domingo, 21 de abril de 2013

OBSESSÃO DE ROSINHA É SAIR DA "LANTERNINHA" DO IDEB


Nada provoca mais urticária na prefeita Rosinha Garotinho do que quatro letrinhas: IDEB. Elas formam a sigla do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, que é uma avaliação do Ministério da Educação para medir o desempenho dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, que é de responsabilidade das prefeituras. É porque o município de Campos ficou em último lugar no ranking dos 92 municípios do Estado do Rio  de Janeiro na avaliação de 2011 divulgada no ano passado (confira lista aqui).
Enquanto a média do Estado do Rio ficou em 5.1 Campos ficou com 3.6, atrás dos demais 91 municípios do Estado. O maior município do Estado, o que mais recebe royalties do petróleo está na lanterninha do IDEB no RJ.
Por isso, a prefeita, durante o seminário com gestores da PMCG realizado no final da semana passada, cobrou com veemência melhor empenho nas escolas para evitar repetir o vexame no IDEB 2012, a ser anunciado no 2º semestre deste ano. Rosinha, segundo uma fonte do Blog que participou do seminário, não escondeu sua irritação quando foi informada de que quase 500 professores estão afastados das salas de aula por licença médica. Aliás nota publicada aqui no Blog em 02/02/2013 já tocou no irritante assunto.
Para melhorar o IDEB deverá ser instituído, segundo a mesma fonte, uma gratificação para os professores das escolas que melhorarem significativamente o seu desempenho, entre outras medidas.
 A prefeita só não aceita discutir a escolha dos diretores das escolas por eleição direta. Vai continuar a nomeação política, ou seja, cabos eleitorais dos vereadores da base aliada  e que nem sempre são qualificados para a função.
Continue assim e depois cuide da urticária quando a nova lista do IDEB sair.

Atualização às 20h07 para correção da primeira palavra do texto, alertado por um atento leitor: estava escrito apenas "na" mas o certo é "nada"

Nenhum comentário: