quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

SÁBADO, 13: CAMPOS MOBILIZADA PARA DIA NACIONAL DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

                                                                                               Rodolfo Lins/SECOM

Para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, o vice-prefeito Doutor Chicão convocou os secretários e representantes dos órgãos públicos para palestra nesta quinta-feira (11) sobre o mosquito o transmissor da dengue, zika e chikungunya. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Jose Alves de Azevedo, sede da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Saúde realiza o Dia Nacional de Combate o Aedes aegypti neste sábado (13). A mobilização nacional acontecerá em parceria com Ministério da Saúde e 56º Batalhão de Infantaria (56º BI), e visa eliminar os criadouros do mosquito. O Dia D acontece em todo município, a partir das 8h.

- Vamos publicar no Diário Oficial do município, nas próximas horas, uma determinação para que todos os órgãos públicos estejam funcionando internamente neste sábado (13), quando iremos vistoriar nossos locais de trabalho, visando eliminar focos e dar o exemplo à sociedade - afirmou o vice-prefeito.

Os servidores públicos receberam nova capacitação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para se tornarem multiplicadores de informação. O funcionário de carreira e biólogo, Eufrázio Lisboa, ministrou a palestra sobre a Biologia do Vetor Aedes Aegypti.

- Já trabalhei em várias epidemias. Sou funcionário há 30 anos e posso afirmar que Campos sai na frente no combate. Ontem (quarta-feira, 10), o Jornal Nacional mostrou o bombeiro usando um sistema de georreferenciamento que aqui em Campos já utilizamos desde 2010, para identificar bairros com casos e, com isso, fazermos o bloqueio epidemiológico de forma mais rápida e eficaz – disse Eufrázio.

Cada coordenador organizará palestras com pequenos grupos de trabalho em seu órgão de atuação, a fim de aumentar a prevenção e garantir a eliminação de possíveis focos do mosquito. Eufrázio tirou dúvida dos servidores e falou, ainda, sobre as fases do mosquito e reforçou as medidas simples para evitar a dengue, como manter garrafas viradas para baixo, manter caixas d água com tampa, encaminhar pneus ao eco ponto, etc.

- Uma fêmea do Aedes aegypti gera em média 1.500 mosquitos. Não subestimem a dengue. O mosquito está totalmente adaptado ao homem. Em cada depósito encontrado, 70% são fêmeas. Cada agente do CCZ visita cerca de 20 imóveis/dia. Aproximadamente, 35 mil imóveis são visitados por semana, eliminando focos e orientando os moradores. Mesmo assim, ainda existe dengue. A população precisa fazer sua parte - informou o biólogo.

Da SECOM/PMCG

Nenhum comentário: