domingo, 19 de maio de 2013

BOATO SOBRE BOLSA FAMÍLIA CAUSA TUMULTO EM 12 ESTADOS

Do G1 (AQUI)
                                                     Fotos:   Narayanna BorgesIntertv Planície



BOATO SOFRE CANCALAMENTO DO BOLSA
FAMÍLIA GERA TUMULTO EM CAMPOS


Por volta das 14h deste domingo (19) centenas de pessoas se aglomeraram na agência da Caixa Econômica Federal do distrito de Guarus, em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio. O motivo da confusão foi um boato de que o Bolsa Família, benefício do Governo Federal, seria cancelado. Houve muita confusão e vidros da agência teriam sido quebrados por causa do calor provocado pela quantidade de pessoas no interior da agência. A Polícia Militar precisou ser chamada ao local para conter o tumulto.
Na agência de Guarus havia muitos idosos e algumas mulheres grávidas. Algumas pessoas passaram mal durante a confusão. A agência da Caixa Econômica do distrito de Guarus fica na Rua Doutor André Luiz, no bairro Parque Jardim Carioca. Até às 15h20 nenhum funcionário da agência foi encontrado para comentar sobre o assunto.
“As pessoas começaram a falar que a Presidente Dilma deu uma entrevista na televisão avisando as pessoas para receber logo porque hoje era o último dia do programa e que ele seria bloqueado por três meses. A minha data de sacar o dinheiro é dia 29 e eu corri e consegui sacar hoje, o que me fez acreditar realmente nisso. Várias pessoas foram na Caixa e enquanto o dinheiro estava saindo, todo mundo estava sacando. As pessoas receberam até enquanto tinha dinheiro, depois que eu acho que começou a confusão”, disse a dona de casa.Segundo a beneficiária Marceli da Silva, a informação se espalhou rápido entre as pessoas que são atendidas pelo programa.
Nas agências da Caixa Econômica da Rua Tenente Coronel Cardoso, da Avenida Pelinca e do Boulevard de Paula Carneiro, também em Campos, as filas estavam grandes mas não houve registro de confusão.

O Governo Federal também se manifestou sobre o assunto e desmentiu o boato de que o programa Bolsa Família seria cancelado. Veja a nota na íntegra:Em uma nota divulgada no último sábado (18), a Caixa Econômica Federal informou que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. O Calendário de pagamento pode ser consultado aqui e pelo telefone 0800 726 0101.
"O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa", diz a nota.
Já o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitou à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a origem dos boatos. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça, o encaminhamento para abertura da investigação deve acontecer nesta segunda-feira (20).

Nenhum comentário: