" na operação Lava Jato (reveja aqui), hoje o alvo foi Eduardo Cunha.O Supremo Tribunal Federal autorizou a realização de buscas sigilosas na Câmara dos Deputados. A diligência foi feita por um oficial de Justiça, acompanhado por um procurador da República. Eles tentaram encontrar documentos que pudessem comprovar suspeitas contra o presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha, do PMDB, investigado na operação Lava Jato.
A autorização para a diligência partiu do ministro Teori Zavascki, do STF.



TRIBUNA LIVRE NA CÂMARA VAI DEBATER SITUAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS, ÀS 16H

Fotos: Ricardo André Vasconcelos - 06/05/2015 



Uma sessão especial está confirmada para daqui a pouco, às 16h, na Câmara Municipal de Campos, para debater a situação do funcionalismo público municipal. A Tribuna Livre foi a acertada ontem entre o presidente da Câmara, Edson Batista (PTB) e lideranças dos servidores. Devem usar a tribuna representantes do Siprosep (Sindicato dos Servidores Públicos) e do Sindicato dos Professores (Sepe).
Neste momento já é grande o movimento de servidores em frente ao prédio da Câmara e o trânsito já foi fechado desde às 14h. Sete viaturas da Guarda Civil Municipal estão no local.
A polêmica começou quando o Siprosep aceitou uma proposta da prefeitura de abrir do reajuste anual de salário em troca da implantação efetiva do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), aprovado e engavetado desde 2002. O acordo foi, inclusive, legalizado pela Câmara Municipal, com o voto contrário da oposição.
O nó da questão está no fato de que os profissionais de educação - a maior categoria do funcionalismo - foram prejudicados porque têm Plano de Carreira próprio e já implantado, mas ficaram sem o reajuste anual. 
Segundo a PMCG, em nota postada ontem (reveja aqui) no Portal da Secretaria de Comunicação Social, com o PCCS efetivamente implantado, já neste mês de maio, os servidores (que não são da área de Educação) terão reajuste salarial que pode chegar até a 37,5% dependendo do tempo de carreira. O reajuste é extensivo aos inativos.

terça-feira, 5 de maio de 2015

PAULO ROBERTO COSTA DIZ, NA CPI DA PETROBRAS, QUE ATUOU COM RENAN, LINDBERGH E LOBÃO...

                                                                                                                    Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados

O ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, principal delator da operação Lava-Jato, deu hoje o seu mais importante depoimento na CPI que investiga corrupção Na Petrobras. Confirmou que negociou com pelo menos 29 dos 59 políticos investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) e criticou o atual modelo de financiamento de campanhas e a gestão da estatal. Paulo Roberto Costa foi gerente-geral da Bacia de Campos nos anos 1990.




Abaixo matéria do G1: 

O ex-diretor de Refino e Abastecimento Paulo Roberto Costa afirmou nesta terça-feira (5) em depoimento à CPI da Petrobras, na Câmara dops Deputados, que a origem da corrupção na estatal teve origem em “Brasília”, por ação de “maus políticos”.

Foi a quarta vez que Costa compareceu ao Congresso para prestar depoimento. As outras foram em junho, em setembro e em dezembro do ano passado.

“Isso [a corrupção] aconteceu por atitudes de maus políticos,. Não foi a Petrobras que inventou o cartel [de empresas], não foi o diretor que inventou. A origem, a gênese, foi aqui em Brasilia”, afirmou Costa.

Em seguida, Costa listou políticos que teriam se beneficiado do pagamento de propina, conforme já havia relatado em seus depoimentos à Justiça.

"Da minha parte, foram os políticos que já citei na minha delação, que é de conhecimento [público], políticos do PP, do PMDB do PT”, disse.

Ao tentar se lembrar dos nomes, provocou risos na plateia ao relatar a dificuldade que tinha em se citar todos. “São tantos que me fogem os nomes”, justificou.

“Do PP, começou com José Janene [já falecido], prosseguiu com o Mário Negromonte e o senador Ciro Nogueira [PP-PI]. No PMDB, o senador Renan Calheiros [PMDB,AL, presidente do Senado], [deputado] Aníbal Gomes [PMDB-CE], e senador Romero Jucá [PMDB-RR]. (...) Do PT, tive contato com o senador Lindbergh Farias [PT-RJ], senador [Humberto] Costa, de Pernambuco”, afirmou.

Costa disse aos integrantes da CPI que fez "contatos" com esses parlamentares. Integrantes da comissão perguntaram a ele qual era o tipo do contato. "Contato que eu falo é situação irregular", disse Costa.

Indagado se havia alguém do governo com quem tenha feito "contato", mencionou o senador Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro das Minas e Energia. "O ministro Edison Lobão foi também mencionado [no depoimento da delação premiada]. Quando digo mencionado, [quero dizer que] foi com problema", afirmou.

Todos os parlamentares mencionados estão entre os investigados em inquéritos abertos no Supremo Tribunal Federal (STF) e negam envolvimento, conforme Costa afirmou ao Ministério Público em depoimento por meio de acordo de delação premiada (pelo qual obtém benefícios, como redução da pena, se colabora com as investigações).

Em outro momento da sessão, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) leu, nome por nome, a lista dos políticos alvos de investigação no Supremo, e Costa confirmou, com respostas “sim” ou “não” quais ele dizia saber que supostamente se beneficiaram do esquema (veja no vídeo ao lado).

Costa reiterou que denunciou todos os políticos de que sabe e negou estar protegendo alguém. “Imagina que eu iria proteger alguém alguém em detrimento a minha família, a minha esposa e filhas. (...) Eu não poupei ninguém”, disse.

O deputado André Moura (PSC-SE), um dos sub-relatores, insistiu em saber para quem o ex-diretor prestava contas, mas Costa disse apenas que o esquema tinha tido origem em Brasília.

Ao deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Costa admitiu, porém, que haverá mais desdobramentos da Operação Lava Jato, com revelações de fatos novos. “Eu não tenho dúvida disso. Promotores têm dito que novas fases virão”, afirmou.

Campanha de 2010
Costa reafirmou depoimento dado anteriormente à Justiça de que houve um repasse da cota que era do PP para a campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010. “Houve pedido de R$ 2 milhõespara a campanha da presidente Dilma, sim”, disse Costa

Ele reconheceu ainda que o esquema na Petrobras foi mantido com o aval de partidos para atender a interesses das legendas. “Obviamente que houve interesse partidário para que isso prosseguisse”, disse.

Sobre o impacto da corrupção nas contas de 2014 da Petrobras, o ex-dirigente, porém, atribuiu o maior parte do prejuízo registrado no ano passado à má gestão.

“Não estou me eximindo de nenhuma culpa, sou culpado, estou pagando por isso, minha família está pagando por isso. Mas se tem que entender que a Lava Jato foi só 10%”, disse (veja no vídeo ao lado).

Costa relatou ter levado ao Conselho de Administração em 2010, 2011 e 2012 estudos que apontavam a necessidade de reajuste nos preços da gasolina e do diesel. No entanto, as sugestões acabaram rejeitadas pelo então presidente do conselho, que à época era o ex-ministro Guido Mantega.

Bate-boca
O clima na CPI chegou a ficar tenso quando Costa explicou que havia mandado aterrar a piscina que existia no terreno da sua casa por um problema crônico de vazamento de água e que tinha dificuldade em pagar a conta de água. “Isso virou um caso folclórico”, disse o ex-diretor.

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que o indagava no momento, rebateu: “Folclore é imaginar que, com a dinheirama correndo, o senhor estava com dificuldade para pagar a conta de água do vazamento”.

Seguiu-se, então, um bate-boca entre os dois. Costa pediu respeito: “Eu sou um cidadão brasileiro, eu errei , agora eu mereço ser respeitado”. Marun retrucou dizendo que ele estava sendo respeitado mais do que devia.

A Polícia Federal chegou a fazer diligências nas residência do ex-diretor para verificar suspeita levantada pelo policial afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, de que Costa teria ocultado dinheiro no terreno da sua casa. Os peritos da polícia usaram um equipamento capaz de detectar volumes a vários metros de profundidade, mas não detectaram nada.
saiba mais
Doações de empresas
No depoimento, Costa afirmou aos deputados da CPI que investiga desvios de recursos da estatal, que não há "almoço de graça" e que empresas fazem doações oficiais a campanhas eleitorais para “cobrá-los” depois.

Um dos argumentos utilizados pelo tesoureiro licenciado do PT, João Vaccari Neto, para justificar as doações obtidas de empresas investigadas na Operação Lava Jato é que foram realizadas legamente, mediante recibo e com registro na Justiça Eleitoral. O Ministério Público afirma que parte das doações oficiais a partidos foi feita com recursos oriundos do superfaturamento de obras da Petrobras.
De acordo com Paulo Roberto Costa, que negou conhecer Vaccari, várias doações oficiais dessas empresas são oriundas de propina obtida nos contratos entre Petrobras e empreiteiras. "Isso está se comprovando [pelas delações], que várias doações oficiais vieram de propina, isso está claro", afirmou. "Não existe almoço de graça”, disse Costa.

PORTAL DA PMCG DIZ QUE SERVIDORES TERÃO REAJUSTE DE ATÉ 37,5% ESTE MÊS. SERÁ????

O portal da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Campos postou, agora há pouco, às 19h45, matéria sobre a sanção, hoje, pela prefeita Rosinha, da lei que altera o Plano de Cargos e Salários (PCS) dos servidores. Segundo o texto, ainda no contracheque deste mês de maio, os servidores (ativos e inativos) receberão "reajuste de 2,5% a cada dois anos de trabalho". E dá exemplo: "o servidor com 20 anos de serviço terá um reajuste mínimo de 25% no salário e um outro que trabalhou 30 anos, receberá um aumento mínimo de 37,5%".
Se for isso mesmo, cabem três perguntas:

- Quanto custará isso para os cofres municipais?
- Se a Prefeitura está em crise (perderá R$ 1 bilhão em arrecadação este ano), como arcar com a despesa?
- Se é verdade,  porque os servidores estão protestando?

Os professores não são beneficiados porque tem um PCS próprio.

Veja baixo print da matéria da Secom postada às 19h45:



CARREATA DE SERVIDORES MUNICIPAIS TERMINA EM PROTESTO NA CÂMARA




Da Folha on line (aqui):

Com informações de Dulcides Netto
Foto: Dulcides Netto 
 
Vestidos de preto, representando luto, servidores municipais de Campos seguiram em carreata pelas ruas do município no final da tarde desta terça-feira (5), sendo o segundo dia consecutivo de mobilização contra o corte de seus direitos trabalhistas. Cerca de 50 carros participaram do ato que teve início na avenida Arthur Bernardes, próximo ao cruzamento com a rua João Maria e seguiram para a Câmara Municipal. Nesta segunda (4), servidores municipais realizaram uma manifestação na praça do Jardim do Liceu. Professores municipais reclamam da falta de reajuste anual dos salários condicionada à aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCC), em sessão na Câmara de Vereadores. Os professores se queixam ainda do corte do vale transporte, o congelamento do valor do vale alimentação, que segundo eles, está desde 2013 sem reajuste, sendo pago o valor mensal de R$200. 
Segundo o advogado, 30 anos, Alexis Sardinha, que é Assessor Técnico da Prefeitura, a falta de plano de saúde representa um total descuidado com a vida e a saúde dos servidores. 
Na Câmara, os vereadores receberam dez servidores para uma reunião, onde ficou decidido que nesta quarta-feira (06) haverá uma tribuna livre às 16h com os representantes do Sepe, Siprosep e os servidores municipais.

05/05/2015 17:46



PMCG PRORROGA CONTRATO DE EMPRESA DE INTERNET POR MAIS 12 MESES E R$ 2,1 MILHÕES

A Secretaria Municipal de Educação prorrogou o contrato 0174/2014, com a empresa VER TV COMUNICAÇÕES S.A, através do segundo termo aditivo, "para prestação de serviços de instalação de links de internet banda larga, destinado a suprir as necessidades da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes". 
O ato está publicado no Diário Oficial de desta terça-feira, dia 05/05/2015, página 10:

INTERVENÇÃO NA SANTA CASA: ROSINHA E CHICÃO INTIMADOS A DEPOR NO FÓRUM, NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 7, ÀS 15H



Do Blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa (aqui):



Justiça quer saber porque Prefeitura, com leitos lotados, pretere a Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia tem 200 leitos e apesar de estar cadastrada na Central de Regulação do município, não está recebendo pacientes da Prefeitura de Campos, nem para UTI, nem para internação, contrariando promessa feita pela prefeita Rosinha de ajudar a instituição a enfrentar a grave crise que a assolou e que gerou uma intervenção através da justiça.
Em contrapartida os hospitais municipais Geral de Guarus (HGG) e Ferreira Machado (HFM) estão lotados, com pacientes sendo instalados em macas em corredores, como é público e notório, tendo o HGG sido alvo de fiscalização recente do Ministério Público Federal.
Uma audiência pública foi designada para amanhã, às 15h00, no Fórum, pelo juiz Ralph Machado Manhães Jr, responsável pelo processo de intervenção da Santa Casa, que corre na 1ª Vara Cível, para apurar os motivos da instituição ser preterida mesmo com superlotação nos hospitais públicos.
Foram intimados a comparecer à audiência a prefeita Rosinha, o secretário de saúde Dr. Chicão, os diretores do HGG e HFM, os chefes da Central de Regulação, a Defensoria Pública, os Ministérios Público Estadual e Federal e os interventores da Santa Casa.
Os responsáveis pela Prefeitura e seus hospitais terão que explicar porque preferem alojar pacientes em macas nos corredores do HGG e HFM, ao invés de acomoda-los na Santa Casa, podendo incorrer em crime de omissão de socorro, sujeito à prisão.

ROSINHA DIA REFORMA ADMINISTRATIVA PARA JUNHO

A Prefeitura de Campos republicou, na edição de hoje do Diário Oficial do Município, o decreto 80/2015, que estabelece o novo organograma da administração, adiando o início da vigência para 01/06/2015. Na versão anterior, publicada no D.O. em 17/04, a vigência seria a partir de 01 de maio (confira postagem aqui).

No novo texto tem 4 artigos a mais (na primeira versão eram nove e a na de hoje, treze), mas o organograma básico permanece o mesmo, com 16 cargos de DAS-1; 77 de DAS-2; 191 de DAS-3; 178 DAS 4; 187 DAS 5; 98 DAS-6, 414 DAS-7; 167 DAS 8 e 185 DAS-9 . As Funções Gratificadas, que só podem ser exercidas por funcionários de carreira são 195. O total é de 1710 cargos.


"MEDIAÇÃO, JUSTIÇA E SOCIEDADE" É TEMA DE SEMINÁRIO NESTA QUINTA, DIA 7, NO FÓRUM DE CAMPOS



Do portal do TJ (aqui):

A direção do Fórum de Campos dos Goytacazes vai promover na próxima quinta-feira, dia 7, o seminário “Mediação, Justiça e Sociedade”, das 13h30 às 17h, no Salão do Júri, localizado no 4º andar do Fórum Maria Tereza Gusmão – Av. 15 de Novembro, 289.
O juiz diretor do Fórum do Campos dos Goytacazes Ralf Manhães Junior fará a abertura do evento que terá, como palestrante, o desembargador César Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Ele abordará o tema “Mediação no Judiciário Fluminense: desafios e perspectivas”.
Para a mesa redonda sobre “Mediação e Sociedade: Diálogo Interdisciplinar”, foram convidados o pedagogo Décio Guimarães, a jornalista Milena Hygino Nunes e o psicólogo Jefferson Azevedo. Os três são mestres em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
As inscrições podem ser feitas pelo site www.culturaesaber.com e outras informações, obtidas pelo telefone (22) 2737-9600.

MAIORIA DOS CAMPISTAS NÃO APROVA E NEM CONFIA NO GOVERNO ROSINHA, DIZ PESQUISA DO PRO-4

Da Folha da Manhã de hoje, 05/05/2015 e aqui no Blog Opiniões:

Maioria não aprova governo de Campos e nem confia em Rosinha


(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la)


Por Aluysio Abreu Barbosa e Arnaldo Neto

“Você aprova a maneira como a prefeita Rosinha Garotinho (PR) vem administrando Campos?” Com a pergunta feita para 426 campistas no mês de abril, pelo instituto de pesquisa Pro4, a resposta revelou a desaprovação do governo municipal por 54% da sua população, enquanto 41,1% aprovam e 4,9% não sabem ou preferiram não opinar. Esta desaprovação do governo pela maioria dos campistas alcança números ainda mais severos quando a questão é a confiança na pessoa da prefeita: 57,5% dos campistas disseram não confiar, o que só fazem 36,2%, ao passo que 6,3% não souberam ou não quiseram responder.
Na clássica avaliação entre ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, tanto o Pro4, quanto o instituto Pappel, aferiram acentuada queda de popularidade por parte da administração municipal, nas pesquisas recentes comparadas com as anteriores que os dois institutos respectivamente fizeram. Pelo Pappel, entre agosto de 2014 e abril de 2015, o governo Rosinha passou de 10,31% para 4,4% em ótimo, de 32,69% para 15,50% em bom, de 37,08% para 37,06% em regular, de 6,98% para 11,72% em ruim, e de 12,94% para 31,28% em péssimo. Ou seja, perdeu metade da avaliação positiva, dobrou a negativa e “patinou” no limbo da regularidade.
Embora tenha registrado a mesma corrosão na popularidade da gestão municipal, o Pro4 deu-lhe números mais brandos, na comparação entre suas duas consultas mais recentes. Nelas, entre novembro de 2014 e abril de 2015, a administração rosácea passou de 4,9% para 3,5% em ótimo, de 29,1% para 22,8% em bom, de 37,3% para 31,9% em regular, de 17,4% para 13,4% em ruim, e de 9,6% para 26,3% em péssimo. Quase todas essas reduções de popularidade ficam dentro ou próximas da margem de erro de 4,7 pontos percentuais para mais ou menos, a não ser no impressionante crescimento de 16,7 pontos percentuais nos campistas que passaram a avaliar o governo Rosinha como péssimo, no curto espaço dos últimos cinco meses.
Não satisfeita com essa parcial, o Pro4 excedeu o Pappel e buscou mais detalhamento da sua amostragem junto aos eleitores campistas. Indagados, por exemplo, como seria hoje sua escolha sucessória para 2016, 68,7% disseram que não votariam num candidato apoiado pela prefeita, opção assumida só por 34,5%. Os motivos talvez sejam os novos dados coletados pelo instituto e revelados hoje pela Folha: 54% desaprova a maneira como Rosinha administra a cidade, percentual da população elevado a 57,5% que simplesmente não confiam na pessoa que lhes governa.

Info Pro4 05-05-15 (interna)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la)

Quem estuda e ganha mais confia menos
Quem mais confia em Rosinha Garotinho? Quem mais desconfia da prefeita de Campos? O primeiro eleitor é majoritariamente feminino (57,5%), de meia idade (38,1% entre 45 a 59 anos), só estudou até a 4ª série do ensino fundamental (53%) e tem renda até um salário mínimo (44,1%). Na ponta oposta, quem mais desconfia de Rosinha é do sexo masculino (61,1%), jovem (62,3% entre 16 a 24 anos), tem ou cursa educação superior (87,5%) e possui renda declarada acima de cinco salários mínimos (78,6%).
Em resultados muito semelhantes, a pesquisa do Pro4 só encontrou pequenas diferenças em três faixas, ao mudar as perguntas: “Aprova ou desaprova a maneira como a prefeita Rosinha vem administrando Campos?”. Quem aprova continua majoritariamente mulher (45,6%) e com escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental (53%), mas cai um pouco em renda, ao declará-la nenhuma (50%), e uma geração em idade, se fixando mais entre os 35 a 44 anos (43%).
Em contrapartida, quem desaprova a administração rosácea permanece sendo em sua maior parte homem (58,6%), com ensino superior (82,5%) e renda familiar acima dos cinco salários mínimos (71,4%). Sua faixa etária é que sobe uma geração, situando-se sobretudo entre os 25 a 34 anos (57,9%).

Vereadores Mauro Silva (PT do B) e Marcão (PT)
Vereadores Mauro Silva (PT do B) e Marcão (PT)

Vereadores falam sobre queda
Pesquisa do instituto Pro4, comandado pelo empresário e colunista da Folha Murillo Dieguez, divulgada (aqui) na edição do último domingo, apontou queda de popularidade e acúmulo de rejeição ao governo Rosinha Garotinho (PR). Os dados assinalam ainda que o grupo que está no comando do município de Campos há 26 anos terá dificuldade em eleger seu sucessor. O líder do Governo na Câmara, Mauro Silva (PT do B), avalia que “a pesquisa seria reflexo de um momento”, mas que até as eleições os números podem mudar. No entanto, afirma que há uma distorção, especialmente no que diz respeito à rejeição da atual gestão. Petista da bancada de oposição, o vereador Marcão Gomes (PT) acredita que os índices refletem a “insatisfação popular” e o “sentimento de mudança evidente em todo município”.
Para Mauro Silva, o fato de a pesquisa ter ouvido 426 eleitores não significa que seja o reflexo do sentimento da população campista. “Há uma distorção. O sentimento das ruas não é o mesmo que mostra a pesquisa. Não retrata o que eu vejo nas ruas, durante eventos e inaugurações nas quais acompanho a prefeita. Eu não vejo essa rejeição. E até as eleições, os números que essa pesquisa aponta, e que eu não acredito, podem ser outros”, pontuou.
Por outro lado, Marcão avalia que os dados apontados pela Pro4 refletem a atual situação do governo de Campos, tanto no que diz respeito à avaliação do atual mandato, quanto à disputa pela Prefeitura em 2016. “Existe uma insatisfação muito grande com relação a esse desgoverno rosa, que tem muito dinheiro, muito recurso, mas é mal administrado. A pesquisa espelha o que a gente tem visto nos bairros, escolas, postos de saúde. Encontramos uma insatisfação enorme e uma imensa vontade de mudança”, afirmou.
A pesquisa mostra que a avaliação do governo Rosinha em Campos como ruim e péssimo (39,7%) é superior, em mais de 10%, ao número de entrevistados que o consideram ótimo e bom (26,3%). Os dados mostram ainda que 65,5% dos campistas não votariam no candidato apontado pelo grupo rosáceo para sucessão municipal de 2016. Na semana passada, o instituto Pappel também divulgou pesquisa que apontou queda de avaliação positiva e o crescimento da rejeição a Rosinha.

Publicado hoje na Folha da Manhã

domingo, 3 de maio de 2015

REFORMA CRIA CABIDE NO GABINETE DA PREFEITA: NOVE CARGOS DE DAS-2. NOMEAÇÕES DEVEM SAIR NO DIÁRIO OFICIAL DESTA SEGUNDA-FEIRA

O Diário Oficial desta segunda-feira, dia 4, deve trazer as exonerações e nomeações que vão concretizar a reforma administrativa promovida pela prefeita Rosinha via decreto 080/2015, de 17/04/2015, que extinguiu secretarias e fundações e aumentou o número de superintendências. O decreto entrou em vigor no último primeiro.
O blogueiro, de férias de suas ocupações remuneradas, somou os DAS e FG (Funções Gratificadas) de cada novo órgão e chegou ao número de 1710, sendo 16 cargos de DAS 1; 77 de DAS-2; 191 de DAS-3; 178 DAS 4; 187 DAS 5; 98 DAS-6, 414 DAS-7; 167 DAS 8 e 185 DAS-9 . As Funções Gratificadas, que só podem ser exercidas por funcionários de carreira são 195. (Veja a planilha órgão por órgão, abaixo).
O que chama atenção é a desproporcionalidade entre o número de cargos DAS-2 criados no Gabinete da Prefeita (NOVE), enquanto as maiores secretarias, como Educação tem apenas TRÊS e a saúde QUATRO. O Hospital Ferreira Machado, com centenas de funcionários ficou, com a nova estrutura, com apenas 01 (UM) DAS-2, mesma situação do Hospital Geral de Guarus, enquanto, repito, no Gabinete da Prefeita estarão lotados NOVE ocupantes de cargos em comissão símbolo DAS-2, ou seja, com status e salário de superintendente ou subsecretário.
Entre os cargos DAS-2 do Gabinete da Prefeita estão: Subchefe de Gabinete, Assessor Particular da Prefeita, Assessor Especial da Prefeita, Superintendente de Planejamento, Superintendente dos Conselhos Municipais, Superintendente de Programas, Projetos e Regularidade Cadastral. 

ÓRGÃO
DAS
1
DAS
2
DAS
3
DAS
4
DAS
5
DAS
6
DAS
7
DAS
8
DAS
9
FG
TOTAL
Gabinete da Prefeita
01
09
05
12
06
--
--
--
--

33
Gabinete do vice-prefeito
--
01
01
03
02
--
--
--
--

07
Sup. Relações Institucionais
--
01
03
03
02
--
--
--
--

09
Sup. Paz Social
--
01
03
03
--
--
--
--
--

07
Guarda Municipal
--
01
02
--
--
--
--
--
--

03
Sup. Postura
--
01
03
--
--
--
--
--
--

04
Procuradoria Geral
01
05
10
08
05
--
02
--
--
05
36
Sec. Controle Auditoria
01
05
04
05
--
--
02
--
--
06
23
Sec. da Fazenda
01
05
03
11
07
--
01
--
--
04
32
Sec Infraestrutura e Mob Urbana
01
02
04
04
--
--
06

--
--
17
Sup. Iluminação
--
01
02
--
01
--
01
--
--
--
05
Sup. do IMTT
--
01
06
01
--
--
10
--
--

18
Sup. Emp, Habitação
--
01
04
--
01
--
--
--
--

06
Sec. Educação, Cultura e Esportes
01
03
06
03
29
45
125
167
185
117
681
Sup.Igualdade racial
--
01
03
01
--
--
--
--
--
--
05
Sup. Esportes
--
01
03
01
--
--
03
--
--
--
08
Sup. FCJOL
--
02
03
--
17
--
02
--
--
--
24
Sup. Trianon
--
--
03
07
--
--
--
--
--
--
10
Sec. Des. Econômico
01
01
03
04
--
--
01
--
--
--
10
Sup. Fundecam
--
03
03
08
--
--
--
--
--
12
26
Sup. Agricultura
--
01
03
04
03
--
--
--
--
--
11
Sup. Pesca
--
01
03
01
--
--
--
--
--
--
05
Sup. Trabalho e Renda
--
01
02
03
--
--
05
--
--
--
11
Sup. Petróleo
--
01
03
03
--
--
--
--
--
--
07
Sec. Gestão de Pessoas e cont.
01
04
10
06
01
--
14
--
--
15
51
Sup. Comunicação
--
01
08
05
--
01
08
--
--
--
23
Sec. Desenvol. Humano
01
02
10
07
08
32
04
--
--
--
64
Sup. Justiça
--
01
01
03
06
--
--
--
--
--
11
Sup. Procon
--
01
07
09
--
--
--
--
--
--
17
Sup. Idoso
--
01
02
01
01
--
06
--
--
--
11
Sup. Defesa Civil
--
01
03
03
--
--
01
--
--
--
08
Sec. Defesa Ambiental
01
02
01
04
04
--
--
--
--
08
20
Sup. Limpeza Pública
--
01
05
06
--
--
--
--
--
--
12
Sec. de Saúde
01
04
13
27
21
--
81
--
--
19
166
Sec. Governo
01
03
13
04
13
--
133
--
--
01
168
Fund Saúde
01
03
10
05
23
07
01
--
--
--
50
Ferreira Machado
--
01
03
03
02
12
--
--
--
07
28
Hosp.Guarus
--
01
03
04
02
11
--
--
--
07
28
Codemca
01
01
04
01
--
--
01
--
--
--
08
Previcampos
01
--
04
01
05
--
01
--
--
--
12
Fund Infância e Juventude
01
01
05
04
29
--
06
--
--
--
46












TOTAL
16
77
191
178
187
98
414
167
185
195
1710

Abaixo, para consultas, o texto, na íntegra do decreto 80/2015 e seus anexos, que foi publicado no D.O. de 17/04/2015, e emprestado do Blog do professor Roberto Moraes, onde foi o assunto também foi analisado. (aqui).